terça-feira, 18 de agosto de 2009

Sobre o protestantismo

A Universal, que infelizmente é a vertente mais conhecida do protestantismo no Brasil por não-protestantes devido ao seu dinheiro e seus escândalos, tem uma estratégia materialista para atrair fiéis. Se algum dia , blogueiro, você tentar assistir um programa evangélico deles verá que o foco é mostrar pessoas que saíram da miséria (ex-mendigos, ex-prostitutas, ex-viciados) e mostrar a virada em suas vidas (sempre viram empresários que ostentam). O dinheiro e o materialismo são os argumentos dos pastores que tem como templo um palacete na zona norte do Rio. Chega a ser ofensivo é como um oasis no deserto. Eles creditam todo o sucesso material a graça divina e a fé humana. O discurso é sempre o mesmo: Acredite em Deus que ele te dará muito dinheiro.
Mas vale a pena lembrar que esse pensamento não vem de hoje! Basta pegar um de seus livros de História e lerá que o protestantismo surgiu para que o dinheiro deixasse de ser considerado pecado (uma porta para o inferno) . Ele veio para acabar com a concentração de dinheiro nas mãos de nobres e clérigos da igreja católica. Ou seja, uma religião revolucionária, mas sob medida para os burgueses.
Não cabe a mim julgar se isso é errado ou não, mas vale a pena lembrar que a riqueza material é praticamente um valor implícito nas religiões protestantes. A Universal prioriza a riqueza material ostentada, porém muitas outras não dão o mesmo destaque, priorizam a fé, o amor e a caridade...

3 comentários:

  1. Esse tipo de escândalo é realmente lamentável... usar o nome de Deus para enriquecer engabelando pessoas e distorcendo toda a doutrina do protestantismo é revoltante! Mais triste é que episódios como esse reforçam a idéia geral que a maioria das pessoas tem sobre a igreja protestante.
    já que foi mencionado o passado... imagine se a reforma protestante não tivesse acontecido! vc estaria pagando indulgências até hoje, já que a confissão não era o bastante! para ser perdoado tinha que rolar dindin! A questão q concidero crucial nesse movimento foi o fato dos fiés passaram a ter acesso a Bíblia. (fundamental)
    Quanto aos templos construidos não tenho nada contra!
    Só os católicos que podem ter mega construções muitas concideradas verdadeiras obras de arte?! Isso não é ostentar também?
    Se vc acredita no livro sagrado, o dizimo é biblico! várias passagens falam sobre, mas destaco uma q é bem clara! Provérbios 3:9 "Honra ao Senhor com os teus bens, e com as primícias de toda a sua renda". vejo como uma forma de ajudar organizações religiosas a se manter, fazer obras de caridade... agora, é muita ingenuidade pra não dizer burrice a pessoa dar o seu carro... sua casa sendo o único bem material em troca de uma "benção". Estão querendo transformar a igreja em comércio... quem tiver mais para oferecer será abençoado!

    ResponderExcluir
  2. A reforma protestante realmente foi um momento histórico muito importante. A Igreja Católica sem dúvida ostentou ao longo da história muito mais que qualquer outra religião tenha sonhado...
    Eu mesma por nunca ter sido evangélica achava que todas as vertentes protestantes eram iguais (um absurdo um batista que me explicou tudo)ai compreendi. As outras igrejas protestantes fazem obras de caridade importantes. O próprio JN dedicou uma série de reportagens para mostrar essas boas ações. Confesso que fiquei feliz ao ver a grande ajuda que eles dão aos necessitados! Acho tb que os protestantes dão uma atenção especial a quem chega a igreja deles. Até mesmo a própria Universal tem obras de caridade, mas infelizmente sujam amuito imagem do protestantismo...

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que toda religião é válida, mas eu resolvi escrever sobre isso porque infelizmente muita gente acaba deixando a busca por Deus em segundo plano e acabam priorizando a fé na religião... As pessoas tb tem outros meios de se religar a Deus como através da caridade ou a própria oração. Deus emn primeiro lugar sempre!

    ResponderExcluir