quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Lixo eletrônico no Brasil


Onde descartar computadores, pilhas e celulares? Jogá-los no lixo comum não deveria ser uma opção já que o chamado lixo eletrônico além causar danos ao meio ambiente ainda é extremamente prejudicial a saúde. Segundo a ONU, o Brasil é o mercado emergente que gera o maior volume desse tipo de lixo per capita ao ano. O relatório aponta ainda que o governo brasileiro não tem estratégia para lidar com o fenônemo que também não é tema prioritário. E não é mesmo! Buscando um fim solidário para meu antigo computador que já não funciona mais não achei uma entidade que o aceite (se alguém souber me avise por favor!). O CDI aceita doações, mas para isso o PC precisa estar em boas condições porque ele será repassado a comunidades carentes porque é um projeto de inclusão social. Existe também o Exército da Salvação que retira doações nos locais, mas com a mesma condição. A ONG Lixo Eletrônico também dá aos usuários uma lista de locais onde pode ser feita a doação de artigos para a reciclagem dos resíduos eletrônicos, mas o Rio não está incluído. Em relação aos celulares, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) lista as principais empresas de informática e celulares onde os aparelhos de marcas determinadas podem ser descartados.



Fontes
http://www.portaldomeioambiente.org.br/
http://www.cdi.org.br/notes/Doe_Agora
http://www.idec.org.br/




Problemas de saúde causados por computadores em lixões



Um computador é feito de elementos básicos como plásticos e metais, mas também de componentes extremamente danosos à saúde, como chumbo, cádmio, belírio, mercúrio, etc.
O mercúrio, muito utilizado em computadores, monitores e TVs de tela plana, pode causar danos cerebrais e ao fígado. Já o chumbo, o componente mais usado em computadores, além de televisores e celulares pode causar náuseas, perda de coordenação e memória. Em casos mais graves, pode levar ao coma e, consequentemente, à morte. Até produtos utilizados apenas para a prevenção de incêndios pelo computador, como o BRT, pode causar disfunções hormonais, reprodutivas e nervosas. A partir do momento em que estes elementos tóxicos são enviados para lixões contaminam tanto o solo como a água, todos aqueles que se utilizam dessas fontes será contaminado pelos detritos.
Não existe um computador sem produtos nocivos à saúde e somente o processo de retirada dos produtos da natureza já atinge o meio ambiente, seja por causa do transporte, do uso de água para a fabricação de componentes, etc. Portanto, se a reciclagem prevenir qualquer uma das etapas da fabricação ou a contaminação do solo e da água, já é um ganho para a natureza.!


Fonte:

http://www.baixaki.com.br/info/2570-lixo-eletronico-o-que-fazer-apos-o-termino-da-vida-util-dos-seus-aparelhos-.htm
















Um comentário:

  1. adorei essa matéria... inumeras vezes já me perguntei onde jogar pilhas velhas fora, já q ñ existe um tipo correto de colheta.

    ResponderExcluir