quinta-feira, 6 de agosto de 2009

O cotidiano e o panoptismo...

Para você como seria uma prisão ideal? Nunca pensou sobre o tema? Um francês chamado Michael Foucault já pensou e muito sobre o assunto. Para ele a prisão ideal seria aquela em que o prisioneiro pode ser visto de todos os ângulos pelos vigilantes. Haveria uma torre de segurança que vigiaria 24 horas os presidiários. Teoricamente eles deixariam de fazer coisas ruins por saber que estão sendo vigiados, mas sem saber onde está a vigilância. O panoptismo é exatamente a lógica dos reality show como Big Brother e cia.
O que o visionário Foucault idealizou foi aproveitado para muitas coisas no Brasil menos para o sistema carcerário. Um cidadão num simples passeio pela cidade é vigiado quase que o tempo todo. Ao sair da porta de casa ele é vigiado já no corredor e no elevador pelo circuito interno de vídeo do condomínio. Em seguida na calçada em frente a praticamente todos os edifícios que passar, ao entrar no ônibus ou no metrô continua sendo vigiado (fora as câmeras espalhadas pelas ruas pela prefeitura e pelo estado). É de enlouquecer qualquer pessoa pensar nisso ...
A secretaria de segurança pública agora está instalando torres de segurança pelas vias expressas do Rio como forma de tentar conter a violência. Mais um ponto para Foucault! O problema é que os cidadãos de bem acabam por ser mais vigiados do que propriamente os bandidos que mesmo presos fisicamente ainda conseguem cometer crimes (como aconteceu com presidiários que tiveram a pena aumentada recentemente por praticarem golpe pelo telefone dentro de Bangu II). Esse sistema de vigilância permanente chamado pelo filósofo francês de panoptismo já é realidade no Brasil e no mundo. Toda essa invasão de privacidade apesar de tudo também tem um lado bom, as imagens muitas vezes ajudam a polícia a desvendar crimes. Mas pouco adianta já que dentro da cadeia não há o mesmo sistema. Assim como eu, quem nunca visitou um presídio tem a impressão de que lá dentro as coisas fluem na maior liberdade e nós aqui fora que somos mantidos em cárcere privado e sobre exaustiva vigilância e punição!

Quer saber mais sobre Michel Foucault? Dê uma olhada:

http://www.unb.br/fe/tef/filoesco/foucault/

2 comentários:

  1. Não posso opinar como funciona o sistema de vigilância nos presídios... nunca estive em um e assim pretendo permanacer! rs.
    Mas será q o simples fato de olhar a famosa plaquinha "sorria vc está sendo fimado" é capaz de inibir algum tipo de infração? acredito viementemente que não! ninguem deixa de ser quem realmente é só por saber q a vida se transformou num grande reallity show! Nos EUA, mesmo nas prisões modernas de alta segurança, a lógica do panoptismo parece funcionar somente em tese... existem programas na tv a cabo que mostram como o presidiário é completamente vigiado e mesmo assim brigas entre diferentes gangs acontecem, até mesmo tráfeco.
    De certa forma somos privados de liberdade na busca por segurança. Essa busca na maioria das vezes se perde no meio do caminho dando lugar para tristes estatísticas de impunidade no nosso país!

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que o cidadão de bem as vezes deixa de fazer certas coisas até inocentes pq está sendo filmado, mas o criminoso continua fazendo o mal mesmo com a câmera. Mas continuo achando que no presídio isso serviria bem! Não que os criminosos se comportariam melhor, mas para que a polícia (leia-se policiais honestos) evitasse certas coisas antes delas acontecerem. Poder controlar melhor os criminosos e evitar fugas, rebeliões ainda na fase de planejamento.

    ResponderExcluir