quarta-feira, 17 de março de 2010

A arte de protestar ...


Protestar virou moda! Mais do que isso protestar virou uma arte! Enquanto na Tailândia opositores do primeiro-ministro jogaram sangue doado pelos próprios manifestantes na sede do governo para pressionar a dissolução do parlamento aqui no Brasil as pessoas sambam para apoiar o governador Sérgio Cabral! Contando assim nem parece que na semana passada Cabral chorou por causa da divisão dos royalties de petróleo com o resto do Brasil. E olha que a Emenda Ibsen nem foi aprovada hein (só a Câmara dos Deputados votou até agora!).
No Rio de Janeiro podemos classificar os protestos em pelo menos duas categorias: os populares e os eleitoreiros. No primeiro deles, os manifestantes (normalmente minorias) são reprimidos com a chegada da polícia quem não quer saber de nada e vai jogando spray de pimenta e bombas de efeito moral. Além disso, esse tipo de protesto também é muito conhecido por causar congestionamentos quando não acaba em fogo em ônibus... O segundo tipo (o eleitoreiro) normalmente atrai a grande massa porque é acompanhado de ampla divulgação na mídia e shows gratuitos. Eles costumam ser organizados por assessores de políticos que querem visibilidade. Exemplo: A passeata contra a emenda Ibsen amanhã às 16 horas que partirá da Candelária para a Cinelândia. Caravanas de todo o estado deverão lotar mil ônibus. No fim da marcha o público assistirá a shows de samba, funk e pagode. As barcas farão travessia grátis de Niterói para o Rio, às 15h, para os niteroienses que quiserem participar do ato. Além de claro ser ponto facultativo para funcionários públicos estaduais. A vantagem é que dessa vez a polícia não estará contra os manifestantes, mas sim os protegendo (pelo menos os artistas e autoridades com certeza!) .
Agora fica a pergunta será que dessa multidão engajada com a política fluminense pelo menos um terço saberá responder o que são royalties?

É protestar é mesmo uma arte... é quase uma magia!

Um comentário:

  1. foi até engraçado ver a multidão, palco, a globo dando maior cobertura, um verdadeiro showmíssio... ri muito, eu vi tudo em um link ao vivo que o "Globo Notícia" fez ao som de um Funk, e com uma letra... podemos dizer "engajada" hahahaha
    puxa esse protesto na Tailândia... dramático hein, q coisa mexicana! rs

    ResponderExcluir