domingo, 18 de julho de 2010

A patética existência humana...

Sei que hoje é domingo e que o tempo está até melhor, mas esses dias frios e os últimos acontecimentos noticiados na TV me fizeram refletir a existência humana. Se você, caro blogueiro não quer se deprimir ou não quer pensar em coisas ruins é melhor não ler esse post... Eu não quero fazer ninguém ficar mal, mas preciso desabafar...




Como o ser humano é patético! Nasce sabendo que vai morrer e vive se restringindo de fazer coisas que deseja por medo (adivinha do quê? ) da MORTE! Quantas vezes deixamos de sair por medo da violência urbana, mas nos esquecemos que quando chega nossa hora até nossa própria casa pode cair literalmente sobre nossas cabeças e nos matar . Vivemos com a ilusão de que podemos escolher nossa morte... Quantas vezes deixamos de sair por aí e fazer coisas diferentes que nosso íntimo deseja, mas temos medo do que os outros vão achar. Quantas vezes deixamos de dizer a alguém o quanto o amamos porque achamos que amanhã a pessoa deve estar ali mesmo e deixamos para fazer isso só em ocasiões em que todos esperam que isso seja dito. Quantas vezes deixamos de viver o hoje porque temos a falsa certeza do amanhã. Quantas vezes pedimos a Deus para que alguém não morra, mas essa pessoa falece e ficamos com raiva de Deus como se a culpa fosse Dele...

A vida é um jogo que não escolhemos entrar, mas que somos obrigados a jogar e somos livres para fazer as jogadas que quisermos, se quisermos e quando quisermos, apesar de muitas vezes outras pessoas nos incluírem (sem nosso consentimento) em suas jogadas e por isso sofremos sem querer as consequências junto com elas. As vezes outras pessoas escolhem pela gente, as vezes escolhemos por outras pessoas... E assim o jogo continua... Ha punições, há prêmios, há mudanças contínuas, há estagnações, há medos, há falsas seguranças, há montanha russa emocional! A única certeza que existe nesse jogo da existência humana é a morte. Dessa ninguém escapa, mas todos fazem questão de ignorá-la porque se pensarmos nela a cada momento ficaremos loucos ou violaremos as normas morais estabelecidas pela sociedade.

Mesmo sabendo que a morte chega para todos, muitos seres humanos se consideram superiores a outros. Esquecem que por dentro anatomicamente somos iguais. (pergunta só ao cara do IML!) Esquecem que suas roupas de grifes e suas milionárias mansões não vão salvá-las do destino cruel chamado morte. Esquecem que seus corpos serão carcumidos pelos vermes da mesma forma que o corpo do mendigo que ignora na rua será. Alguns escolhem ser cremados para parecerem mais importantes (até porque são caríssimos, custam muito mais do que um simples enterro que já é bem caro diga-se de passagem!) ou então comprando jazigo em "zona sul" de cemitério ($$$). E assim vamos nos enganando pela vida a fora e pela morte a dentro...




Apesar de não saber quem, às vezes acho que alguém ri muito disso tudo (não, não acredito que seja Deus e não acredito no Diabo tb). Pensar nessas coisas me deixa ansiosa por viver mais! De aproveitar cada momento como se fosse o último... Mas para isso, eu teria que abandonar meu emprego e viver somente para isso e não sou milionária infelizmente... E mais uma vez me vem a frase: Como é patética a existência humana!!!

5 comentários:

  1. Um bom vídeo para ilustrar o texto é o "Dancem macacos, dancem": http://youtu.be/DRJqrLd7MrE, muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
  2. O texto é bom... Reflexivo. Na linha de teorias. Mas deixa a gente deprimido no fim de noite. ehehehe E o vídeo, sem dúvida W!, ilustra bem!

    Vou colocar o link lá no blog!

    ResponderExcluir
  3. Sempre q entro na net venho conferir o blog! dessa vez tinha q fazer outras coisas, ia só dar uma olhada rápida, mas quando comecei a ler o post ñ consegui parar... identifico-me totalmente com esses seus textos mais opinativos! sou seu fã viu!
    Ilusões, medo, INDECISÃO... INFELIZMENTE fazem parte da minha vida, mas estou trabalhando para que isso não domine minha patética existência.

    ResponderExcluir
  4. Gostei do texto..enclusive do video mostra mesmo tudo o q tem no texto.. e o texto trouse ñ só p/ mim mas tbm p/ os demais q leram esse texto: "Que da vida podemos fazer um conto de fada como tbm podemos fazer uma simples e inútel história de terror"!
    Adorei o texto PARABÉNS!!*;

    ResponderExcluir
  5. Acredito, ou quero acreditar, que o fato de identificarmos o quanto é patetica a existencia humana, e esta "pateticidade" em nossas vidas começa incomodar, já é um bom começo...porque a maioria de nós sequer percebem isto, nascem...vivem e morrem numa existencia praticamente inutil...."colocam no play"...e só reagem e nada causam e poucos realizam, mas percebam uma coisa, normalmente quem se incomoda...quem se sente incomodado com isto, são pessoas que estão em um patamar privilegiado, pois agem nao só reagem, o fato em si de estarmos dividindo aqui nossas angustias neste sentido, já é uma ação é atitude, como muitas outras que ja tomamos na vida e conseguimos mudar no minimo uma coizinha que seja! até o grito ou sua expressão é atitude, somos na verdade um pouco pessimistas e queremos resultados mais rapdos, imediatos, mas um passo de cada vez, um tijolo a cada tempo a seu tempo....as vezes um dia nublado e uma otima oportunidade para um belo banho de chuva, é dificil mas creio que temos que tentar ser um pouco mais otimistas, vermos outras possibilidades e respeitar um tempo que não é nosso, ter certezas de coisas que não se vê, mas se formos justos e rever nossos valores, quase sempre temos muito mais que precisamos, so não aprendemos ver isto, talvez até mesmo por nossa natureza realizadora.
    Parabens pelo texto e blog.

    ResponderExcluir