quarta-feira, 16 de março de 2011

Japão e o karma nuclear

Pensou em tecnologia, pensou no Japão. É, mais uma vez o destino irônico dá um tapa na cara da reputação de alguém... Agora o mundo assiste os japoneses serem vítimas de uma tecnologia e justo a nuclear que lá é tão essencial na produção de energia ...

Começo a acreditar que o Japão sofre de uma espécie de “karma nuclear”. Primeiro a bomba atômica devastou Hiroshima e Nagazaki. Os tempos eram outros, o motivo era outro e nada tem a ver uma arma de destruição em massa como uma usina de geração de energia exceto pela radiotividade... Passaram-se décadas, o Japão se reestruturou chegou a segunda economia mundial caiu para terceira e agora novamente está a radioatividade ameaçando a saúde da população.
Desta vez a tragédia foi provocada pela natureza. Um terremoto e um tsunami arrasaram partes do país resultando em explosões nucleares em Fukushima e colocando em xeque o sistema de segurança das usinas japonesas e consequentemente as de muitas outras pelo mundo afora, já que o Japão sempre foi referência quando o assunto é tecnologia...
Estou desde o dia que fiz essa postagem para complementar com a música Fátima e só agora tive tempo ... Acreditam? Bom antes tarde do que nunca não é?



8 comentários:

  1. Barão não esqueci do seu pedido hein... Estou coletando dados... em breve estará o texto ai!
    Beijos: Anna

    ResponderExcluir
  2. Eu acho graça é da tentativa dos humanos de correrem contra o tempo quando tudo está perdido. Enquanto a Economia prevalecer como o assunto principal, a humanidade vai mal. Lembram-se da reuniãozinha que as grandes potências fizeram para decidir quem iria pagar a conta no final? Pois é, está aí o resultado!

    ResponderExcluir
  3. E o que é isso que inventaram no Facebook agora: 'we pray for Japan'? As pessoas têm uma necessidade de expor ao mundo inteiro que são solidárias. Nós brasileiros não oramos pelas tragédias que ocorrem aqui, mas oramos pelas que acontecem do outro lado do mundo! Comovente...

    ResponderExcluir
  4. Concordo que a ambição está degradando o mundo. Apesar das usinas nucleares produzirem energia limpa, o preço que a população paga quando algo dá errado como aconteceu no Japão,Rússia e até Brasil é alto demais. Na minha opinião não vale a pena.

    Ass: Anna Cecilia

    ResponderExcluir
  5. Só pra deixar claro: No Brasil não foi acidente nuclear em nenhuma das usinas de Angra. Foram catadores que encontraram uma máquina de radiologia no lixo comum e foram contaminadas com césio e sofreram doenças graves devido a radioatividade do elemento... Isso em 1987 em Goiânia.

    ResponderExcluir
  6. É tempo de repensar o modo de produção de energia. O mundo se depara com os riscos de um grave desastre nuclear... é algo que foge do controle humano, estamos sujeitos a desastres naturais, como foi o caso. Todo potencial que a população japonesa tem para lidar com os acontecimentos e se reerguer é algo impressionante. Assistindo uma palestra sobre segurança no trabalho, vejo que preciso ser um pouco zen... se eu vivesse lá estaria em pânico!

    Tecnologia é a palavra. Nunca vi algo parecido... o bombardeio de informações e imagens que nos torna espectadores em tempo real de algo que acontece do outro lado do mundo, além de uma sensação de ter vivenciado o fato ocorrido.
    E o Brasil, qual seria seu karma... pilantragem?

    ResponderExcluir
  7. Boa pergunta! Vou pensar no assunto. Por enquanto passo a resposta...

    ResponderExcluir
  8. Andei pensando... Acho que o karma do Brasil é ser o país do futuro que nunca chega. Dependendo dos objetivos dos veículos de comunicação, alguns até iludem a gente de que está cada vez mais próximo esse tão sonhado futuro. Mas,na minha humilde opinião esse dia só vai chegar quando velhos hábitos repugnantes dos brasileiros tiverem fim como o de querer ser malandro e se dar bem com o sofrimento do outro. Só quando a maioria dos cidadãos parar com isso chegaremos a algum lugar porque assim poderemos formar um número bem maior de políticos honestos e eleitores conscientes...

    ResponderExcluir