segunda-feira, 30 de maio de 2011

Dia de Joana D'Arc!

Hoje é o Dia de Joana D'Arc! A data não foi escolhida por marcar o nascimento de uma corajosa guerreira... Não! Esse foi o dia em que Joana perdeu a vida para ficar imortalizada na História.



Até hoje pairam polêmicas em torno de seu nome... Queimada viva como bruxa foi obrigada a deixar esse mundo de forma tão trágica. Depois de séculos, a mesma Igreja que a julgou, a tornou santa e instituiu a presente data como o dia da virgem mártir. Joana D'Arc também é considerada ícone do feminismo (confesso que essa é a parte que eu mais gosto!) por ter liderado um exército composto por homens experientes na arte da guerra tendo apenas 17 anos .



Joana D'Arc é um exemplo de fé e humildade! Ela sempre creditou suas ações, estratégias e vitórias às vozes dos santos que a conduzia. Nunca se deixou levar pelo ego ou pelo poder. Segundo o livro "Joana D'Arc, a mulher forte", em quase 2 anos em batalhas, a jovem nunca derramou uma gota de sangue. Sempre esteve liderando as tropas apenas segurando um estandarte com a bandeira da França (até tinha uma espada, mas nunca fez uso desta). Quando foi capturada, ela simplesmente não reagiu...



O motivo de uma sentença de morte tão cruel foi o fato do orgulho britânico ter sido estraçalhado pelas estratégias militares de uma jovem caipira que nem sequer sabia ler... O objetivo da jovem de Domrémy era coroar o príncipe herdeiro francês Carlos VII e ela conseguiu! Talvez seu erro tenha sido desejar mais (mas não estamos nessa vida para isso?). Joana resolveu liderar suas tropas para expulsar os ingleses de vez da França, mas foi capturada pelo inimigo... Depois de um cansativo julgamento em que os ingleses inventaram que Joana D'Arc era bruxa, aos 19 anos, ela foi queimada viva em praça pública. Enquanto as chamas consumiam seu jovem corpo, Joana ergueu sua cabeça e gritou várias vezes o nome de Jesus... Teria sido essa sua última palavra!


Bibliografia: PERNOUD, Régine. Joana D'Arc, a mulher forte. São Paulo: Paulinas, 1996.















2 comentários:

  1. Não sabia da data, adorei o texto ! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Obrigada! Se eu fosse católica seria devota de Joana D'Arc... mas como não sou, só me resta homenageá-la da forma que eu posso... Admiro muito ela! Há anos que eu estou pra escrever esse texto, mas quando me dou conta a data já passou ... Esse ano finalmente eu lembrei! RS

    ResponderExcluir