segunda-feira, 14 de março de 2011

Oceano Pacífico: Que pacífico o quê...

Recentemente estamos sendo inundados por notícias de tragédias naturais do outro lado do mundo. Tsunamis, terremotos, vulcões em erupção e sempre em regiões banhadas pelo oceano Pacífico que tem até uma área específica em suas águas denominada “Círculo de Fogo” ou “Anel de Fogo”.

Diante de tantas matérias detalhando a tragédia no Japão não pude deixar de me perguntar quem foi o idiota que batizou esse oceano. Como a curiosidade humana não tem limites fui ao Google pesquisar. Segundo a Wikipédia foi Fernão de Magalhães. O navegador português deu a volta completa no mundo dentro de seu navio para buscar uma rota para o Oriente. Em suas “naveganças”, Fernão encontrou o Estreito de Magalhães (nem preciso dizer em homenagem a quem é o nome... Rs) que liga dois oceanos. Por considerar as águas do Pacífico calmas em relação as do Atlântico, o lusitano decidiu batizá-lo então com esse nome.


Depois de saber disso tudo me arrependi de chamá-lo de idiota. Coitado, de idiota Fernão de Magalhães não tinha nada. Foi um pioneiro nas navegações. Talvez ele só não tenha tido tempo de ficar em terra firme e avaliar o comportamento do Pacífico. Talvez na época dele, o Pacífico fosse outro, já que hoje o Pacífico é sinônimo de ondas (lembrem-se as melhores ondas estão no Havaí, nas praias australianas...) Talvez Poseidon queira sacanear a imagem de Fernão de Magalhães revoltando o Pacífico ou talvez o Pacífico tenha se revoltado porque cansou de assistir o homem degradar o planeta. Quem vai saber?

3 comentários:

  1. Aproveitando o tema da matéria, gostaria de sugerir uma outra falando da catástofre no Japão em comparação com a da Região Serrana do Rio de Janeiro. Como a recuperação de um país pode ser mais rápida e eficiente do que em zonas bem menores territorialmente quando há compromisso do governo e da população.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela audiência! Registrado o pedido! O Útil ao Inútil irá providenciar assim que possível sua solicitação.

    Beijos

    ResponderExcluir