quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Consumidor é espancado no Carrefour em São Paulo

O Carrefour foi protagonista de uma história revoltante... Um cidadão de bem aguardava sua esposa sair do supermercado com as compras encostado em seu próprio carro onde sua filhinha dormia. Até aí seria uma cena normal em família senão fosse interrompida pela truculência dos vigilantes da rede varejista. O consumidor foi abordado, humilhado e espancado pela segurança do Carrefour que o acusou de ser ladrão e de ter várias passagens pela polícia. O homem tentou avisar que não era nada daquilo, mas não adiantou já que foi covardemente agredido por ter sido confundido com um criminoso. A imprensa afirma que o espancamento só ocorreu porque o chefe de família era negro. Caso isso seja verdade é um absurdo que até hoje as pessoas façam distinção devido a cor da pele e pior tenham atitudes agressivas. Desde quando ser negro é sinônimo de mau caratismo e de banditismo? Vale lembrar que o Brasil é um país mestiço por natureza portanto antes de cometer algum tipo de "racismo", os vigilantes do Carrefour deveriam ter pensado que isso poderia ter acontecido a um parente deles. Deveriam ter lembrado principalmente que todos os homens são iguais perante a lei e que todos são inocentes até que se prove o contrário. Valores básicos que qualquer pessoa conhece. Somos todos irmãos porque somos filhos de Deus isso já é suficiente para que tratemos o próximo com dignidade e respeito!
Estou profundamente irritada com o Carrefour por cultivar uma cultura tão preconceituosa. Onde está a responsabilidade social da empresa? Ah! Ela existe só para gerar mídia afinal não comprar carne de áreas desmatadas é muito mais midiático do que tratar as pessoas com amor e respeito no dia-a-dia...


Quer conhecer na integra a reportagem sobre esse caso?


*****************************************************************************

RELEMBRANDO...


Em junho, o Útil ao Inútil postou um texto entitulado "Quando a esmola é demais o santo desconfia" cujo tema era marketing social e a hipocrisia empresarial. A postagem contava que o Wal-Mart, o Carrefour e o Grupo Pão de Açúcar assinaram um acordo no qual não comprariam mais carne de frigoríficos de áreas onde houvesse desmatamento comprovado. Em seguida, o Wal-Mart foi acusado de vender produtos maquiados e fora da validade no Rio.

Então! Agora é só aguardar pelo escândalo do Grupo Pão de Açúcar...

Um comentário:

  1. É inconcebível que coisas como essa aconteçam nos dias de hoje. Branco ou negro, rico ou pobre... ninguém tem o direito de ser abordado dessa forma! Como lembrado todos são iguais perante a Lei.
    Os funcionários provavelmente quando contratados recebem instruções de trabalho... principalmente seguranças! Não acredito q agredir negros por suspeita de crime baseado em achismo faça parte de instruções da empresa. Nesse caso, acredito q os culpados são aqueles praticaram a agressão! Esses seguranças devem ser punidos não somente pelo grupo Carrefour mas também pela Justiça.

    ResponderExcluir