quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Sarney e a conexão Ítalo-Brasileira

Para aqueles que duvidavam, ela chegou....quentinha e com o tempero bem amargo. A enorme pizza que todos tivemos que saborear lentamente. Bom, acho que o fato que mais entristece o eleitor é o fato de perceber que até os crimes são julgados com base em interesses eleitoreiros.
De um lado Serra e o “bonde” do PSDB, o lado negro da força. O objetivo? Vender o Brasil. É Claro! Vamos voltar a 2001. Numa noite, não muito importante, num mês como outro qualquer, uma propaganda propôs a alteração de uma letra na maior estatal do país. Nossa querida Petrobrás se transformaria na PETROBRAX, mega empresa do ramo petrolífero com capital internacional (entenderam???). Na época o projeto foi duramente criticado e após vários questionamentos, abandonado. Eis que aos poucos o projeto está vendo a luz do dia. Prova disso? O bombardeio de denúncias feitas sobre a empresa e a exigência da abertura de uma CPI por parte da oposição. Não podemos ser ingênuos. CPI em fase pré-eleitoral só tem um objetivo, desestabilizar o governo vigente.
Do outro lado, eles que poderiam ter formado o Dream-team do Planalto Central, mas tiveram a expressividade do Botafogo nos últimos jogos do campeonato Brasileiro. Lula, quem diria, passou a submeter as suas decisões às alianças políticas. Podemos confirmar isso pela Pizza (sim, com “P” maiúsculo) que todos tivemos que engolir. Não sou a favor de julgamentos precipitados, mas que pelo menos haja uma avaliação da situação. Digo isso no caso político mais comentado no momento, que envolve o ex Presidente (bigodudo) José Sarney. Era simples. As acusações feitas seriam apuradas...alguns ex alguma coisa iriam depor e daí sairia o veredicto final, mas as coisas não foram assim. Resultado, nem o PT acredita mais no próprio PT. Marina Silva abandonou o partido para se filiar ao PV e, quem sabe, tentar uma vaguinha no Planalto no ano que vem. Voltando ao caso Sarney, se o objetivo era firmar as alianças com o PMDB, o tiro saiu pela culatra. O arquivamento dos processos não apenas dividiu opiniões no PT, como também abriu novamente a discussão sobre a integridade de Dilma Rousseff, principalmente após as declarações de Lina Vieira, ex-secretária na Receita Federal (olha a ex alguma coisa aí).
Nesse contexto, chega o PSDB, cheio de pompa,como se o real objetivo do partido fosse defender os interesses da população para apontar e criticar a administração do PT. Acho que o único partido que ainda teria direito de reclamar algo seria o PCO (Partido da Causa Operária), que nunca chegou ao poder. O que acaba gerando grande indignação é o fato de saber que toda essa discussão se trata apenas jogos de poder e interesses eleitoreiros. Onde nós ficamos nessa história toda? Só com a indignação na memória, e com o gosto amargo na boca da pizza que fomos forçados a engolir.

Mundo Negro - O Rappa

Oh oh oh.oh Oh oh oh oh Oh oh oh oh Oh oh oh Oh oh oh oh sound power
Oh oh oh oh sound power
Oh Oh Oh Oh
Essa história começa mais ou menos assim:
Que bloco é esse?
Eu quero saber.
É o mundo negro que viemos mostrar pra você (pra você).
Que bloco é esse?
Eu quero saber.
É o mundo negro que viemos mostrar pra você (pra você).
Somo crioulo doido e somo bem legal.
Temos cabelo duro é só no black power
Somo crioulo doido e somo bem legal
Temos cabelo duro é só no black power.
Que bloco é esse?
Eu quero saber.
É o mundo negro que viemos mostrar pra você (pra você).
Que bloco é esse?
Eu quero saber.
É o mundo negro que viemos mostrar pra você (pra você).
Branco, se você soubesse o valor que o preto tem.
Tu tomavas banho de piche, branco e, ficava preto também.
E não te ensino a minha malandragem.
Nem tão pouco minha filosofia, porquê?
Quem dá luz a cego é bengala branca em Santa Luzia.
Meu Deus
Que bloco é esse?
Eu quero saber.
É o mundo negro que viemos mostrar pra você (pra você)
.Que bloco é esse?
Eu quero saber.
É o mundo negro que viemos mostrar pra você (pra você).Vai!
Oh oh oh oh Oh oh oh oh Oh oh oh ohOh Oh Oh Oh Oh Oh
Essa história se resolve a bateria e voz
Que bloco é esse?
Eu quero saber
É o mundo negro que viemos mostrar pra você (pra você)
Que bloco é esse?
Eu quero saber?
É o mundo negro que viemos mostrar pra você (pra você).

Consumidor é espancado no Carrefour em São Paulo

O Carrefour foi protagonista de uma história revoltante... Um cidadão de bem aguardava sua esposa sair do supermercado com as compras encostado em seu próprio carro onde sua filhinha dormia. Até aí seria uma cena normal em família senão fosse interrompida pela truculência dos vigilantes da rede varejista. O consumidor foi abordado, humilhado e espancado pela segurança do Carrefour que o acusou de ser ladrão e de ter várias passagens pela polícia. O homem tentou avisar que não era nada daquilo, mas não adiantou já que foi covardemente agredido por ter sido confundido com um criminoso. A imprensa afirma que o espancamento só ocorreu porque o chefe de família era negro. Caso isso seja verdade é um absurdo que até hoje as pessoas façam distinção devido a cor da pele e pior tenham atitudes agressivas. Desde quando ser negro é sinônimo de mau caratismo e de banditismo? Vale lembrar que o Brasil é um país mestiço por natureza portanto antes de cometer algum tipo de "racismo", os vigilantes do Carrefour deveriam ter pensado que isso poderia ter acontecido a um parente deles. Deveriam ter lembrado principalmente que todos os homens são iguais perante a lei e que todos são inocentes até que se prove o contrário. Valores básicos que qualquer pessoa conhece. Somos todos irmãos porque somos filhos de Deus isso já é suficiente para que tratemos o próximo com dignidade e respeito!
Estou profundamente irritada com o Carrefour por cultivar uma cultura tão preconceituosa. Onde está a responsabilidade social da empresa? Ah! Ela existe só para gerar mídia afinal não comprar carne de áreas desmatadas é muito mais midiático do que tratar as pessoas com amor e respeito no dia-a-dia...


Quer conhecer na integra a reportagem sobre esse caso?


*****************************************************************************

RELEMBRANDO...


Em junho, o Útil ao Inútil postou um texto entitulado "Quando a esmola é demais o santo desconfia" cujo tema era marketing social e a hipocrisia empresarial. A postagem contava que o Wal-Mart, o Carrefour e o Grupo Pão de Açúcar assinaram um acordo no qual não comprariam mais carne de frigoríficos de áreas onde houvesse desmatamento comprovado. Em seguida, o Wal-Mart foi acusado de vender produtos maquiados e fora da validade no Rio.

Então! Agora é só aguardar pelo escândalo do Grupo Pão de Açúcar...

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Chega de fumaça!!!

Nesta segunda-feira, dia 17, o governador Sérgio Cabral assinou a Lei Áurea para os Não-Fumantes mais conhecida como Lei Antifumo. A medida vale para todo o estado e será posta em prática em 90 dias após a publicação.

Ufff!!! Até que enfim liberdade para os pulmões de pessoas não-fumantes!

Em São Paulo onde a lei já existe e já está sendo muito bem fiscalizada ainda tem fumante cara-de-pau que afirma ser um absurdo a lei! Marcia Goldsmith é um deles... Apareceu no CQC criticando Serra e a Lei Antifumo paulista. Ela alega ser falta de liberdade ... olha que tamanho egoísmo... E nós não-fumantes que somos reféns dessa maldita fumaça que eles lançam com aquele ar altivo de prazer como se tivesse provando o mais delicioso vinho... nós nunca tivemos liberdade para sermos saudáveis! Eles tentam matar a gente todo dia e fica por isso mesmo? Não já chega! Contagem regressiva para uma Nova Era! Espero que no Rio a fiscalização seja eficiente!


Se quiser saber mais!

