quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Por que eu gosto de Nelson Rodrigues?


Eu gosto de Nelson Rodrigues! Isso não é vergonha para ninguém nem mesmo para uma mulher... Há quem diga que ele era tarado e machista, mas é preciso lembrar que ele só representava em suas obras os valores vigentes na época com uma pitada de tragédia e incestos... Há quem considere incoerente minha admiração por Nelson Rodrigues (a começar por mim!), já que para muita gente eu sou feminista. Mas, vale lembrar que eu admiro mesmo é o autor não o homem, apesar da biografia dele ser muito interessante. Cheguei até a ficar com um pouco de pena do Nelson porque ele sofreu muito com a morte do irmão Roberto. Aliás, esse crime foi fundamental na construção do estilo “rodriguiano”.

Esses dias eu fui assistir “Senhora dos Afogados”, peça escrita em 1947 que foi censurada e só liberada em 1954. Eu gostei muito da peça (principalmente pela montagem que vi – leia sobre essa peça em: http://blahcultural.blogspot.com/2011/02/senhora-dos-afogados.html.). O texto não foi muito diferente das outras peças que li dele (não li todas – só algumas), mas gostei bastante principalmente porque apesar disso me prendeu até o final. Na trama não faltou incestos (Freud explica...), crimes passionais e as mulheres do cais (ele tinha uma estranha atração pelas prostitutas...). Depois de assisti-la, mais uma vez me questionei o porquê eu gosto de Nelson Rodrigues. Fiquei pensando e lembrando das obras e até um pouco da biografia e ai cheguei a seguinte conclusão. Gosto de Nelson Rodrigues porque ele era sincero, inovador e consequentemente polêmico. Ele pegava na ferida mostrando situações que a sociedade repudiava (e repudia!), mas não deixam de acontecer por causa disso. Mostrava o lado selvagem na alma humana e a hipocrisia da sociedade.

Tentei entender, tentei explicar, mas a verdade é óbvia. Gosto não é da ordem da razão nem da afinidade, mas sim das emoções... Admito sou incoerente e gosto de Nelson Rodrigues!
Onde tudo começou!

Engraçadinha: Seus amores e seus pecados ( minisérie da Globo -1995)

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Eu entendo o motivo de gostar de Nelson Rodrigues. Basta dá uma lida básica nas célebres frases dele! O que ele escreve é o que as pessoas vivem no dia a dia, ou imaginam, ou desejariam viver, para os que têm coragem de se despir de certos pudores... É uma leitura de identificação. A peça no qual você descreveu demonstra isso claramente, pelo fato dos atores fazer com o público interaja com a peça. Muito bom!

    ResponderExcluir
  3. Nelson Rodrigues é o cara msmo, é um ótimo autor, é super inteligente, e retrata como ninguém o modo de vida das pessoas, e ñ tem medo de ousar!

    Sua melhor obra, sem dúvidas, foi Asfalto selvagem, q originou a minissérie Engraçadinha, seus amores e seus pecados, assisti a minissérie no Viva, e recomendo, ela é ótima, e a abertura então, nossa, chego a ficar com orgasmo, q mulher é essa!

    ResponderExcluir