É fato que a corrupção faz parte da política brasileira, mas não é exclusividade do nosso país. Prova disso é o Dia Internacional contra a Corrupção que é comemorado hoje. A data também foi convencionada em outros 8 países desde 2003. O objetivo é fortalecer a cooperação internacional para ampliar a prevenção e o combate à corrupção no mundo todo. Aqui no Brasil, o presidente Lula encaminha hoje para o Congresso um projeto que torna a corrupção crime hediondo. Alguns exemplos desse tipo de crime são homícidio, latrocínio (roubo seguido de morte), extorsão entre outros. Segundo Lula, é difícil combater a corrupção porque muitas vezes, o próprio corruptor se esconde atrás do falso moralismo. Muitos corruptores são os que mais falam mal da corrupção... O presidente acredita que caso vire lei, esse projeto diminuirá o forte sentimento de impunidade presente no Brasil.
Vc acha o Dia Internacional contra a Corrupção Útil ou inútil?
Não existe solução imediata para a corrupção, mas acho que esse projeto já é um passo interessante. Mas, os políticos deveriam ser julgados pela justiça comum como somos se cometermos delitos. Muitos políticos se sentem deuses que podem decidir o destino da nação e que nunca serão punidos por seus delitos.
ResponderExcluir************************
Acho que a corrupção é um karma do Brasil por causa dessa cultura do "jeitinho brasileiro". Sempre que podemos, nós cidadãos comuns, queremos levar vantagem em tudo e com os políticos não deve ser diferente só que com eles a tentação é muito maior $$$$ - não querendo defendê-los é claro!
A luta contra corrupção deve ser diária! é interessante o Dia Internacional... pois remete a cobranças, avaliações... um balanço de como estamos no quesito corrupção... é mais ou menos assim: o mundo é a Avenida, o Brasil é um carro alegórico... corrupção faz parte das alegorias e adereços.
ResponderExcluirO projeto do presidente é louvável. Em países como a Finlândia a corrupção é quase nula ou na China, ainda mais interessante, corrupção é um crime punido com muita severidade, as penas vão de longas estadas na prisão até o pelotão de fuzilamento.
VAMOS ADOTAR AS MEDIDAS CHINESAS?
Não sou a favor da pena de morte para nenhum crime, mas concordo que tenha que ser punido com muita severidade. Pelo menos se o projeto for aprovado eles terão que ficar na cadeia porque em crimes hediondos não se pode pagar fiança.
ResponderExcluirAdorei sua metáfora carnavalesca! Rs
A luta continua companheiro!