quarta-feira, 15 de junho de 2011

Jogos sobre Sustentabilidade

É desde pequenininho que se aprende a ser sustentável! Essa é a tendência em educação infantil. A empresa Barcelonya lançou o Ethica, um jogo educativo que fisicamente até lembra o Monopoly (Banco Imobiliário), mas ensina sobre finanças e cuidado com o meio ambiente. Vence o jogo a família mais ética e sustentável. O vencedor deverá ser capaz de fazer as escolhas éticas mais informadas sobre como podemos usar e investir o nosso dinheiro de forma socialmente e ambientalmente responsável.

Outra iniciativa interessante é o Jogo da Sustentabilidade que utiliza a figura dos recursos naturais para promover a conscientização ambiental infantil. Inspirado em um tradicional jogo africano a nova brincadeira leva as crianças a fazerem uma análise do uso da água, árvores, lavouras, peixes, animais selvagens, mel e pecuária. Os itens foram escolhidos tendo como base o ambiente ao redor do Lago Bogoria, no Quênia, local que inspirou a criação do game pelos estudantes da universidade britânica de Leicester.


Bom, infelizmente o Ethica ainda não está disponível no Brasil... Mas vamos torcer para que chegue logo! Para quem quiser treinar o inglês, é possível baixar o Jogo da Sustentabilidade no link abaixo (as regras estão lá tb!).http://www2.le.ac.uk/departments/interdisciplinary-science/outreach/sustainable-futures-resource



Boa sorte!

2 comentários:

  1. QUANDO O JOGO CHEGAR NO BRASIL, SERIA INTERESSANTE DISPONIBILIZÁ-LO EM ESCOLAS.
    NESSE CASO VOCÊ LITERALMENTE APRENDE BRINCANDO!

    ResponderExcluir
  2. Essa á uma ótima idéia! Eu não sei se o Ethica realmente virá para o Brasil, mas acredito que isso aconteça, afinal é a globalização!(Em homenagem ao seu pai)

    Em relação ao jogo da sustentabilidade, é possível baixá-lo em inglês (e as regras tb) no site http://www2.le.ac.uk/departments/interdisciplinary-science/outreach/sustainable-futures-resource

    ResponderExcluir