Além do suícidio e genocídio, os fumantes ainda financiam a destruição do meio ambiente. A cada 300 cigarros fumados corta-se 01 árvore. Um maço de cigarros fumado por dia representa uma árvore cortada a cada 15 dias. Além disso, 59% dos fumicultores disseram que usam lenha de mata nativa e reflorestada, mostrando que o processo produtivo de tabaco continua causando o desmatamento da mata nativa. Sem contar que tabaco é uma planta que empobrece rapidamente o solo. Estudos mostram que o tabaco utiliza mais nitrogênio, fósforo e potássio do que outros tipos de cultivo. A cultura do tabaco requer uso intenso de fertilizantes. Fora outros problemas ambientais que eu não devo ter detectado durante minha rápida pesquisa via Google para redigir esse post...
Ah! mas se os fumantes não ligam para si mesmo nem para o próximo, vão ligar para a natureza...
Desculpem meu desabafo, caros leitores! Perdão se você é fumante, já se sente culpado e quer parar de fumar e não consegue... Para você, eu recomendo que visite o site do INCA. Tem dicas para quem quer realmente largar o vício. Ser consciente e querer largar o vício é um passo importante e que tem meu respeito (desculpe de novo!). Visite: http://www.inca.gov.br/tabagismo/
Minha fúria é direcionada àqueles que fumam e se acham o máximo por isso e não tem a mínima intenção de parar... Acreditem ainda existe esse tipinho no século XXI...
segunda-feira, 30 de maio de 2011
Dia Mundial sem Tabaco - Desculpem o desabafo...
Dia de Joana D'Arc!
sexta-feira, 27 de maio de 2011
Situação da Mata Atlântica no Brasil
O estudo também ressalta que a área com maior território desmatado foi a Região Metropolitana de Curitiba, seguida por São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Porto Alegre.
De acordo com a coordenadora geral da SOS Mata Atlântica Marcia Hirota, o estudo comprova que a supressão da floresta nativa é continuo. Para ela, os dados são um alerta para o estabelecimento de políticas públicas que incentivem a conservação e a restauração do bioma.
E por falar em políticas ambientais... No Rio de Janeiro, o governador Sérgio Cabral criou o ICMS Verde que passou a valer em 2009. A medida estabelece que as prefeituras fluminenses que investirem na preservação ambiental contam com maior parcela do imposto. Além disso, a secretaria estadual do ambiente ainda auxilia na criação de Unidades de Conservação e oferece assistência de especialistas na criação legal de áreas verdes. Parece que, por enquanto, as medidas não fizeram tanto efeito assim, mas já é um caminho positivo...
Fonte dos Dados: SOS Mata Atlântica
quarta-feira, 25 de maio de 2011
Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte X Dia da Liberdade de Impostos
Claro que diante disso tudo minha mente bizarra precisou fazer novos questionamentos... O primeiro: O contribuinte só merece respeito em apenas um dia do ano? Depois vieram outros: Por que o governo cria um dia para lembrar a população que ela se desdobra em trabalho para pagar impostos altíssimos? Para fazer o cidadão se sentir cada vez mais otário? Por que não abaixa logo a tributação? Por que então não oferecer serviços de qualidade nos setores que esse dinheiro teoricamente será empregado?
DIA DA LIBERDADE DE IMPOSTOS – RJ
Local: posto ALE – Rua General Góes Monteiro, 159 – Botafogo
Hora: a ação vai das 11h às 14h (senhas distribuídas a partir das 10h30)
terça-feira, 24 de maio de 2011
Ônibus menos poluentes pelo Brasil
Enquanto o ônibus com biocombustível já é parte do cotidiano dos curitibanos, aqui no Rio o primeiro coletivo híbrido elétrico com motor a biodiesel ainda está em fase de testes.
Apesar da tecnologia limpa ter elevado o orçamento do ônibus que está em R$ 400 mil (um modelo convencional custa R$ 120 mil), o coletivo é economicamente viável. Há redução de gasto de 30% com o combustível. Além disso, o ônibus emite 30% menos gases poluentes quando movido a biodiesel e não polue o meio ambiente quando anda a base de energia elétrica.
O projeto é semelhante ao desenvolvido por Londres e Nova York. A meta é colocá-lo nas ruas definitivamente para os Jogos Olímpicos de 2016.
domingo, 22 de maio de 2011
Niterói, Segunda sem Carne!
"Niterói Segunda Sem Carne" é uma parceria entre a SVB e a secretaria municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade. A idéia é envolver também escolas, restaurantes e creches na campanha!
quinta-feira, 19 de maio de 2011
E assim se passaram 2 anos...
