sábado, 31 de outubro de 2009

Lei Seca: Burlar por quê?

Tomar uma birita não faz mal a ninguém, sem excesso, é totalmente normal e até relaxante. Festa, animação e comemoração realmente combinam com uma cervejinha, mas o que não pode acontecer é ver sua alegria se transformar na tragédia do próximo... Dirigir é uma responsabilidade que escolhemos para nós! Precisamos zelar pelas nossas vidas e também pela dos outros. Ninguém quer carregar nas costas o peso de interromper a vida e os sonhos de alguém ( seja matando ou seja alejando). É a triste realidade, mas quem bebe e dirige perde a rapidez dos reflexos e tem uma probabilidade infinitamente maior de se envolver em acidentes de trânsito. Verdade seja dita: Todos já sabemos disso tudo, mas sempre achamos que não vai acontecer com a gente por isso acabamos reclamando e burlando as blitz da Lei Seca. Nos indignamos em ter que deixar o carro em casa e pagar um táxi. Nos irritamos de ter que deixar de beber enquanto os outros bebem alegremente e acabamos pegando o caminho mais fácil: aquele bem distante das operações Lei Seca... E quando somos surpreendidos pela polícia acabamos usando certos artíficios para não sermos descobertos...
É perfeitamente possível conciliar noitada com a responsabilidade ao volante, basta ter boa vontade e ter em mente todas as consequências que convenientemente esquecemos em nome do prazer de beber... Se existe algo de positivo no estado do Rio atualmente é a Lei Seca! A Organização Mundial da Saúde até reconheceu a operação fluminense como exemplo de combate a violência no trânsito e recomendou a adoção em outros países. Os benefícios da Lei Seca já são notáveis, se compararmos os números do primeiro semestre do ano passado (quando a ação ainda não existia) com os do último semestre deste ano percebemos a queda de 11,24% nas mortes (de 427 para 379) segundo o Instituto de Segurança Pública. Pode parecer pouco mas muitas vidas foram poupadas!
Violência urbana não é sinônimo somente de bala perdida, as mortes no trânsito também estão incluídas no conceito. Neste item todos nós podemos colaborar, não é algo que dependa somente das autoridades, por que então nos negarmos a fazer isso? Por que se negar a poupar vidas? Por que burlar a Lei Seca?


4 comentários:

  1. Vale a pena ver o clipe dos Detonautas sobre o tema!
    http://www.youtube.com/watch?v=WcmMK5AhdMQ

    O Dia que não acabou (Detonautas)

    Me sinto tão estranho aqui
    Que mal posso me mexer, irmão
    No meio dessa confusão
    Não consigo encontrar ninguém

    Onde foi que você se meteu, então?
    Tô tentando te encontrar
    Tô tentando me entender
    As coisas são assim

    [ Refrão ]

    Meus olhos grandes de medo
    Revelam a solução, a solução
    Meu coração tem segredos
    Que movem a solidão, a solidão

    Me sinto tão estranho aqui
    Diferente de você, irmão
    A sua forma e distorção
    Não pareço com ninguém, sei lá

    Pois eu sei que nós temos o mesmo destino então
    Tô tentando me encontrar
    Tô tentando me entender
    Por que tá tudo assim?

    Refrão

    Quem de nós vai insistir e não
    Se entregar sem resistir então
    Já não há mais pronde ir
    Se entregar à solidão e não

    Refrão 2x

    ResponderExcluir
  2. É sempre bom pensar nesse tema. As vezes tratamos o destino como algo lógico e imutável, esquecendo que acidentes acontecem. Se podemos evitá-los, por que não tentar? Já é consenso que normalmente o que menos se machuca num acidente é o motorista, já que age por reflexo no momento de um acidente e a tendencia é que ele se proteja, antes de pensar nos demais.

    ResponderExcluir
  3. Venho de uma família em q o álcool passa longe... tantos sucos maravilhosos, refrig, coquitéis pq as pessoas preferem a maldita manguaça, vai entender... Enfim gosto é igual a cu mesmo, cada um tem o seu! Se o infeliz não cuida de si e precisa encher a cara para relaxar e se divertir... se é q pode-se chamar isso de diversão. Q pelo menos tenha mais consciência com a vida dos outros. é mais do q fato... " se beber não dirija"

    ResponderExcluir
  4. Deveria ser se dirigir não beba...
    Parece até que o mais importante e necessário é a bebida e não dirigir...

    ResponderExcluir