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Sobre Fé e religiosidade

Todos os ataques televisivos entre Globo e Record sobre desvios de dinheiro de fiéis da Universal para bens privados dos pastores e da instituição igreja me fizeram pensar um pouco sobre fé e religiosidade.
Do meu dicionário comprado durante o primário (proveniente de uma lista de material escolar de um colégio católico) está a seguinte definição:
: Primeira das virtudes teologais. Crença religiosa; Adesão de espírito a que considera verdadeiro; crédito. Afirmação; declaração. Testemunho de certos funcionários que têm força em juízo.
Como se pode perceber talvez por declarações tão ambíguas não é por acaso que muita gente tenha ido parar na Universal. O próprio dicionário define coisas divergentes como crença religiosa ser sinônimo de fé. Desde quando afirmação e declaração são sinônimos de fé? Na minha vida tomo como realidade a definição Adesão de espírito a que considera verdadeiro. Fé para mim é acreditar e confiar em algo ,não porque me dizem para o fazer, mas sim porque sinto fortemente que estou no caminho correto. Porque a consciência (ou algo maior) indicou aquele caminho. Fé é um adjetivo que só deveria ser creditado a Deus. Quem tem fé no ser humano se decepciona. Não pensem que sou pessimista, caros blogueiros, porque não sou! O homem não é divino, ele foi criado para errar e dessa forma aprender mais uma dica nesse joguinho chamado vida. Fé é algo muito íntimo para creditar a quem está tão passível de errar quanto você! Fé somente naquele que é perfeito: Deus! As religiões são alguns dos caminhos apresentados para praticarmos a fé, mas deveríamos pensar também que todas as religiões (sem exceção) foram criadas e geridas por homens. Essa é a equação que tenho em mente: Homem= imperfeição= religião X Fé = superior = Deus.
Me indigno com o que aconteceu na Universal, mas não foi uma decepção para mim sob essa ótica que acabo de explicar. O ser humano é dotado de defeitos (vaidade, ganância, orgulho, soberba etc...) e os líderes religiosos não são muito diferentes (claro que todo mundo é dotado de qualidades e defeitos diferentes) já que não passam de simples mortais. Deus é um sentimento superior nos corações humanos. Muitas pessoas sentem e compreendem o conceito divino desde que nasceram, mas cada uma sente de forma diferente. As religiões existem para que possamos nos religar ou colocar em prática o amor que o Senhor nos ensinou, mas infelizmente alguns fiéis (não só da Universal) acabam por misturar o conceito fé e religiosidade. Acabam indo as igrejas porque buscam e acreditam no que o homem diz e se esse homem decepcionar, o fiel acaba por culpar a Deus por tudo (e Deus tem a imagem arranhada para aquele que se decepcionou).
Bom, aqui expus minha forma de pensar, não espero caros blogueiros que vocês concordem com alguma coisa acima escrita, mas o objetivo principal desse texto é convidá-lo a reflexão sobre os conceitos fé e religiosidade! Espero ter conseguido...

Sobre o protestantismo

A Universal, que infelizmente é a vertente mais conhecida do protestantismo no Brasil por não-protestantes devido ao seu dinheiro e seus escândalos, tem uma estratégia materialista para atrair fiéis. Se algum dia , blogueiro, você tentar assistir um programa evangélico deles verá que o foco é mostrar pessoas que saíram da miséria (ex-mendigos, ex-prostitutas, ex-viciados) e mostrar a virada em suas vidas (sempre viram empresários que ostentam). O dinheiro e o materialismo são os argumentos dos pastores que tem como templo um palacete na zona norte do Rio. Chega a ser ofensivo é como um oasis no deserto. Eles creditam todo o sucesso material a graça divina e a fé humana. O discurso é sempre o mesmo: Acredite em Deus que ele te dará muito dinheiro.
Mas vale a pena lembrar que esse pensamento não vem de hoje! Basta pegar um de seus livros de História e lerá que o protestantismo surgiu para que o dinheiro deixasse de ser considerado pecado (uma porta para o inferno) . Ele veio para acabar com a concentração de dinheiro nas mãos de nobres e clérigos da igreja católica. Ou seja, uma religião revolucionária, mas sob medida para os burgueses.
Não cabe a mim julgar se isso é errado ou não, mas vale a pena lembrar que a riqueza material é praticamente um valor implícito nas religiões protestantes. A Universal prioriza a riqueza material ostentada, porém muitas outras não dão o mesmo destaque, priorizam a fé, o amor e a caridade...

domingo, 16 de agosto de 2009

AXL, Walter Benjamin e o futuro da indústria fonográfica

Eu sei, o Ex gordinho, atual predador (Versão Albina), AXL merece descanso, mas é impossível não comentar a última notícia envolvendo o astro decadente. A pérola da vez, diz respeito a Kevin Cogill. Para quem não sabe, ele foi o blogueiro responsável pela divulgação (ilegal) do Chinese Democracy, mesmo antes do lançamento oficial do CD. A sentença: dois meses de prisão domiciliar...Agora vem a pergunta. Pra quê? Penalizar um internauta não vai acabar com as transferências de arquivos via internet. A grande indústria fonográfica ainda dá os primeiros passos rumo à modernidade. O cinema, por exemplo, começou a reagir aumentando a qualidade das exibições nas telonas e aprimorando as tecnologias de filmes em 3D. Bons exemplos são as animações recentes, que apresentaram grande avanço no 3D e filmes como Batman- O Cavaleiro das Trevas que aprimorou o uso do I-MAX. A televisão já colhe os louros do advento da TV digital e promete até retomar o seu lugar ao sol desbancando a internet. Esses caras já descobriram o que fazer para conquistar a geração “ponto com”. Enquanto isso vemos a indústria fonográfica insistir no modelo falido de divulgação dos cds. Os poucos lampejos de esperança vem de grandes nomes da música que se aventuram e tentam popularizar formas alternativas de divulgação das músicas. Bons exemplos, o White Stripes lançou há dois anos uma edição especial do sexto CD da banda/dupla em pen drives para colecionadores. Outra boa tentativa? O Radiohead que lançou o In Rainbows pela web e permitiu que o consumidor escolhesse quanto gostaria de pagar. Nessa brincadeira a banda faturou milhões. Outro exemplo? Madonna. O CD Confessions on a dance floor tem todas as faixas emendadas (não seria uma crítica a sociedade MP3?). No Brasil também temos bons exemplos. O Pato Fu fez a divulgação e venda do último cd todo em bancas de jornal. Enquanto isso as grandes gravadoras se perdem em tentativas frustradas. A última estratégia foi o lançamento de digipacks e music packs, que são as edições dos cds com menos faixas e sem material gráfico (nem preciso dizer que se for pra comprar um CD sem encarte, é melhor baixar). Há quem dia que o vinil irá voltar. Não vejo isso de uma forma ruim. A facilidade de acesso às músicas fez com que a aura artística fosse perdida. Nessas horas a gente entende Walter Benjamin e sua visão sobre a reprodução da arte e a mudança de relação artista/público. Que deixou de ser contemplação e passou a ser consumo. Mas e agora? Como fazer para manter a existência das gravadoras? O Coldplay, por exemplo, quase saiu da EMI no ano passado...mas isso é assunto para outra conversa...Só fica a dúvida no ar....O que será da indústria fonográfica nos próximos anos?

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Démodé

Durante o trajeto Niterói – São Gonçalo, lembrei-me que havia um drops paquera na minha mochila, pra sorte minha não é?! Foi o passa-tempo da viagem já que a distância é um tanto longa! Ao tentar abrir o drops para deliciar-me com as Hard Candies procurei aquela fitinha pra puxar em volta e não encontrei... Tive que rasgar o papel todo... Fiquei puto, quase caiu a balinha de morango no chão! Quem hoje em dia quer abrir uma embalagem se não for com a fitinha? É ótima para abrir biscoito, é mais fácil... apresenta menos risco do biscoito cair ou esfarelar! Gosto de refletir sobre essas pequenas coisas e encarar que cada vez mais nos tornamos escravos do que a indústria oferece. Comodidade – pagamos para tê-la! Mas será que estamos bem servidos? Hoje em dia comodidade é um serviço oferecido por grande parte das empresas. Vemos bem isso no serviço delivery, débito automático etc. Meu pai já dizia “é a Globalização”... no seu modo mais pessimista de ver as coisas. Nos dias de hoje tudo é tão cômodo, você pode fazer quase tudo sem sair do lugar. Não é a toa que a obesidade se tornou o mal do século! Priorizamos o mais fácil e prático, desde a fitinha para abrir uma embalagem até alimentos congelados (semi-prontos) para dar conta da correria do dia-a-dia. Sei que ter o controle remoto nas mãos é maravilhoso... isso quando se tem TV à cabo, mas a vida não é só isso! É interessante sair, como diz vovó: “ver as modas”, viajar, ler um livro... pode ser aquele perdido no meio da estante.

É tentador, a tecnologia nos envolve! Um individuo socialmente ativo não vive sem computador, celular... E já que chegamos a esse ponto, que os serviços oferecidos sejam eficientes!!! Sem a fitinha não dá!

