sexta-feira, 18 de junho de 2010

Decadência da indústria fonográfica?


É notório que a indústria fonográfica está indo de mal a pior! A situação dos barões das gravadoras atualmente é de nobreza decadente e desesperada já que houve uma queda de 10% nas vendas nos últimos seis meses. A coisa está tão feia que até o conceito de sucesso precisou ser mudado para manter as aparências. Em 2000, para um álbum ser considerado sucesso e estar entre os 10 + da Billboard deveria vender, pelo menos, 500 mil cópias semanais. Hoje os maiores sucessos comerciais não ultrapassam a marca dos 100 mil. Os responsáveis por isso, caros blogueiros, são os seguintes fatores: a popularização da internet e a falta de artistas expressivos no mercado. Por esses motivos Lady Gaga, Beyoncé, Coldplay e Gorillaz são vistos como a salvação da lavoura musical em termos de venda.

Por outro lado, a tendência atual é que artistas (tanto independentes quanto consagrados na cena mundial) disponibilizem seus materiais na internet. Alguns fazem isso com o intuito de arrecadar dinheiro como o Radiohead que em 2007 colocou em seu site músicas para que os internautas/fãs pudessem baixar e pagar o preço que quisessem por elas (há quem diga que a arrecadação foi exorbitante), já outros disponibilizam músicas do cd que ainda será lançado para o fã conhecer e servir como uma espécie de teaser e tentar até alavancar as vendas, mas o objetivo principal é estimular as vendas de ingresso na turnê como fez recentemente o Iron Maiden.

Assistindo a isso tudo esse blog muito do pretencioso se questiona se as gerações futuras só conheceram cds em museus...

4 comentários:

  1. O tema é recorrente...lembro q antes quando gostava de um artista, comprava o cd e muitas vezes por causa de uma só música! com o desenvolvimento dos sites p/ baixar pela internet e de graça... ficou difícil pagar por algo q vc pode ter de graça!!! é crime! viu, pode dizer q já fez algo fora da lei.
    Particularmente gosto do cd porque tem todo um trabalho visual, fotografias, as vezes letras... é onde o artista apresenta a identidade do álbum. É também interessante o fato de artistas disponibilizarem músicas para baixar... o público compra a faixa que quiser. Até porque estamos na era do iPod... é musica digital!!! nada de "Disk man" e muito menos "Walk man". Só acho difícil acreditar nessa coisa meio casas Bahia "quer pagar quanto?" feita pela banda Radiohead. De um modo geral, Acho q seria interessante se os artistas disponibilizassem em seus sites oficiais faixas bônus e até mesmo músicas que não foram selecionadas para entrar no álbum.
    É nítido a decadência da indústria fonográfica, se o LP já é coisa de museu, e olha que nossa geração ainda alcançou! o destino do Cd parece caminhar cada vez mais rápido para o mesmo destino.

    ResponderExcluir
  2. Eu vi ontem na TV que os Discos de Vinil estão voltando. Minha irmã comentou que já tinha ouvido falar nisso, já que a qualidade do som é melhor do que do CD.

    ResponderExcluir
  3. O comentário "casas bahia" foi d+! ahhaha!

    ResponderExcluir
  4. Eu tb já ouvi falar da volta dos vinis, mas eu acredito que seja mais para colecionadores, djs, enfim esse povo que se sustenta com música. A qualidade é melhor mesmo, mas eu não compraria discos de novo (tipo onde encontraria uma vitrola e para guardar... RS).

    ResponderExcluir