segunda-feira, 21 de maio de 2012

Você respira direito?

A respiração diafragmática pode melhorar a ansiedade e até a pressão alta
Nariz perfeitamente desobstruído? Acho que nunca senti essa sensação... Eu seria uma pessoa com saúde de ferro se não fosse a bronquite, rinite e sinusite... Chega maio e começo a ter todos esses problemas que costumam perdurar, em sua fase crítica, até agosto. Eu particularmente odeio ir a médico e odeio tomar remédios. Tenho procurado alternativas naturais e menos brutais para o meu corpo. Além de pesquisar bastante na internet (estou também lendo um livro de Medicina Tradicional Chinesa),  como sou espírita, fui a sessão de energização e cromoterapia do grupo que frequento. Ao deitar na maca, a entidade médica que me atendeu me deu inúmeros conselhos, que tenho buscado incluir no meu cotidiano, mas um em especial me deixou intrigada. O médico espiritual disse que eu preciso aprender a respirar. Mas como assim? Eu já não sei? Não é uma das poucas coisas que se nasce sabendo? - eu pensei.

Costumo assistir também o programa Saúde Emocional do canal por assinatura Bem Simples. E hoje o tema foi respiração diafragmática. Os terapeutas informaram como se fazia e quais os malefícios da má respiração para a saúde. Imaginem que vai desde de dor na coluna passando por problemas para dormir até aumento de pressão arterial (além das ites de que padeço como mencionei no início do post). A respiração diafragmática ( a correta e que é usada até por cantores) pode melhorar até no tratamento de Síndrome do Pânico e evitar a ansiedade. Claro que percebi, depois disso tudo, como a entidade médica tinha razão. Eu não sei respirar corretamente.... Mas depois do programa fui caçar no YouTube as técnicas para fazer a respiração corretamente e abaixo estão alguns vídeos que eu encontrei.

Estou treinando intensamente aqui em casa, mas o vício de respirar errado é quase automático. Vou dedicar 20 minutos do dia para me concentrar na respiração diafragmática e me consertarei sempre que eu detectar o erro. Será um longo processo,  mas para os meus problemas de saúde creio que valerá muito a pena. Após assistir os vídeos se pergunte: Eu respiro direito? 

4 comentários:

  1. pra vc o negócio tá feio! aprenda a respirar!

    ResponderExcluir
  2. "Que a cada manhã a sua coragem acorde bem juntinho de você, sorria pra você, e o convide para viverem uma história toda nova, apesar do cenário aparentemente costumeiro."

    Caio Fernando Abreu



    adorei aqui, e com certeza ficarei :)

    estou seguindo..
    retribui??

    beijos
    http://momentosdapathy.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Bom Bruno não deve ser a toa que sofro de alergias e bronquite RS.

    ResponderExcluir