segunda-feira, 30 de maio de 2011

Dia Mundial sem Tabaco - Desculpem o desabafo...

Confesso que não entendendo por que as pessoas fumam... Só coloquei um cigarro na boca uma única e infeliz vez para nunca mais. Minha tia pediu para eu e minha prima irmos pegar um cigarro para ela e de brincadeira (devíamos ter 7 anos) minha prima o colocou na boca e tragou. Em seguida rindo, ela pediu que eu fizesse o mesmo. Eu fiz (quando eu era pequena não tinha muita personalidade - me envergonho disso!). Foi uma das piores sensações que tive na vida (principalmente porque eu sou a Rainha das Alergias - tenho rinite, sinusite, bronquite...). Foi um ato suícida, mas que graças a Deus só aumentou a minha aversão a Chupetinha do Diabo como dizem por aí... Ah! Minha inocente prima que tanto amo e não guardo ressentimentos também odeio cigarro! Nunca foi fumante também...


Fumar é a coisa mais egoísta que alguém pode fazer na minha humilde opinião. A pessoa tenta se matar e ainda tenta de quebra levar para a morte uma série de inocentes que estão no mesmo ambiente... Segundo a OMS, ser fumante passivo é a 3ª maior causa de mortes no mundo! Viu como eu não estou exagerando...


Além do suícidio e genocídio, os fumantes ainda financiam a destruição do meio ambiente. A cada 300 cigarros fumados corta-se 01 árvore. Um maço de cigarros fumado por dia representa uma árvore cortada a cada 15 dias. Além disso, 59% dos fumicultores disseram que usam lenha de mata nativa e reflorestada, mostrando que o processo produtivo de tabaco continua causando o desmatamento da mata nativa. Sem contar que tabaco é uma planta que empobrece rapidamente o solo. Estudos mostram que o tabaco utiliza mais nitrogênio, fósforo e potássio do que outros tipos de cultivo. A cultura do tabaco requer uso intenso de fertilizantes. Fora outros problemas ambientais que eu não devo ter detectado durante minha rápida pesquisa via Google para redigir esse post...

Ah! mas se os fumantes não ligam para si mesmo nem para o próximo, vão ligar para a natureza...

Desculpem meu desabafo, caros leitores! Perdão se você é fumante, já se sente culpado e quer parar de fumar e não consegue... Para você, eu recomendo que visite o site do INCA. Tem dicas para quem quer realmente largar o vício. Ser consciente e querer largar o vício é um passo importante e que tem meu respeito (desculpe de novo!). Visite: http://www.inca.gov.br/tabagismo/

Minha fúria é direcionada àqueles que fumam e se acham o máximo por isso e não tem a mínima intenção de parar... Acreditem ainda existe esse tipinho no século XXI...

Nenhum comentário:

Postar um comentário