terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Salvando o mundo num clique!


É inegável que a internet trouxe uma nova forma do ser humano se relacionar com o mundo. Salas de bate-papo, blogs, páginas pessoais, notícias...Todos esses recursos criados nas últimas duas décadas mudaram as relações culturais, fraternais, sexuais e até o compromisso dos cidadãos.
A proliferação de sites de relacionamento também foi importante nesse processo. Mas com tantas inovações, uma dúvida fica no ar, será que os movimentos disseminados pela internet são verdadeiros ou tem realmente o impacto que deveriam?
Um caso a se pensar é o Clique e Plante uma Árvore (Isso é sério, leia mais no site: http://www.clickarvore.com.br/) criado pela editora Abril e o grupo SOS Mata Atlântica.O projeto seria responsável pelo reflorestamento da mata atlântica. Como podemos ter garantias que essas mudas são realmente plantadas? Além disso, qual seria o real ganho de clicar e não aprender a preservar o meio ambiente tomando medidas simples de higiene e preservação do espaço público? Muitos dão o clique, como se a repetição deste gesto fosse o suficiente para garantir o cumprimento de um compromisso com o mundo. Isso sem falar nas mais variadas comunidades do orkut por exemplo que são compostas por milhares, até milhões de pessoas que se dizem comprometidas com causas sociais, mas na verdade não participam de nada em prol dos menos afortunados e mascaram a própria hipocrisia.
Ao contrário do que possa dar a entender o texto, ainda acho um clique muito útil para o processo de restabelecimento do meio ambiente, e porque não dizer, para o fim da miséria no Brasil. Mas esse gesto deve ser o início de várias ações que visam melhorar a vida de todos. A facilidade de plantar uma árvore num clique é tentadora, mas não se compara com a experiência viva de contribuir efetivamente com o meio ambiente. Isso pode ser feito desde a utilização inteligente de objetos descartáveis, até o apoio direto a projetos de ONGs. Orfanatos, Projetos sociais com idosos, portadores de necessidades especiais entre outros são amplamente divulgados na rede, basta usar conscientemente o seu clique!

Um comentário:

  1. Gostei muito do texto e do tema!
    Sustentabilidade, preservação e meio ambiente são as palavras da moda! Fico feliz por serem mais do que palavras bonitas, mas conceitos importantes e positivos que podem realmente salvar o mundo caso sejam postos em prática! A mídia toda hora fala sobre desmatamento e as pessoas parecem se interessar cada vez mais. Só que as vezes por comodidade preferem clicar e "plantar" uma árvore do que ir de fato plantar uma. É uma questão de tirar o peso da consciência e mostrar aos outros como é engajado. Eu não acredito nessas coisas, não há uma prestação de contas, vc não vê a sua árvore crescendo dia após dia, vc nem sabe se ela realmente foi plantada ou é só uma ação de marketing social da editora Abril e da SOS Mata Atlântica... Enfim nada é real(somente virtual), mas sei que as pessoas que clicam estão o fazendo com a melhor das intenções, mas de boas intenções o inferno tá cheio não é? Acho melhor plantar uma árvore no Campo de São Bento mesmo que eu vou me sentir contribuindo mais! RS

    And she's buying a stairway to heaven...

    ResponderExcluir