sexta-feira, 9 de abril de 2010

Soterramento : Nunca imaginei...


Quando eu era pequena adorava assistir o Boris Casoy apresentando o TJ Brasil do SBT (se lembram?). Talvez ele tenha sido minha maior inspiração ao escolher o jornalismo para me formar. Mas nunca imaginei que um dia o mesmo Boris Casoy daria uma notícia que impactaria minha família paterna inteira...
Estou cansada de ver tragédias nos noticiários (e sinceramente elas nunca me comoveram de verdade), mas nunca imaginei que um dia (EU = insensível criatura) iria me debulhar em lágrimas por causa de uma delas. Nunca imaginei que um dia ao chegar no trabalho, ao assistir meu primeiro jornal, me depararia com a imagem de um primo passando rapidamente em uma matéria. Nunca imaginei que ele estaria no pior momento da vida dele. Nunca imaginei que ele estaria desolado olhando para escombros e sujeira procurando seus pais e seu irmão mais novo que lá embaixo estão até agora...
Durante a cobertura da tragédia de Angra (na virada deste ano) um dia me deparei pensando que ser soterrada seria uma das mortes mais trágicas para mim. Nunca imaginei que três membros da minha família passariam por isso ( o soterramento) ...
A expectativa é terrível, mas não saber se há reais esperanças deles estarem vivos é muito cruel até para mim que não tinha grandes intimidades com eles. A agonia pela espera de um resgate é dolorosa demais. Procurar de IML e IML como um primo meu está fazendo é no mínimo aterrorizante. Nesses dias só temos contado com os bombeiros (verdadeiros heróis!) e com a cobertura jornalistica... Algumas totalmente cruéis e sensacionalistas, outras mais racionais divulgando dados e mostrando imagens ao vivo do local. É o jornalismo é mesmo uma profissão muito importante...
Apesar de todos os índicios serem negativos, aqui em casa ainda mora a esperança! Em Porto Príncipe no Haiti algumas pessoas foram resgatadas vivas com mais de 7 dias debaixo de escombros.
A nós parentes só resta assistir as coberturas jornalísticas e orar! Orar para Deus dar força a todas as vítimas para que resistam firmemente (inclusive aos nossos parentes), orar para que os bombeiros sejam competentes e persistentes. Orar para dar força também aos sobreviventes!

Peço que todos que estejam lendo isso que por favor orem por todos, mas especialmente por Paulo Sérgio Laranja Affonso, Sônia Esteves e Pablo Esteves Affonso! Um pedido especial de oração para Paulo Roberto Esteves Affonso que escapou da tragédia, mas viu sua família ser engolida pela terra e está inconsolável....
Abaixo matéria sobre o drama do meu primo Paulinho no G1

DOAÇÕES PARA NITERÓI

Doações de alimentos, roupas, produtos de higiene pessoal, colchonetes e água podem ser encaminhadas para os seguintes locais:

EM Paulo Freire - Rua Soares Miranda, 77 - Fonseca.
Telefone: (21) 2718-5121
Clube Canto do Rio - Rua Visconde do Rio Branco, 701 - Centro
Telefone: (21) 2710-0072
Colégio Salesiano Santa Rosa - Rua Santa Rosa, 207
Telefone: (21) 3578-9400
Centro Educacional de Niterói (Centrinho) - Rua Itaguaí, 173 - Pé Pequeno
Telefone: (21) 2611-0000 ou ID Nextel 81*7698 (Sr. Mauro - Responsável)
Colégio Estadual Guilherme Briggs - Rua Doutor Mário Viana, 625 - Santa Rosa
Telefone: (21) 2711-1966
Quadra da Acadêmicos do Cubango - Rua Noronha Torrezão, 560 - Cubango
Escola Estadual Alberto Brandão - Rua Castro Alves, 22 - Fonseca
Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea-RJ) - Inspetoria de Niterói - Avenida Roberto Silveira, 245 - Icaraí (em frente ao Campo de São Bento)
Plaza Shopping - Rua XV de Novembro, 8 – Centro.
Telefone: (21) 2621-9400 - Até 18 de abril
Instituto Abel - Rua Roberto Silveira, 19 e Rua Mário Alves, 2 – Icaraí.
Telefone: (21) 2195-9800
Terminal Rodoviário João Goulart - Rua Visconde do Rio Branco – Niterói (próximo à estação das Barcas)
Telefone: (21) 2719-1515


Que Deus abençoe a todos nós!

Ass: Anna Cecilia Fontoura Laranja

5 comentários:

  1. Esses desastres agente nunca espera acontecer... principalmente com agente ou pessoas próximas!
    é realmente emocionante ver a situação daquela gente!!! Também conheço pessoas q perderam tudo, minha família ajudou diretamente. É importante saber sobre os verdadeiros postos de doação... perto da casa da minha mãe, alguns seres desprezíveis estavam tentando se beneficiar das doações destinadas aos desabrigados e desalojados pela chuva. É mole?

    Sigo com minhas orações!!!

    ResponderExcluir
  2. Esses acontecimentos foram tão impactantes q por incrível q pareça a burguesia fluminense desviou o olhar do próprio umbigo e mostrou interesse em ajudar os desabrigados do Morro do Bumba. É bom lembrar q a ajuda precisa chegar não somente nessa comunidade. deslisamento, mortes... também aconteceram em outros bairros além de Viçoso Jardim. Também é fato que o trabalho que está sendo feito nessa região deve ser intenso, pois foi a área mais afetada pelas chuvas do estado do Rio.

    ResponderExcluir
  3. Isso é que foda! Tem pessoas que não tem nenhuma moral... para elas a lei é se dar bem $$$ fácil. Será que elas não pensam que um dia elas podem estar numa situação como essa ou pelo menos em alguma que o dinheiro de nada vai valer ... só mesmo a solidariedade das pessoas... Deixa Deus está vendo!!!

    ResponderExcluir
  4. Anna, estou revoltada e decepcionada com o governo de Niterói e Rio, por que não colocaram os militares nas buscas?? Os bombeiros estão sobrecarregados, por que não pediram ajuda a defesa civil de outros estados?
    Se fosse no exterior, o Brasil seria o 1° a mandar o exército pra lá, conforme foi com o Haíti.
    Aqui em campos todos estamos arrasados e chocados. Que Deus os proteja.
    O bombeiro falou que só vão poder procurar na parte da pizzaria sábado ou domingo ou segunda, se tivesse mais gente procurando, as chances de encontrá-los vivos aumentaria.

    ResponderExcluir
  5. Concordo com vc. Eu confio nos bombeiros, mas realmente diante de tantas vítimas eles ainda são poucos. Parece que vão colocar gente da marinha e exército pra ajudar, mas não sei se é verdade...
    Eu tenho fé em Deus! Nada é impossível para Deus. Se for da vontade DELE eles estarão vivos esperando por resgate, mas se isso não acontecer é pq a missão deles na Terra já acabou e estão num lugar muito bonito.
    Peça para o pessoal aí rezar. Eu coloquei os nomes deles numa missa e vou colocar na minha igreja (mesmo eu não podendo ir por causa do trabalho, o importante é que o máximo de pessoas orem).
    Força para todas vcs aí
    Te amo prima!

    ResponderExcluir