quinta-feira, 12 de maio de 2011

Protestando em alto estilo

Moradores de Teresópolis descem a serra para colocar uma infinidade de cruzes nas areias de Copacabana. A idéia é mostrar que o número de vítimas da tragédia na região serrana foi maior do que o presente nas estatísticas oficiais. Além disso, os turistas também vieram protestar contra a lerdeza na reconstrução da cidade deles e a situação dos desabrigados.

Claro que fui obrigada pela minha mente sórdida a questionar o porquê da praia de Copacabana e não Teresópolis... Olha o tempo e dinheiro que esse povo perde vindo para cá ao invés de fazer alguma coisa na cidade deles logo. Sei lá, por que não fazer um evento lá para angariar fundos ou juntar uma galera e bater na porta da prefeitura ou da Câmara e cobrar seus direitos (ou já que se deram ao trabalho de vir por que não bater na porta do Palácio Guanabara). Por que não fazer algo concreto ao invés de colocar cruzes? A resposta encontrada por mim é que a praia de Copacabana vende! O drama intrínseco nas cruzes também vende!

Confesso que tenho preconceito com protestos simbólicos como esse. Acredito que eles só servem para chamar a atenção da imprensa (claro por um dia apenas) e acabam por promover mais as pessoas que estão envolvidas ou promovendo a ação. As pessoas sempre vão ser lembradas pelos amigos e conhecidos como a que fez o protesto da cruz e apareceu no RJ, já a causa (luta pela reconstrução de Teresópolis) se a mídia tiver muito interesse político durará no máximo do máximo 15 dias em destaque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário