domingo, 25 de abril de 2010

As piores novelas

Querendo ou não as novelas fazem parte do cotidiano do brasileiro. Mesmo sem assisti-las é possível conhecer os personagens e até saber o destino deles.... Para mostrar que nem só de novelas boas vive a TV brasileira, o Útil ao Inútil separou as piores novelas dos últimos tempos. Só para esclarecer, a lista dá prioridade as tramas mais antigas que as emissoras brasileiras fizeram questão de esquecer...

5

Rede Record: Estrela de Fogo (1998)
A trama marca a fase que a Rede Record começou a investir em tecnologia em novelas. Mesmo tendo custado caro para emissora, o retorno não foi o esperado e por isso entrou nesta lista. O elenco, como de costume, veio importado da geladeira da Rede Globo.



4


Rede Manchete:Amazônia (1991)
Depois do grande sucesso de "Pantanal", A Rede Manchete tentou repetir a fórmula, mas com uma inovação. "Amazônia" tinha a proposta de contar a história da exploração da floresta em duas épocas diferentes: 1899 e 1991 . A história seria ligada pela vida passada de alguns personagens. Mas, a audácia não deu certo e no capítulo 43 a trama original (que virou a 1ª fase da novela) teve um fim. A parte da década de 90 precisou ser aniquilada totalmente para dar espaço a história de época na fase 2 . Mesmo assim a produção deu um prejuízo enorme a emissora e ainda ficou registrada na história da teledramaturgia brasileira como uma das piores novelas. Deve ter marcado também, o início do fim da Rede Manchete....



3

Rede Manchete: Brida (1998)
A Rede Manchete não muito antes da hora da morte (quer dizer da falência) lançou a novela "Brida". Mais uma audácia mal sucedida evidentemente... A novela baseada no best seller homônimo de Paulo Coelho conseguiu ser a pá de cal para a morimbunda emissora. A direção era de Walter Avancini e a filha de Nelson Rodrigues era uma das autoras. Para se ter uma idéia, o livro tinha apenas 4 personagens, mas a trama da Manchete chegou a reunir 46 atores. Infelizmente esse milagre da multiplicação acabou se tornando um tiro que saiu pela culatra...
Protagonizando a desgraça Carolina Casting!



2

SBT: Marisol (2002)
Depois de comover o Brasil no reality "Casa dos Artistas" com seu drama pessoal, a então desconhecida Bárbara Paz caiu nas graças do Patrão. Silvio Santos deu a ela um emprego de atriz e a gaúcha teve o privilégio de protagonizar "Marisol" , um remake tupiniquim de mais um dos dramalhões mexicanos estrelado por Thalía. Pela história bizarra da trama, a péssima produção e atuações horrendas "Marisol" foi um grande fracasso. Para refrescar sua memória ,o par romântico era Bárbara Paz e Carlos Casagrande e o vilão ninguém menos que Alexandre Frota.




1
Rede Globo: O Mapa da Mina (1993)
"O Mapa da Mina" foi a última novela de Cássio Gabus Mendes. O autor morreu do coração bem no finalzinho da trama (será que a crítica teve alguma coisa a ver com isso?). Apesar dos bons atores como Fernanda Montenegro, Malu Mader entre muitos outros nomes conhecidos, o roteiro era bem peculiar e não caiu no gosto do público mesmo com as cenas de humor pastelão. Carla Marins (que agora está pagando mico no SBT) era a protagonista. Resumindo a história, um criminoso manda tatuar na bunda da filha do vizinho o mapa que leva a fortuna que ele e seus comparsas roubaram, mas tiveram que esconder. A criança cresce e se torna noviça só para dificultar o vilão, é claro!





Extras


Rede Globo: Kubanacan (2003/2004)

"Kubanacan" , novela de Carlos Lombardi, reunia os 3Ps que não poderiam ter dado certo juntos: Política - Pornochanchada - Pastelão. A novela se passava numa ilha fictícia no Caribe (Silvio Santos deve ter se amarrado depois de Hot Hot Hot!) que foi devastada por um furacão. Um golpe de estado foi dado e claro culminou numa ditadura... Paralelo a isso, um homem desmemoriado aparece do nada numa aldeia de pescadores e se apaixona por uma mulher por quem foi tratado quando esteve ferido.
Lendo assim, até parece ser interessante, mas a novela dia após dia foi caindo na apelação e se perdendo no roteiro.

Polêmica - O blog desconhece alguém que tenha entendido a cena final desta novela. Se você, caro blogueiro, por acaso a entendeu o Útil ao Inútil agradece e aguarda a sua explicação!



Rede Globo: Bang Bang (2005)

Uma novela de faroeste com nomes de personagens em inglês no horário das 19 horas não poderia ter dado certo... Pior ainda: Com Fernanda Lima (ex-modelo e ex-VJ) atuando pela primeira vez em novelas e logo como protagonista....
Muita audácia + Falta de senso = Pouco Ibope

A Manchete que conhecia bem essa equação!

5 comentários:

  1. hahahaha... Essas tentativas frustradas de outras emissoras, desconheço todas! aLIÁS, a maioria das novelas q não são da globo são de 2ª mesmo!
    Kubanacan merece um comentário a parte! o q foi a cena final? a personagem de Daniele Winits levando um tapa na cara... vou mandar um e-mail para o video show repetir a cena! hahahaha.
    Em Bang Bang vc acertou em cheio no X da questão! o verdadeiro motivo da baixa audiência hahahahaha.
    morri de rir com o post.

    ResponderExcluir
  2. Ah eu gostava das novelas da Manchete (Xica da Silva, Pantanal,Ana Raio e Zé Trovão). Até mesmo o SBT já teve seus dias de glória (As Pupilas do Senhor Reitor, Éramos Seis). Algumas novelas recentes da Record eu até gosto( mas é claro que Mutantes não tá na lista)! Eu acho que a maior diferença está mesmo na produção. As outras emissoras não tem $$$ pra investir. E no caso da Record que tem $, a produção fica com muita cara de cenário (parece uma coisa Televisa às vezes). Em relação a roteiro, a Record tem muitos diretores e autores que já foram da Globo... por isso melhorou consideravelmente!

    ResponderExcluir
  3. falando em mutantes... eles vão reprisar! deve ter feito sucesso para cometerem tamanha audácia!! Uma coisa é verdade, a record tem $, não sei pq os cenários são horrendos... produção porca! quando eles falaram do seriado "A história de Ester"... seria uma mega produção, tecnologia usada no filme "300"... putz tive q rir! acho q gastaram muita grana e faltou para um figurino decente, não podia ver Paulo Gorgulho... parece q colocaram um poodle na cara dele! rs.

    ResponderExcluir
  4. outra novela muito ruim foi metamorfose da record, audaciosa por estrear num domingo,mas tv otra coisa inedita trocou se eu nao me engano 3 vezes de autor tendo por ultimo leticia dornelles.q ta na reprise d amigas e rivais no sbt

    ResponderExcluir