terça-feira, 18 de agosto de 2009

Sobre Fé e religiosidade

Todos os ataques televisivos entre Globo e Record sobre desvios de dinheiro de fiéis da Universal para bens privados dos pastores e da instituição igreja me fizeram pensar um pouco sobre fé e religiosidade.
Do meu dicionário comprado durante o primário (proveniente de uma lista de material escolar de um colégio católico) está a seguinte definição:
: Primeira das virtudes teologais. Crença religiosa; Adesão de espírito a que considera verdadeiro; crédito. Afirmação; declaração. Testemunho de certos funcionários que têm força em juízo.
Como se pode perceber talvez por declarações tão ambíguas não é por acaso que muita gente tenha ido parar na Universal. O próprio dicionário define coisas divergentes como crença religiosa ser sinônimo de fé. Desde quando afirmação e declaração são sinônimos de fé? Na minha vida tomo como realidade a definição Adesão de espírito a que considera verdadeiro. Fé para mim é acreditar e confiar em algo ,não porque me dizem para o fazer, mas sim porque sinto fortemente que estou no caminho correto. Porque a consciência (ou algo maior) indicou aquele caminho. Fé é um adjetivo que só deveria ser creditado a Deus. Quem tem fé no ser humano se decepciona. Não pensem que sou pessimista, caros blogueiros, porque não sou! O homem não é divino, ele foi criado para errar e dessa forma aprender mais uma dica nesse joguinho chamado vida. Fé é algo muito íntimo para creditar a quem está tão passível de errar quanto você! Fé somente naquele que é perfeito: Deus! As religiões são alguns dos caminhos apresentados para praticarmos a fé, mas deveríamos pensar também que todas as religiões (sem exceção) foram criadas e geridas por homens. Essa é a equação que tenho em mente: Homem= imperfeição= religião X Fé = superior = Deus.
Me indigno com o que aconteceu na Universal, mas não foi uma decepção para mim sob essa ótica que acabo de explicar. O ser humano é dotado de defeitos (vaidade, ganância, orgulho, soberba etc...) e os líderes religiosos não são muito diferentes (claro que todo mundo é dotado de qualidades e defeitos diferentes) já que não passam de simples mortais. Deus é um sentimento superior nos corações humanos. Muitas pessoas sentem e compreendem o conceito divino desde que nasceram, mas cada uma sente de forma diferente. As religiões existem para que possamos nos religar ou colocar em prática o amor que o Senhor nos ensinou, mas infelizmente alguns fiéis (não só da Universal) acabam por misturar o conceito fé e religiosidade. Acabam indo as igrejas porque buscam e acreditam no que o homem diz e se esse homem decepcionar, o fiel acaba por culpar a Deus por tudo (e Deus tem a imagem arranhada para aquele que se decepcionou).
Bom, aqui expus minha forma de pensar, não espero caros blogueiros que vocês concordem com alguma coisa acima escrita, mas o objetivo principal desse texto é convidá-lo a reflexão sobre os conceitos fé e religiosidade! Espero ter conseguido...

Um comentário:

  1. ADOREI a sua reflexão!!!!!!
    Vc chegou lá...
    Na minha busca pelo conhecimento verdadeiro... descobri q a verdade não existe! o que existe de fato são diferentes versões as quais tem o propósito de nos ligar a Deus!
    A verdade que existe é a nossa Fé... todos somos iguAIS perante a Deus! Não consigo entender pq as pessoas vêem padres como Santos... eles são tão pecadores como todos! Essa coisa de cultuar imagem também não rola! pedir uma "graça" à Maria ou para São... não sei QUEM, é um tanto estranto! Não passam de pessoas q já morreram e um dia foram como nós!
    Santo só existe um! Fé está no que eu acredito ser VERDADEIRO, essa verdade é Deus! e aquele q mesmo sem perceber coloca a religião em primeiro lugar dá um passo para o fanatismo. Sem dúvida fé e religiosidade estão em lados completamente opostos mesmo!

    ResponderExcluir