sábado, 19 de novembro de 2011

Lixo... Por que persistir no problema quando existe solução?

É realmente preocupante... Consciência e educação parecem não existir! Por incrível que pareça, o lixo ainda é um grande problema e o poder público não apresenta soluções satisfatórias. De que adianta ver praça bonita e belos canteiros floridos se são utilizados como depósito de lixo? Não paro de me questionar... Mas é esse tipo de política que existe em São Gonçalo. Uma política maquiada que enfeita e ressalta o que lhe convém.

Ao longo do trajeto de casa até o trabalho há vários pontos com lixo amontoado. Dia após dia a imagem é a mesma. Volto a me questionar, porque isso? As pessoas sabem que o caminhão responsável pela coleta não passa todos os dias. Durante minha incrível jornada diária de 40 minutos em pé no ônibus, o ponto crítico fica no bairro Venda da Cruz, local de divisa entre as cidades de Niterói e São Gonçalo. Neste bairro, a praça localizada na rua principal é feita de lixeira. Os desordeiros jogam desde restos de comida, lixo domiciliar até armário velho. A quantidade de lixo é grande, pior é que o local virou restaurante para animais de rua, isso porque um sacolão próximo também contribui com sua cota de dejetos jogados indevidamente na calçada da praça que há pouco foi restaurada. Como se divertir e espairecer em um lugar fétido e sujo que está entregue aos ratos.

No carnaval, os foliões que são pegos urinando na rua chegam a ser detidos pela polícia. Nada acontece com aquele que joga lixo na rua e entope bueiros que consequentemente causam enchentes. Nesse caso, a polícia também poderia intervir, não seria difícil, existe uma cabine policial ao lado da praça. Toda essa atrocidade e desrespeito com o meio ambiente é feita de maneira tão banal que talvez a maioria das pessoas realmente acredite que não há outra maneira. Precisamos propagar ao máximo a importância da natureza. Embora vivamos na época do descartável, o conceito de sustentabilidade vem em contrapartida apresentando alternativas de reaproveitamento para o lixo.

5 comentários:

  1. Bruno, adorei o texto! Adoro quando encontro seus textos aqui...
    *******
    Pô eu realmente não entendo qual é a das pessoas... A prefeitura tem sua cota de culpa, mas a população também não colabora... Pô, hoje eu estava na barca e uma pessoa sem educação e amor ao meio ambiente tacou algum lixo na Baía de Guanabara. Aposto que essa mesma pessoa depois fala mau da sujeira da mesma baía... Fora quando vc chega no ônibus e tem biscoito jogado no chão, embalagens... As pessoas não entendem que o bem público é de todos e não de ninguém... Acho que fica aquele pensamento... Ah não minha casa não faço, mas aqui a gari limpa... É paga pra isso mesmo... Absurdo!

    ResponderExcluir
  2. As pessoas tem a cara de pau de falar que jogam lixo no chão para contribuir com o trabalho do gari, pois o desemprego é grande. Infame!!!

    ResponderExcluir
  3. É mesmo uma coisa tenebrosa... O lixo hj em dia pode ser todo reciclado e a própria população pode ajudar, mais ficam de braços cruzados esperando o pior acontecer quando chover, bueiros entupidos vão transbordar e casas serão alagadas, podemos ver isso claramente em todos o telejornais é até mesmo nos bairros em que moramos.. E esse pensamento ridículoque que tem gari desempregado é um absurdo, hj tb tem muitos coveiros tb desempregado. Eaí alguém tá afim de morrer pra dar emprego aos coveiros.

    ResponderExcluir