sexta-feira, 13 de novembro de 2009

"Educação para todos"... Quando?


O resultado da ação de vândalos que sentem necessidade de se "expressar" depredando patrimônios públicos é algo revoltante porém comum nas grandes cidades. Por todos os lados é pichação e transportes coletivos destruídos... mas como mencionei, é um fato comum... passa despercebido.
Dentro de conduções públicas não é difícil encontrar genitálias masculinas desenhadas no assento do banco e mais abaixo escrito "sente aqui". Recadinhos... ou mesmo siglas de facções criminosas! Até aqui tudo bem... Contudo, em minha mais recente viagem não pude deixar de ficar pasmo... sei que o analfabetismo é um grande problema no Brasil, mas querer expor isso em uma parede de ônibus é demais! O problema é que certamente o indivíduo que rabiscou o automóvel não tem noção do seu desconhecimento ortográfico! Caros blogueiros, pensem comigo... esbarramos mais uma vez na questão da educação! Algo libertador e construtivo... mas que ainda não está ao alcance de todos como é possível ver.


4 comentários:

  1. O interesante é perceber que os erros de português são recorrentes até mesmo em grandes publicações. Na Revista Super interessante, por exemplo, todo mês tem (no mínimo) uns 3 erros. Outro fator são as linguagens de internet. Já percebeu quantas pessoas aderem ao "Miguxês" ou à linguagem "fonética", como idioma adotado para se expressar em blogs. Não é muito difícil encontrar textos iniciados da seguinte forma " Eu axu..." e por aí vai. A questão é saber quando a utilização de uma linguagem alternativa vai afetar a linguagem padrão.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Eu mesmo sou vítima do Português... principalmente ao escrever na internet! a digitação não acompanha o pensamento!
    Nossa língua é complexa e as normas gramaticais são inúmeras! Não vou dar a desculpa q fui alfabetizado em inglês pq não cola! hahahahaha... Estou aqui para aprender mais, vc's não?! De fato "o insucesso é estímulo para recomeçar com mais inteligência". Não recordo onde li isso, mas é interessante!

    ResponderExcluir
  4. Vandalismo é falta de caráter! Vai da índole da pessoa... Pichar ônibus mesmo que de repente seja uma forma de protesto ou por brincadeira é se enganar, já que todos usamos o coletivo e se volta contra a gente mesmo tal atitude... É muita ignorância assim como pichar muros... mas realmente vai da índole... Não é na escola que se aprende índole vem de casa e principalmente de si próprio...
    ¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
    O erro de português é um capítulo a parte... a escola pública vem sendo sucateada há décadas no nosso país, às vezes por mais que o aluno queira o conhecimento, ele acaba por se desestimular com a metodologia ultrapassada do quadro negro, do giz e da decoreba... Professores se desestimulam com salários miseráveis e condições precárias e por consequência o aluno vai pelo mesmo caminho... Tem jeito para educação no Brasil, mas tem que começar do reconhecimento de uma das profissões mais importantes do mundo: o magistério... Infraestrutura nos colégios, salários dignos e consequentemente entusiasmo na hora de ensinar são algumas das soluções ao meu ver...

    ResponderExcluir