terça-feira, 7 de julho de 2009

As últimas homenagens ao Rei

Desde o dia 25 de julho que o assunto é Michael Jackson. Questionamentos como o que de fato causou a morte do artista? Qual o destino dos seus filhos? Quem terá a custódia das crianças? O testamento... Quem seria o responsável em cuidar de sua herança? E claro, como as dívidas deixadas serão sanadas? Isso é pauta que ainda vai render assunto.

Durante 12 dias, os quatro cantos do mundo homenagiaram o Rei do Pop. O festival britânico Glastonbury, um dos maiores da Europa, que aconteceu no dia do falecimento de Michael ,25 de junho, terminou com uma série de homenagens ao cantor. O ator Jamie Foxx dançou "Beat it" no Bet Awards (premiação voltada a black music) que aconteceu no dia 28 de junho em Los Angeles. Presos filipinos mais uma vez homenagiaram Michael com coreografias ao som de "Ben", "I'll be there" e "We are the world". Uma canção foi composta pelo rapper The Game especialmente para Michael "Better On the Other Side". A música tem a colaboração de Sean "Diddy" Combs, Chris Brown, Usher, o grupo de R&B Boyz II Men e os cantores Polow Da Don e Mario Winans. As homenagens não param. Artistas em turnê seguem com as honrarias. Dia 30 de junho, a banda U2 abriu sua mais nova turnê "360º" em Barcelona com uma homenagem para Michael. O vocalista ,Bono Vox, dedicou a canção "Angel Of Harlem" para Jackson, além de cantar trechos de "Men In The Mirror". A rainha do pop também expressou seus sentimentos e demonstrou sua admiração por Michael. Em turnê, Madonna se apresentou no último domindo dia 05 no mesmo local onde seria os show's de Michael, no Arena 02 em Londres. Aqui no Brasil as homenagens para o Rei também se fizeram presentes. O governador do Rio, Sérgio Cabral, irá restaurar a lage que hoje abriga um centro cultural na comunidade Santa Marta onde o artista esteve e gravou o clipe "They Don't Care Abou't Us". O lugar recebeu o nome de "Espaço Michael Jackson" e também ganhará uma estátua do cantor. Em Salvador, o grupo Olodum, que também participou do clipe, prestou uma homenagem à Michael com uma apresentação realizada no Pelourinho que conscindiu com o início do funeral do cantor. Até nos quadrinhos ele será homenagiado. Maurício de Souza, criador de "A Turma da Mônica" anunciou a participação de Michael Jackson em uma historinha da Turma do Penadinho, cujo título será “À Espera de um Astro”, com a previsão de chegar as bancas em setembro.
É realmente comovente ver toda a classe de artistas reconhecendo a genialidade do trabalho feito por Jackson além do incrível ser humano que se doava à causas humanitárias.
Hoje foi um dia em que o mundo parou para ver o funeral de Michael Jackson, quando soube que teria show durante o velório, confesso que achei estranho, mas depois de passar a tarde inteira diante da TV, concluí que tudo foi feito de maneira respeitosa, impecável... digno de um Rei. As músicas selecionadas foram perfeitas. Mariah Carey iniciu a cerimônia tirando lágrimas de muitos cantando "I'll Be There". A veracidade da emoção de todos que participaram deste evento tomou conta. Foi emocionante a maneira como a atriz e amiga de Michael, Brooke Shields, o descreveu. Foi notável a comoção da família no desabafo do discurso de Marlon Jackson, irmão de Michael, quando disse que o cantor não sofreria mais com a invasão de privacidade e que também não seria mais ridicularizado pois agora ele finalmente descansaria. Um dos momentos mais emocionantes foi quando Janet Jackson iria falar sobre o irmão, mas a filha do cantor pediu a palavra e disse aos prantos: "Gostaria de dizer que, desde que eu nasci, meu pai foi melhor pai do que se imagina. E que eu o amo muito." logo a cerimônia terminou.

Foi um dia triste que ficará na lembrança de todos que viveram esse momento. Procuro prender-me na sua mais valiosa herança deixada. Sua música, sua dança, todo o seu maestroso trabalho nos videos e concertos, principalmente sua mensagem de paz ao ajudar aqueles que precisam, buscando assim tornar o mundo em um lugar melhor.

Um comentário:

  1. Além de "We are the world" o mais emocionante para mim foi a filha do Michael Jackson, Paris, falando. Coitadinha, como órfã de pai consigo entender um pouco da tristeza que ela está sentindo. Ela e os irmãos devem estar com muito medo... imagina um dia vc tem o melhor pai do mundo (acredito que ele tenha sido um pai maravilhoso porque era uma criança como os filhos) e no outro além de não ter pai, não saber o que será de vc, se ele realmente é seu pai, se poderá confiar em quem cuidará de vc ...
    De uma coisa tenho certeza ainda ouviremos muito falar dos filhos de Michael Jackson... Eu espero do fundo do meu coração que seja bem. Que eles possam aprender com os exemplos positivos do pai! Que Deus os livre de todo mal e assim seja! RS

    ResponderExcluir