quarta-feira, 14 de abril de 2010

GeoNit será criada! Por que só agora?

Precisou acontecer uma série de deslizamentos em Niterói (e claro ganhar foco dos meios de comunicação) para o prefeito Jorge Roberto Silveira (que dizia ter um caso de amor com nossa cidade) afirmar que irá criar a GeoNit. Depois de culpar a natureza, os moradores e por último o prefeito anterior (que por acaso já foi vice dele), Jorge Roberto resolveu dar ouvidos aos especialistas que em programas de televisão criticaram o município por não ter uma espécie de GeoRio. Coincidentemente esse órgão carioca foi fundado em 1966 quando a população também sofreu com as chuvas excepcionais.
Por que essa tal de GeoNit não foi criada antes? Será possível que Jorge Roberto Silveira e seus antecessores não aprenderam com outros exemplos de deslizamentos? Não adianta nosso prefeito dizer que Godofredo Pinto ignorou os estudos sobre o tema porque esse não é seu primeiro mandato. As comunidades niteroienses não surgiram na última década...
Espero que a GeoNit (projeto em parceria com a UFF) saia o quanto antes do papel! Correto seria ter tomado medidas preventivas para que vidas não tivessem sido tiradas drasticamente. Infelizmente o "inocente" Jorge Roberto não sabia de nada que acontecia nas favelas (aliás nenhum ex-prefeito também sabia) por isso não foi possível prever a tragédia...
A população terá que ficar de olho porque cada dia que passar a mídia ficará mais distante do Morro do Bumba. A partir da semana que vem nenhum jornal deverá noticiar mais nada sobre o assunto. Nosso prefeito poderá se acomodar de novo... Teremos que ficar de olho na Câmara Municipal também!!!

Voluntariado

Para encerrar e renovar as esperanças na bondade do ser humano, o Útil ao Inútil deixa você, caro blogueiro, com o bom exemplo de Sônia Braga! A atriz está ajudando como voluntária no Canto do Rio!

9 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. "COLOCAR A MÃO NA MASSA"... Bem, se essa fosse a intenção não haveria necessidade de eleições! Colocar a mão na massa é dever dos políticos. Em tese, quando são eleitos é para trabalharem pelo povo! As coisas só não estão piores porque a população é solidária e ajuda de todas as formas.
    Penso que catástrofes causadas pela natureza podem acontecer em qualquer cidade e na administração de qualquer governante, agora só acho pura hipocrisia o Sr. atual prefeito de Niterói vir a público e declarar que desconhecia os riscos eminentes de um deslizamento no Morro do Bumba, a favela surgiu em cima de um local que tinha sido aterro sanitário. Antes do soterramento, a prefeitura ainda sob a direção de Jorge Roberto Silveira fez obras de pavimentação nesse mesmo local e não fez estudos no solo da região?... putz! isso só mostra o descaso! infra-estrutura zero.
    .............................................

    Será que a Raquel Taranto é Assessora de Jorge Roberto Silveira? Suas lamentáveis palavras finais: "cale-se", como assim? Onde fica a liberdade de expressão? TEMOS QUE REIVINDICAR SEMPRE!!! Ao mandato de prefeito cabe a direção superior da admininstração pública municipal, portanto é a esse representante que a população deve cobrar respostas e explicações. Afinal, o prefeito deve trabalhar para o desenvolvimento da cidade atendendo os interesses da população.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Colocar a mão na massa? Eis aí uma possibilidade!

    "Amigos,
    estou participando de duas campanhas.

    - Uma é de ajuda aos necessitados dos deslizamentos no Rio. Eles pedem alimentos, cobertores usados, leite, materiais de higiene pessoal, tudo que nós usamos normalmente. Pode ser em dinheiro para mim... Ou repasso e os responsáveis pela entrega fazem as compras, ou eu mesmo vou e compro o que precisarem.

    - a segunda é para ajudar o Lar de Beth, casa que ajudamos sempre. É um lar que abriga crianças e jovens necessitados, sem qualquer ajuda financeira de terceiros (ONGs, Prefeitura etc). Algumas das crianças têm necessidades especiais. Fica em Niterói, município mais atingido pelas chuvas do Rio. Eles precisam de material de higiene e alimentos perecíveis. Além disso, estamos ajudando a reformar a casa onde moram, comprando material e dando suporte às obras. Um arquiteto já foi ao local e viu o que é necessário. Mas estamos precisando de ajuda financeira para seguir. Quem quiser ajudar com a reforma da casa, pode entrar em contato também, para maiores detalhes!"

    Quem quiser, só deixar o contato em meu blog: http://teoriasrabugentas.blogspot.com/ Apagarei o contato logo depois.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. É isso ai minha gente vamos aproveitar pq o IPI para os materiais de construção continua reduzido! Só consertando o erro de digitação do meu amigo Rabugento (alimentos NÃO perecíveis)!
    É isso aí minha gente mão na massa pq se a população não fizer e COBRAR os governantes não fazem! Lembrando que o número de voluntários no Canto do Rio tá ficando cada vez mais escasso!

    ResponderExcluir
  6. Não sou assessora de ninguém. Meu ramo é moda e arte. O que eu não aguento é ver esse monte de gente culpando as pessoas quando na verdade, agora agora precisamos colocar a mão na massa. Para quem não entendeu: Colocar a mão na massa = separem comida, roupa, material de limpeza e sigam até o posto de coleta mais próximo. Faça a sua parte que a parte do poder público eles vão ter que fazer de qualquer maneira.
    Se alguém se ofendeu com o "cale-se" é pq provavelmente só está sentado na cadeira do computador lendo e escrevendo sobre o assunto. Levante-se e vá fazer valer a sua opinião.
    Adoro meu nome citado... adoro discussões... não estou brigando com ninguém, e sim expondo meu ponto de vista.
    Não trabalho com política, e nem quero...
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Vale lembrar - em momento algum eu mandei o útil ao inútil se calar, ou excluí alguém do seu direito de liberdade de expressão, o que eu quero dizer é que recebo milhões de e-mails de pessoas escrevendo besteiras, quando na verdade, os desabrigados nesse momento precisam mesmo e da ajuda humanitária da população.

    ResponderExcluir
  8. A finalidade do Útil ao Inútil é realmente o debate! Ficamos felizes com a discussão sobre o tema. Só que é perfeitamente possível conciliar debate e ação. Uma coisa não exclui automaticamente a outra. Estou debatendo, mas pode ter certeza que também estou ajudando com doações. Não sinto necessidade de expor isso só estou o fazendo agora para exemplificar que uma coisa não impede a outra.

    Beijos: Anna Cecilia

    ResponderExcluir
  9. Com certeza foi muito triste o que ocorreu no morro do Bumba e em outras regiões da cidade de Niterói. Porém, tenho algo a dizer para a população do meu tão querido e amado Município:todos tem o habito de reclamar dos governantes mas ninguém se une para lutar pelos direitos. Lutar por melhores condições de vida,exigir asfalto, saneamento básico, boas escolas municipais, água encanada, tratamento de esgoto,etc. A população deveria ir para frente da Prefeitura, casa do prefeito, seja lá onde e cobrar esses direitos que são de uma população. Agora falou em cerveja, churrasco, copa do mundo, pagode, todos se reunem como se tudo estivesse uma maravilha. Para isso as pessoas tem tempo! As classes menos favorecidas é que sempre levam a pior. Mas também não contribuem muito para que melhore. Não aceitem meia duzia de pelanca, oferecida pelos políticos em época de campanha, para fazer churrasco. Lutem pelos direitos. Parem de pensaer em festa um pouco pois quando o porre passa, a realidade é dura!

    ResponderExcluir