Você sabia que o maior ônibus do mundo circula em Curitiba? Comparado a um metrô, o Ligeirão, como é conhecido, passa de três em três minutos. Os passageiros são recebidos com música clássica no interior do veículo que também dispõe de avisos sonoros. Apesar de ter um corredor exclusivo que reduz bastante o tempo da viagem, infelizmente, nem o gigante do asfalto consegue se livrar na Hora do Rush... Mas, pelo menos, o coletivão é amigo do meio ambiente... O veículo (que é três metros maior do que os convencionais) consome 600 litros de biocombustíveis.
Enquanto o ônibus com biocombustível já é parte do cotidiano dos curitibanos, aqui no Rio o primeiro coletivo híbrido elétrico com motor a biodiesel ainda está em fase de testes.
Apesar da tecnologia limpa ter elevado o orçamento do ônibus que está em R$ 400 mil (um modelo convencional custa R$ 120 mil), o coletivo é economicamente viável. Há redução de gasto de 30% com o combustível. Além disso, o ônibus emite 30% menos gases poluentes quando movido a biodiesel e não polue o meio ambiente quando anda a base de energia elétrica.
O projeto é semelhante ao desenvolvido por Londres e Nova York. A meta é colocá-lo nas ruas definitivamente para os Jogos Olímpicos de 2016.
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