quinta-feira, 2 de julho de 2009

Quinze anos de plano Real

O Plano Real está completando 15 anos ! No início, a nova moeda foi considerada mais uma pela população que estava cansada do troca-troca cambial muito freqüente até então. Mas, não demorou muito para o povo brasileiro ser conquistado ao ver o dólar valer menos que a novata moeda. O poder de compra aumentou e os preços pararam de subir freneticamente. No entanto em 1999, a moeda começou a perder valor e como se sente no dia-a-dia e se vê nos noticiários econômicos vale atualmente menos do que o dólar.
O Real foi criado por Fernando Henrique Cardoso em 1993, então Ministro da Fazenda, durante o governo Itamar Franco. A moeda passou por um confuso período de transição através do URV (Unidade Real de Valor) e começou a valer de fato em 1994.
Não se pode negar o mérito do ex-presidente tucano FHC ao criar o bem-sucedido plano Real. Mas caros blogueiros, não vamos esquecer também das constantes privatizações, da eterna dívida externa e a grande submissão econômica aos EUA durante os dois mandatos de Fernando Henrique Cardoso.

Parabéns Plano Real que você possa um dia garantir dignidade e igualdade aos brasileiros!

Se quiser relembrar mais sobre os antigos planos econômicos e os primórdios do Real abaixo está o link da Veja (revista que batia de leve no governo por ser de direita durante governo FHC).
http://veja.abril.com.br/arquivo_veja/planos-economicos-cruzado-collor-real-desvalorizacao.shtml

2 comentários: