quarta-feira, 7 de abril de 2010

Parabéns jornalistas!

Hoje é dia de parabenizar o profissional de comunicação responsável em contar a história da vida real, o jornalista. Para uma profissão de grande influência e apelo popular é necessáro ressaltar sua importância, função social e claro, atribuí-la responsabilidade!
No Brasil, diferentes datas rementem ao dia do jornalista como: 16 de fevereiro, dia do repórter. Dia 03 de maio, data da liberdade de imprensa, determinada pela ONU em 1993 e 1º de junho por ser dia da imprensa. Porém, a data nacional em que o dia do jornalista é comemorado deve-se a uma homenagem feita ao médico e jornalista, Giovanni Battista Líbero Badaró, personalidade marcante que encontrou "armas" no jornalismo para lutar por melhorias políticas e sociais no país. O jornalista foi morto por inimigos políticos em São Paulo dia 22 de novembro de 1830. A morte do jornalista gerou um movimento popular que levou a abdicação de D. Pedro I no dia 07 de abril 1831. E assim, um século depois, em homenagem a esse acontecimento, foi instituído pela Assossiação Brasileira de Imprensa o dia do jornalista.

Um comentário:

  1. Adorei! Nem sabia que dia 07 de abril era dia do jornalista...
    Vale lembrar que na época do império o jornalismo era meramente opinativo(publicista), logo não existiam matérias como hoje (nem conceitos como imparcialidade,objetividade, isenção). Infelizmente muitas pessoas morreram no Brasil por envolvimento com política não só na época imperial... muitos jornalistas morreram e foram torturados na época da ditadura... Vergonha para nós brasileiros, mas ainda bem que os tempos são outros!!!

    ResponderExcluir