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

P&R e alguns trocados

Parece que uma nuvem negra anda rondando a cabeça dos Fans do Gn’R, atual AXL Rose ‘n band. Parece que o rock star decidiu não fazer mais a divulgação do recém lançado Chinese Democracy, cd que o cantor dedicou 15 anos no processo de gravação. Isso se deve ao fato do cd não ter ido bem nas vendas, mesmo após toda a mídia espontânea gerada antes do seu lançamento. É verdade que parte dessa divulgação foi negativa, já que essa história virou a piada mais contada no mundo da música nos últimos 10 anos. Quem não se lembra dos comentários ácidos feitos na antiga rádio Cidade (principalmente na fase Rock in Rio?). Hoje AXL está recolhido e não quer mais falar sobre o cd ou trabalhar na divulgação. Justiça seja feita, o CD é bom, mas não é Guns ‘n Roses. Aqueles que ainda tinham alguma esperança na reunião do Gn’R podem descartar a possibilidade. Em recentes declarações AXL descartou completamente a possibilidade de voltar a tocar com Slash. Como esperança é a última que morre, e até o B 52 saiu da tumba para garantir uns trocados, basta esperar um pouco para ver essa reunião acontecer. Afinal essa estratégia rendeu bons frutos (financeiramente, claro!) para a indústria fonográfica nos últimos anos. Vide o retorno de nomes como Smashin Pumpkins, Spice Girls, New Kids on The Block, Mutantes entre muitos outros. Pensando na rentabilidade, o retorno do Los Hermanos e do Guns é praticamente certo.

Cartoon

Madonna, Lady GaGa e Amy Winehouse viram desenho e são personagens confirmados em uma das historinhas da "Turma da Mônica", criadas por Maurício de Souza. O cartunista ainda não divulgou nada sobre o enredo. O desenho das cantoras foi divulgado no Twitter da filha de Maurício.
Tá uma graça não é?! mas essas três de anjinhas... só em historinhas mesmo! rs.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Minha Alma - O Rappa

A minha alma tá armada e apontada
Para cara do sossego!(Sêgo! Sêgo! Sêgo! Sêgo!)
Pois paz sem voz, paz sem voz
Não é paz, é medo!(Medo! Medo! Medo! Medo!)

As vezes eu falo com a vida,
As vezes é ela quem diz:
"Qual a paz que eu não quero conservar,
Prá tentar ser feliz?"

As grades do condomínio
São prá trazer proteção
Mas também trazem a dúvida
Se é você que tá nessa prisão
Me abrace e me dê um beijo,
Faça um filho comigo!
Mas não me deixe sentar na poltrona
No dia de domingo, domingo!
Procurando novas drogas de aluguel
Neste vídeo coagido...

É pela paz que eu não quero seguir admitido
É pela paz que eu não quero seguir
É pela paz que eu não quero seguir
É pela paz que eu não quero seguir admitido

O cotidiano e o panoptismo...

Para você como seria uma prisão ideal? Nunca pensou sobre o tema? Um francês chamado Michael Foucault já pensou e muito sobre o assunto. Para ele a prisão ideal seria aquela em que o prisioneiro pode ser visto de todos os ângulos pelos vigilantes. Haveria uma torre de segurança que vigiaria 24 horas os presidiários. Teoricamente eles deixariam de fazer coisas ruins por saber que estão sendo vigiados, mas sem saber onde está a vigilância. O panoptismo é exatamente a lógica dos reality show como Big Brother e cia.
O que o visionário Foucault idealizou foi aproveitado para muitas coisas no Brasil menos para o sistema carcerário. Um cidadão num simples passeio pela cidade é vigiado quase que o tempo todo. Ao sair da porta de casa ele é vigiado já no corredor e no elevador pelo circuito interno de vídeo do condomínio. Em seguida na calçada em frente a praticamente todos os edifícios que passar, ao entrar no ônibus ou no metrô continua sendo vigiado (fora as câmeras espalhadas pelas ruas pela prefeitura e pelo estado). É de enlouquecer qualquer pessoa pensar nisso ...
A secretaria de segurança pública agora está instalando torres de segurança pelas vias expressas do Rio como forma de tentar conter a violência. Mais um ponto para Foucault! O problema é que os cidadãos de bem acabam por ser mais vigiados do que propriamente os bandidos que mesmo presos fisicamente ainda conseguem cometer crimes (como aconteceu com presidiários que tiveram a pena aumentada recentemente por praticarem golpe pelo telefone dentro de Bangu II). Esse sistema de vigilância permanente chamado pelo filósofo francês de panoptismo já é realidade no Brasil e no mundo. Toda essa invasão de privacidade apesar de tudo também tem um lado bom, as imagens muitas vezes ajudam a polícia a desvendar crimes. Mas pouco adianta já que dentro da cadeia não há o mesmo sistema. Assim como eu, quem nunca visitou um presídio tem a impressão de que lá dentro as coisas fluem na maior liberdade e nós aqui fora que somos mantidos em cárcere privado e sobre exaustiva vigilância e punição!

Quer saber mais sobre Michel Foucault? Dê uma olhada:

http://www.unb.br/fe/tef/filoesco/foucault/