sábado, 10 de março de 2012

Brasil e karma florestal

A novela do Novo Código Florestal continua se arrastando e volta e meia toma conta dos noticiários. Novela na Globo dura em torno de 9 meses (que eu me lembre, esse assunto já está rolando desde maio do ano passado). E por falar em Globo, as empresas de comunicação que tem como anunciantes ou público-alvo (enfim algum tipo de rabo preso com o agronegócio) defendem as mudanças. As que me vem a mente de pronto são Band (que é detentora do Terra Viva - canal por assinatura especializado em agropecuaria) e claro, a Poderosa, que tem o eterno Globo Rural que não me deixa mentir. Além disso, o Canal Rural é de sua afiliada sulista RBS. Há também as empresas de comunicação que são contra as mudanças por algum motivo (político ou econômico - duvido muito que seja puro amor a natureza) e em suas notícias enfatizam como as alterações podem ser cruéis com a natureza. A Record é uma delas (talvez só porque a Globo seja a favor) e o JB Online aparentemente também. Aliás tudo que estou dizendo aqui não posso provar, mas cheguei a conclusão através das entrelinhas + interesses econômicos. Adoro uma análise de conteúdo!

Os representantes de quem ganha dinheiro com isso lutam vigorosamente por essas mudanças e quem ama a natureza, aparentemente sem ganhar nada em troca, briga para que isso não aconteça. Mas, e você simples cidadão de bem que vive na selva de pedra rodeada de asfaltos por todos os lados. O que você pensa sobre isso? Eu, particularmente, vejo um museu de grandes novidades. Lembra das suas aulinhas de História em que você aprendeu que o nome do Brasil foi dado em homenagem a uma árvore que tinha em abundância aqui em terras tupiniquins, mas que hoje está em extinção. O motivo é que o Pau Brasil era extraído com autorização da Coroa Portuguesa para fabricação de móveis. Além disso, devido a cor interessante do tronco, a árvore também era usada para fazer tinta e os nobres europeus assim poderem ostentar. Você já viu uma árvore de Pau Brasil ao vivo e em cores? A resposta é provavelmente não. E por quê? Porque ela está em extinção devido a cobiça e futilidade dos europeus. Atualizando esse quadro: Será que seus netos ouvirão falar da Amazônia assim como ouvimos falar do Pau Brasil? Se a ganância dos ruralistas for priorizada pelo governo Dilma (leia-se aqui não só nossa presidente, mas todos os parlamentares que elegemos e concordaram com as mudanças) pode ser que a Amazônia (não só ela como outros biomas) seja reduzida apenas a título de curiosidade nas aulas de história para as gerações futuras.



Não quer deixar isso acontecer?
Campanha do Greenpeace - Veta Dilma!
http://www.greenpeace.org/brasil/pt/Participe/Ciberativista/Codigo-Florestal-veta-Dilma1/?gclid=CPTVq5Wz264CFZFR7Aod7R1vZg


Conheça o Código Florestal na íntegra - 1965

Art. 1° As florestas existentes no território nacional e as demais formas de vegetação, reconhecidas de utilidade às terras que revestem, são bens de interesse comum a todos os habitantes do País, exercendo-se os direitos de propriedade, com as limitações que a legislação em geral e especialmente esta Lei estabelecem.

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L4771.htm

Quer entender a polêmica do novo Código Florestal - à moda Record
http://noticias.r7.com/brasil/noticias/entenda-as-principais-polemicas-do-codigo-florestal-20111123.html

Notícia importante do JB - 28 mudanças ao projeto do código florestal - 08/03/2012
http://www.jb.com.br/pais/noticias/2012/03/08/relator-propoe-28-mudancas-ao-projeto-do-codigo-florestal/

Somos filhos da Mãe Natureza! Ventre do total amor...

Um comentário:

  1. ESSA NOVELA AINDA VAI LONGE
    PORQUE MEXE COM INTERESSES
    DE MUITOS FAZENDEIROS.

    PODE SEGUIR E COMENTAR MEU BLOG?

    BLOG EUMACLE POESIAS
    HTTP://EUMACLEAMARAL.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir