quarta-feira, 11 de maio de 2011

Roma e o karma do sangue

Roma não foi construída em um único dia, mas pode ser devastada por um terremoto apocalíptico em algumas horas. O dia do juízo final para 20% dos romanos é hoje! O motivo é uma profecia feita em 1923 por uma espécie de Nostradamus local chamado Raffaele Bendani que faleceu em 1979.

A crença no trágico fim de Roma pode ter sido fortalecida pelo abalo sísmico na cidade de L'Aquila, a 100 km de lá, em 2009. Mais de 300 pessoas morreram na tragédia e isso ainda não saiu da memória dos italianos... Bom, essa é uma explicação racional!

Confesso que tenho uma teoria conspiratória para a força que que o boato do fim trágico tomou entre os romanos: o medo da justiça divina! - Como assim? - Você deve estar se questionando...

Raciocinem comigo, a Itália é um país católico e Roma tem um passado histórico sangrento! Vale lembrar que o poderoso Império Romano arrancava sangue de cristãos e escravos só para divertir o povo e a nobreza lá no Coliseu... Fora o sangue nas conquistas de território, o sangue nas questões políticas (assassinatos de imperadores e senadores). Roma Antiga é sinônimo de violência!

Inclusive o sangue está presente até no mito de fundação de Roma. Conta a lenda que os irmãos Rômulo e Remo foram jogados no rio e sobreviveram graças aos cuidados de uma loba que os amamentou e os entregou à proteção de uma família camponesa. Quando chegaram à idade adulta, os irmãos retornaram para Alba Longa e destituíram Amúlio, logo em seguida decidiram criar a cidade de Roma. Rômulo, que tinha o favor dos deuses, traçou o local onde seriam feitas as primeiras obras da cidade. Inconformado com a decisão do irmão, Remo saltou sobre a marca feita por Rômulo. Em resposta, Rômulo acabou assassinando Remo, tornando-se assim o primeiro monarca da história de Roma.

Com o sangue Roma foi fundada. Com o sangue Roma foi consagrada dona do império mais poderoso do mundo antigo. Com sangue da população, Roma será banida do mapa. Há de convir que parece justiça divina descrita em alguns livros bíblicos...

3 comentários:

  1. Hum, eu queria ter vivido na Roma Antiga; sei lá, ser senador, quem sabe um Imperador?

    ResponderExcluir
  2. Hum... Vejo muito sangue... Vc iria morrer de forma trágica como Júlio César no senado... Coitado... RS

    Bom eu preferia ser uma amazona grega sem dúvida (só não queria ter que retirar uma mama para poder atirar melhor... RS)

    ResponderExcluir
  3. Só pra constar rolou um terremoto ontem em Lorca na Espanha. Será que o "nostradamus" não era bom de geografia?

    ResponderExcluir