quarta-feira, 30 de junho de 2010

Campo Minado

Rio, a cidade maravilhosa, será sede da Copa 2014 e das Olimpíadas 2016. Isso pode ser motivo de felicidade para muita gente, mas também não se pode negar que é algo preocupante... Que a cidade vive em guerra por causa do tráfico de drogas não é novidade para ninguém. O medo de balas perdidas, assalto, seqüestro já é o esperado pelos moradores e turistas, o problema maior são os fatores surpresa. Como, por exemplo, os ataques que partem das “trincheiras” da Light.





Ontem, um casal de turista foi atingido pela explosão de um bueiro. A americana ficou com 80% do corpo queimado enquanto seu marido se queimou em 30%. Caso isolado, você vai pensar caro blogueiro, mas não é bem por ai... Não é de hoje que ando pelas ruas olhando para baixo tentando não pisar em bueiros por me lembrar de outros casos recentes de explosões. Para vocês terem idéia, só de responsabilidade da Light são 4 mil câmaras subterrâneas que na minha neurótica cabeça podem explodir a qualquer momento como um campo minado. Exagero? Lembrem-se que mesmo que eu possa vê-los e não pisá-los, se eu estiver nas proximidades poderei ser atingida. Nem posso imaginar assistir minha vida mudar radicalmente (caso eu sobreviva) e engrossar essa estatística bizarra, porém discreta. Não esqueçam também do medo de ataques de rodas de ônibus que também é modinha na cidade (mas, os ônibus ou máquinas mortíferas são um capítulo a parte).



Não é perseguição com o Rio (afinal já estou me acostumando com a cidade “além-baía”), mas por essas e outras realmente me questiono se o município está realmente preparado para uma responsabilidade tão grande como sediar mundiais...

Um comentário:

  1. No momento seria complicado... é preciso correr (voar) contra o tempo para que todas questões de infra estrutura, segurança... transporte sejam implementados! Nem tudo ficou pronto a tempo do início da Copa na África, obras interminadas, o transporte público não dá conta e por aí vai!
    Sou otimista, acredito que realizaremos inesquecíveis mundias aqui. Faremos coisa de primeira... nível europa! hahaha.
    lembrando das rodas de bus... pavor disso! já imaginei uma calota atravessando minha cabeça. ahr!

    ResponderExcluir