quarta-feira, 16 de setembro de 2009

O apocalipse segundo “O Globo”

Que o jornal impresso da família Marinho puxa sardinha para o PSDB, não é surpresa, mas nos últimos meses a situação tem sido escancarada.
Vamos aos fatos:
1) No espaço de 1 ano, nosso “fantástico” (isso é uma ironia) ex-presidente Fernando Henrique Cardoso já esteve em diversas páginas do periódico criticando a atuação do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva;
2) Mesmo quando o Lula e o PT acertam, os caras arrumam uma forma direta de tirar a credibilidade da informação, vide o caso Lina e a ligação do Pré Sal com a candidatura de Dilma Russef;
3) Assistencialista ou não, finalmente temos um governo que olha para os pobres. Vide os projetos sociais desenvolvidos no nordeste, fato este que não é acompanhado pela grande elite leitora do “O Globo”.
4) Ano pré eleitoral. As movimentações estão começando agora.
5) Marina Silva, todas as matérias sobre a possível concorrente a uma vaga na presidência foram limitadas a criticar o PT por não ter desenvolvido a política ambiental proposta pela senadora.

Segundo as profecias, o Brasil entrará em recessão, e a política social (de cunho assistencialista) resultará apenas em um grande rombo no PIB do país. A Petrobrás,grande patrimônio nacional, e a empresa exploradora de petróleo mais promissora do mundo não passa de um grande conglomerado de dívidas e falcatruas que deve ser investigada a todo custo, mesmo que o resultado final da seja a redução da lucratividade e a perda do patrimônio.
O caminho certo, segundo os grandes profetas seria estimular a entrada de empresas estrangeiras, aumentando a instabilidade e a quantidade de capital flutuante no país. Como diria o grande poeta Cazuza, viver da caridade de quem nos detesta. Caso o PSDB ganhe a próxima eleição, só temos uma saída, como diria Raul Seixas, vamos alugar o Brasil.

A questão é pensar se a informação consegue se desvincular da opinião. Nenhum texto interessante consegue ser parcial, isso é fato. Mas também é válido contrapor as idéias a fim de criar uma opinião própria.

Um comentário:

  1. Nossa amei! Esse texto é uma vida! Roubando o jargão de nosso querido ex-professor Ferrão.
    Concordo que a Globo está apoiando a oposição. Somente na parte de economia eles dão um alívio e falam bem do Brasil. Isso se deve ao pré-sal claro e também a divulgação dos indicadores que normalmente vem do IBGE ou CAGED (que são do governo). O fim da crise também no Brasil também rendeu matérias positivas!
    Em relação ao PT (apesar de ser meu partido) ninguém é santo (principalmente dona Dilma), mas vale lembrar que o PSDB e o DEM estão em posição privilegiada como oposição. Criticar é fácil, fazer é que é difícil e esses partidos quando estiveram no poder não fizeram lá grande coisa (com excessão do real do PSDB claro).

    ResponderExcluir