sábado, 3 de outubro de 2009

Rio 2016: Um olhar além da festa ...

As Olímpiadas 2016 serão no Rio de Janeiro, mas e agora o que acontecerá? Ontem foi só alegria! Uma onda de patriotismo invadiu a praia de Copacabana, antes só vista em final de Copa de Mundo (claro quando a seleção vence) ... Os pontos positivos do Rio agora são exaltados pela mídia a todo tempo e os negativos minimizados. Chega a ser irônico (para não dizer patético) presenciar os mesmos veículos de comunicação que divulgam notícias apocalíticas sobre a segurança do Rio durante 365 dias do ano agora chamarem a violência de pequeno detalhe na Cidade Maravilhosa ...
Muito se fala no legado que o maior evento esportivo do mundo trará para o Brasil. Muitas promessas foram feitas pelos políticos, mas só me pergunto uma coisa: Como prometer algo pelo próximo? Os governos federais, estaduais e municipais são trocados a cada 4 anos. Quem garante que os próximos chefes do executivo terão tanto empenho na preparação das Olímpiadas 2016 como os atuais? Nas entrelinhas acaba ecoando a palavra REELEIÇÃO! Enquanto os hospitaleiros brasileiros torcem pelos jogos olímpicos no país para atrair turistas, dinheiro e alegria, os políticos faziam mesmo era campanha eleitoral para 2016. Na prática, emprego, turismo e prestígio internacional estão garantidos com o evento. Para o carioca o que vai mudar mesmo é ampliação do metrô, mais linhas de ônibus, mais vias expressas e mais estádios /ginásios. A segurança pública será para inglês vê ( e também os turistas de todas as nacionalidades). Em grandes eventos internacionais acontecidos no Rio o que se viu foi o exército na rua durante aquele período específco e depois a violência voltou a ser rotineira. Espero que desta vez seja diferente! Não que eu queira o exército sempre na rua, não me agrada essa idéia pelo contrário... Eu quero é mudança profunda! Quero investimentos em educação, esportes, saúde que automaticamente a violência vai diminuir... Quero um futuro melhor para o estado do Rio e para o Brasil!!! Se a Copa e os jogos olímpicos forem um incentivo para as mudanças serem definitivas então seja bem-vindas ao Brasil!

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. P-E-R-F-E-I-T-O! Queria saber o autor.

    ResponderExcluir
  4. ANNINHA q postou... sou fã dela! sinto que esse blog tem sido um exercício p/ aprimoramento da nossa escrita, além de um ótimo lugar de desabafo!

    ResponderExcluir
  5. (MOMENTO DESABAFO/COISAS PENDENTES/ESCLARECIMENTOS)

    A criança existente dentro de nós está sempre a flor da pele!!! brincar, sorrir e se divertir faz parte, achamos essencial para vida!!! Porém, NÃO deixamos de ser adultos conscientes dos nossos deveres, responsabilidades e de tudo que se passa ao nosso redor!
    CONVIVENDO COM UMA PESSOA POR ANOS, ELA QUE REALMENTE VIVE O DIA... APRENDI QUE PENSAR DEMAIS AS VEZES NOS PARALISA! UMA PITADA DE IMPULSO PODE FAZER A DIFERENÇA.
    loucura... viagem né? hahaha...

    ResponderExcluir
  6. BRILHANTE!!!
    É exatamente isso... tim-tim por tim-tim! confesso que nunca fui muito patriota, mas percebo que isso vem mudando! fiquei diante da TV tocendo pelo Rio... não pensava muito nas Olimpíadas em si, estava mais voltado para os benefícios e avanços que ela traria para cidade. O reconhecimento da capacidade do Rio em sediar as olimpíadas foi demais! Não acreditava q o Brasil teria chance concorrendo com cidades mais modernas e altamente desenvolvidas, inclusive a maior rival Madri que já possuia cerca 80% do necessário para sediar os jogos. O vídeo de apresentação da candidatura do Rio foi emocionante!!! Fernando Meirelles captou a alma carioca mostrou a "cara" do brasileiro... todas as possíveis né! afinal não somos um povo caracterizado por um padrão físico (graças a Deus) e óbvio, ficou claro o desejo do povo pelas olimpíadas.
    Os questionamentos aparecem... ATÉ as olimpíadas muita coisa muda sim. Nosso presidente por exemplo, não será mais o mesmo. Cabe aos eleitores um maior engajamento político o que reflete em um voto consciente!!! Muito trabalho deve ser executado para a realização das olimpíadas mas o restante do país NÃO pode ser esquecido por isso!!! Estou positivo quanto ao evento esportivo de 2016!!! Bem-vindo sim!

    ResponderExcluir
  7. Que bom que gostaram... fico sempre feliz de ler os comentários! É tão bom ver o retorno.. Rs
    ********************************
    Em relação ao momento desabafo aí vai outro: Enquanto uns buscam uma pitada de impulsividade outros buscam uma pitada de racionalidade... assim é a vida uma viagem completa. Sempre buscamos o equilibrio e tudo não passa de ciclos...

    ResponderExcluir