sexta-feira, 26 de junho de 2009

O adeus do maior símbolo da cultura pop de todos os tempos

Morre aos 50 anos o cantor e compositor Michael Jackson vítima de uma parada cardíaca. Essa foi a inesperada e chocante notícia que abalou o mundo nessa quinta-feira, 25 de junho. Há anos, rumores sobre sua saúde debilitada são motivos de notícias, inclusive até expeculações sobre uma doença rara no pulmão. Seria esse o motivo da máscara usada por ele? o que acabou se tornando um acessório que compunha o visual do artista.
Conhecido e respeitado por ícones de todas as vertentes da música, Michael Jackson foi um grande gênio, um dos poucos cantores pop's que realmente cantavam e exímio dançarino. Seu profissionalismo era inegável. Há mais de 25 anos que ainda é dono do álbum de maior vendagem do mundo, "Thriller" - mais de 150 milhões de cópias, um feito que certamente não veremos novamente. O cantor teve uma carreira brilhante. No início, com seus irmãos onde era vocal no grupo "The Jackson Five" e mais tarde o ápice total em carreira solo. Foram 25 Grammy's, 6 estatuetas conquistadas ainda na época em que cantava com os irmãos e 19 em carreira solo. Michael reinventou a linguagem do Video clipe, ele foi muito além de simples imagens que descreviam o que estava sendo cantado.
O artista teve uma carreira atravessada por altos e baixos assim como sua vida pessoal. A mudança de cor da pele, inúmeras cirurgias plásticas e acusações de envolvimento no abuso de menores. Esses eram os assuntos que despertavam curiosidade e ultimamente passaram a ter mais destaque do que seu próprio trabalho. Em 2001, Michael lança o aguardado álbum de inéditas "Invincible", mas o momento para o lançamento foi conturbado, problemas financeiros com a gravadora (Sony), a tragédia de 11 de setembro em Nova York acabou atrasando o lançamento do álbum. Porém, a canção "You Rock My World" vazou na internet e teve que ser lançada como 1º single, diferente das pretenções de Michael levando-o a trabalhar muito pouco em divulgação. Depois daquela "onda" terrorista, as pessoas não estavam em clima "dance". Mesmo assim o álbum chegou na 1ª posição em 11 países na semana de estreia.
A facilidade para gastar dinheiro foi maior do que para fazer. Por incrível que pareça o artista entrou em falência perdeu bens inclusive seu famoso rancho, Neverland. Meses atrás foi iniciado um leilão de objetos pessoais, obras de arte que pertenciam a Michael e até mesmo alguns de seus figurinos de show. tudo na tentativa de se reerguer financeiramente.
O cantor se encontrava em preparação para sua mais nova turnê "This Is It", possível adeus dos palcos. 50 concertos em Londres já esgotados, todos queriam estar diante desse espetáculo super produzido por aquele que fez juz ao título de nobreza da música pop.
A morte repentina do astro não deu tempo de seus fãs o verem brilhar pela última vez. Fica o seu legado que jamais será esquecido. Grandes composições, sua dança, seus vídeos... Michael é trilha de nossas vidas, quem nunca imitou a coreografia de Thriller ou tentou o Moonwalk?!
Difícil acreditar que Michael Jackson, The King Of Pop se foi, mas o sentimento de despedida é de agradecimento, respeito e admiração.

2 comentários:

  1. A todo tempo me pergunto sobre os filhos de Michael, já estão crescidos e devem estar entendendo tudo q está acontecendo... o cantor tentava mantê-los afastados, demorou anos p/ revelar o rosto deles... sempre apareciam com panos ou máscaras cobrindo seus rostos...
    e agora, o q será de Michael Joseph jackson Junior, de 12 anos, Paris Michael Katherine Jackson, de 11, e do caçula Prince Michael II, de 7 anos?

    ResponderExcluir
  2. Realmente a morte de Michael Jackson foi inesperada. Quem poderia imaginar que ele morreria antes de Mike Jagger,Paul MCartney ou até mesmo Roberto Carlos?
    No início não caiu minha ficha, mas depois ... não consigo ouvir Ben sem chorar... e Billy Jean e Bad fazem revezamento na minha cabeça...
    Ele foi realmente um ARTISTA. Tinha uma voz muito bonita, tinha letras interessantes, tinha carisma e claro uma habilidade incontestável de dançarino. Perfeccionista ao extremo seus clipes eram praticamente curta-metragens ... Ele era incomparável... Jamais sua coroa será retirada!!!
    Michael Jackson pra sempre!!!

    ResponderExcluir