sexta-feira, 6 de maio de 2011

Tecnologia e Meio Ambiente

Tecnologia X Meio ambiente


O Greenpeace divulgou um relatório que aponta a Apple como a empresa do ramo da tecnologia que mais polui o meio ambiente devido a excessiva emissão de carbono (54,5%). O Facebook é a segunda com 53,2% das emissões seguido pela IBM com 51,6%.


Tecnologia + Meio ambiente


As empresas que mais utilizam energias limpas de acordo com o estudo do Greenpeace são Yahoo, Google e Amazon.

A luta para reduzir os impactos da tecnologia sobre o meio ambiente já começou e uma nova arma vem sendo utilizada: o TI Verde. O objetivo é desenvolver produtos que consumam menos energia e evitar a utilização de metais pesados na produção. O descarte adequado do lixo eletrônico também é uma preocupação da tecnologia da informação politicamente correta com a natureza.


Outra inovação são os softwares verdes que são voltados a economia de energia, otimização do computador e compactação de tarefas.
Confira a lista abaixo:

Edison:Desenvolvido pela Verdiem, este software gratuito ajuda a reduzir o consumo de energia elétrica no PC.
PowerManager 3:Esse aplicativo, criado pela DSSW, só roda em Mac, e pelo 29 dólares que custa, diz ser capaz de economizar centenas de quilowatts por hora (kWh) por ano. Uma versão de testes válida por 30 dias está disponível.
WatchOveEnergy:Embora não seja novo, este aplicativo aprovado pela Energy Star só é compatível com Windows, e pode ajudar numa economia da mais de 150 reais por mês graças a suas ferramentas de gerenciamento de energia.
PowerSave:Disponível para Macs e para PCs, o PowerWave promete gerenciamento inteligente do consumo de energia. Uma versão gratuita para testes está disponível.
BizEE Benchmark: Embora tenha sido desenvolvido inicialmente para uso comercial, este utilitário pode ser ajustado para uso doméstico e fornecer uma forma útil de controlar o consumo de energia.

Fonte: http://www.ciclovivo.com.br/

2 comentários:

  1. Pode até ser que essa tal tecnologia agrida menos a natureza; mas eu acho que essa é mais uma máscara do Capitalismo. Inventaram agora o 'desenvolvimento sustentável' que está gerando lucros. Ora, corrijam-me caso esteja enganado: um papel reciclado custa mais caro que o comum. Produtos, de um modo geral, ecologicamente corretos, têm um custo maior. E mesmo que não tivessem, é um filão fartamente explorado hoje em dia. O mundo só vai mudar quando o faturamento em cima das coisas deixar de existir, ou seja, nunca!

    ResponderExcluir
  2. Pouca demanda, preços altos!
    Somente quando houver uma conscientização geral e o ser humano tiver a cultura de cuidar do meio ambiente os produtos politicamente corretos com a natureza irão baratear... Infelizmente acho que isso ainda vai demorar bastante...

    ResponderExcluir