quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Sarney e a conexão Ítalo-Brasileira

Para aqueles que duvidavam, ela chegou....quentinha e com o tempero bem amargo. A enorme pizza que todos tivemos que saborear lentamente. Bom, acho que o fato que mais entristece o eleitor é o fato de perceber que até os crimes são julgados com base em interesses eleitoreiros.
De um lado Serra e o “bonde” do PSDB, o lado negro da força. O objetivo? Vender o Brasil. É Claro! Vamos voltar a 2001. Numa noite, não muito importante, num mês como outro qualquer, uma propaganda propôs a alteração de uma letra na maior estatal do país. Nossa querida Petrobrás se transformaria na PETROBRAX, mega empresa do ramo petrolífero com capital internacional (entenderam???). Na época o projeto foi duramente criticado e após vários questionamentos, abandonado. Eis que aos poucos o projeto está vendo a luz do dia. Prova disso? O bombardeio de denúncias feitas sobre a empresa e a exigência da abertura de uma CPI por parte da oposição. Não podemos ser ingênuos. CPI em fase pré-eleitoral só tem um objetivo, desestabilizar o governo vigente.
Do outro lado, eles que poderiam ter formado o Dream-team do Planalto Central, mas tiveram a expressividade do Botafogo nos últimos jogos do campeonato Brasileiro. Lula, quem diria, passou a submeter as suas decisões às alianças políticas. Podemos confirmar isso pela Pizza (sim, com “P” maiúsculo) que todos tivemos que engolir. Não sou a favor de julgamentos precipitados, mas que pelo menos haja uma avaliação da situação. Digo isso no caso político mais comentado no momento, que envolve o ex Presidente (bigodudo) José Sarney. Era simples. As acusações feitas seriam apuradas...alguns ex alguma coisa iriam depor e daí sairia o veredicto final, mas as coisas não foram assim. Resultado, nem o PT acredita mais no próprio PT. Marina Silva abandonou o partido para se filiar ao PV e, quem sabe, tentar uma vaguinha no Planalto no ano que vem. Voltando ao caso Sarney, se o objetivo era firmar as alianças com o PMDB, o tiro saiu pela culatra. O arquivamento dos processos não apenas dividiu opiniões no PT, como também abriu novamente a discussão sobre a integridade de Dilma Rousseff, principalmente após as declarações de Lina Vieira, ex-secretária na Receita Federal (olha a ex alguma coisa aí).
Nesse contexto, chega o PSDB, cheio de pompa,como se o real objetivo do partido fosse defender os interesses da população para apontar e criticar a administração do PT. Acho que o único partido que ainda teria direito de reclamar algo seria o PCO (Partido da Causa Operária), que nunca chegou ao poder. O que acaba gerando grande indignação é o fato de saber que toda essa discussão se trata apenas jogos de poder e interesses eleitoreiros. Onde nós ficamos nessa história toda? Só com a indignação na memória, e com o gosto amargo na boca da pizza que fomos forçados a engolir.

3 comentários:

  1. A-D-O-R-E-I!!!
    O texto ficou muito legal!!!
    Eu tb odeio o PSDB, mas vale lembrar que a oposição, apesar dos interesses exclusivamente eleitoreiros sempre tem uma importância crucial na tomada de decisão do eleitor. Todos que me conhecem sabem que sou Petista desde que me entendo por gente. Eu adoro o Lula (apesar dos erros), mas se deixar só pelo governo a gente nunca vai saber a real situação de nada e o mesmo pode ser dito em relação a oposição (se deixar só por eles nunca saberemos de nada). Exemplo disso são as CPIs. A CPI da Petrobras tem maioria governista logo quando a oposição pressiona para que Dilma ou Lina compareçam para depoimento o pedido sempre é negado porque não interessa ao governo tal cartada. Já a CPI das ONGs é de maioria oposicionista, se o governo pressionar para alguém depor isso não acontecerá ou se o governo pedir para alguém não depor isso acontecerá.
    O fato é que oposição e governistas se complementam no jogo político. Cabe ao eleitor ficar bem atento as regras desse jogo e os interesses dos jogadores para poder votar corretamente! Afinal nós eleitores não somos somente plateia temos direito a arbitragem basta querer fazer valer o direito em outubro do ano que vem!

    ResponderExcluir
  2. ObS: Custei a entender a conexão Ítalo-Brasileira no título, mas depois que caiu a ficha achei genial! Parabéns mais uma vez!

    ResponderExcluir
  3. ... O PT decepcionou! Assistindo ao programa da Mônica Waldvogel (ENTRE ASPAS)essa semana, percebi q o PT está de fato passando por um momento tumultuado... houve um racha no partido devido ao escândalo no senado... a Senadora Marina Silva pulou fora! O Senador Flávio Arns Foi outro q também não adotou a medida Petista e abandonou o partido. Até o lider da bancada petista no Senado, o Sen. Aloízio Mercadante, quase renunciou... seria trágico para o partido! Mas o presidente pediu com jeitinho e ele permaneceu! O arquivamento de denúncias relacionadas ao presidente do Senado deixa bem claro q o partido está sendo movido a partir de interesses eleitorais... visando as eleições de 2009! Refletindo bem, depois disso tudo vai ficar difícil p/ Dilma Rousseff! Política deve ser feita para o povo! Afinal somos eleitores ou eleitários (eleitor+otário)a crise política afeta diretamente o eleitorado! Sei bem q em política é preciso ter "alianças", mas como já foi dito esse tiro saiu pela culatra!

    ResponderExcluir