O Útil ao Inútil nasceu de uma conversa com dois amigos meus (Bruno e Wagner). Os conheci na faculdade e seguimos amigos até hoje. Wagner sugeriu que criássemos um blog para colocarmos matérias jornalísticas feitas por nós para contar como portfólio. A gente não definiu um tema específico sobre o que seria então depois de muitos nomes bizarros que não me lembro mais chegamos ao consenso e o batizamos como Útil ao Inútil .Três pessoas de personalidade forte não conseguiriam simplesmente fazer um blog (que remete a algo opinativo/ pessoal) de matérias jornalísticas... Acabamos criando textos relatando nossas visões de mundo. Cada um escrevendo ao seu estilo próprio, mas sem assinatura (no início as pessoas me perguntavam quem escreveu e depois já arriscavam o chute e acertavam ...). Com o passar do tempo, a participação de Wagner ficou muito escassa (afinal ele tem 2 empregos e ainda tem outros projetos e claro precisa viver também). Continuamos eu e Bruno firme e forte (embora o Bruno participe bem menos agora porque está com problemas técnicos no computador de casa e por falta de tempo também).Bom, eu escreve pelo menos 3 vezes na semana porque sou viciada em escrever mesmo ( é minha terapia! Rs)
Bom, nesses dois anos só tenho a agradecer a todos vocês seguidores (e aos que não seguem, mas acompanham e são amigos nas mídias sociais) por prestigiar os textos. Sou do tipo que acredita que a felicidade está nas pequenas coisas e cada vez que vocês participam saibam que deixam essa pretensiosa blogueira muito feliz!
Vida longa ao Útil ao Inútil!
quarta-feira, 18 de maio de 2011
Pressão popular faz com que Câmara do Rio desista de carros?
Até parece que o cidadão carioca vai no site da Câmara (ou da Alerj, prefeitura, governo) todo os dias olhar as contas públicas na parte de transparência que é obrigatória (me incluo nessa- embora visite algumas vezes sites do poder executivo e legislativo). As pessoas não têm esse hábito (muitas fogem quando o assunto é política e só dizem que político e ladrão são sinônimos). Além disso, não querendo ser preconceituosa, mas acredito que uma parcela muito grande não conseguiria interpretar os dados, já que infelizmente o analfabetismo funcional é uma realidade presente numa cidade em que até pouco tempo a aprovação automática acontecia nas escolas públicas (que não são até hoje sinônimo de qualidade).
Os brasileiros têm por cultura esperar que os veículos de comunicação de massa fiscalizem, divulguem e até opinem por eles, mas esquecem que por trás da caridosa mídia existem interesses empresariais (já que os veículos de comunicação pertencem a empresas que se relacionam com muitas outras e têm concorrentes e inimizades empresariais), existem lobbys (relacionamentos de amor e ódio com políticos)...
Nada é verdadeiramente de graça! O cidadão se informa, mas em contrapartida pode ser levado a pensar como o veículo de comunicação escolhido deseja (a menos que essa pessoa se informe em vários veículos diferentes para ter uma visão ampla do fato – vários pontos de vista diferentes - e tenha muito senso crítico, é claro!).
segunda-feira, 16 de maio de 2011
Falsas propagandas sustentáveis
Consumidor deve estar atento às falsas propagandas sustentáveis
Não há dúvidas de que sustentabilidade seja a palavra da moda e isso tem um lado positivo, que é o fato de incentivar ações preocupadas com o desenvolvimento levando em consideração a igualdade no tripé: social, ambiental e econômico. Mas, também tem um lado negativo que é o uso inadequado deste termo, com interesses puramente comerciais.
O apelo ecológico tem atraído os clientes mais preocupados com o futuro do planeta e esse fato despertou uma luz no mundo dos negócios e das propagandas, resultando em algo que o mercado internacional chama de “Greenwashing”. Isso seria como dar um banho “verde” em coisas que não possuem cuidado algum com a natureza ou com a sociedade em sua essência.
Em 2009, quando a sustentabilidade começou a ganhar força e se popularizar, a Revista Veja publicou sete dicas para ajudar o consumidor a identificar as propagandas enganosas da publicidade. Existem dicas simples que podem ser colocadas em práticas com eficiência ainda hoje.
O primeiro item que merece atenção são os termos obscuros. Mesmo que o assunto esteja mais comum a cada dia, existem expressões, principalmente em inglês, que não são de domínio público e mesmo assim são usadas pelas empresas para tentar fisgar aqueles clientes mais desatentos, como "eco-friendly".
As imagens sugestivas, que mostram uma realidade impossível também devem ativar o radar do consumidor. Nesses casos, é comum as empresas usarem imagens de plantas e flores, em meio a outras coisas que não têm qualquer relação ambiental.
Os selos de qualidade ambiental, ou que certificam algum produto utilizado como matéria-prima, devem possuir sempre o carimbo de alguma instituição séria e comprometida com a sustentabilidade.
Os consumidores precisam atentar às comparações feitas com outras empresas, quando a propaganda caracteriza o produto como mais “verde” do que a concorrência. Antes de tomar isso como um fator positivo é preciso saber o que a concorrência faz, pois se tudo for errado, então ser melhor do que eles não significa necessariamente ser bom.
O quinto ponto levantado pela revista é a falta de credibilidade, já que nem todos os produtos que possuem a palavra “ecológico” em sua capa são realmente saudáveis ou seguros. Por isso, além da embalagem é preciso analisar todo o conteúdo.
O uso de palavras muito técnicas ou específicas pode ser outra amostra de que o produto não é confiável. As palavras que não são de conhecimento comum podem gerar outras ideias a partir de sua sonoridade ou similaridade a uma palavra de diferente sentido.
Para uma empresa mostrar que o seu comprometimento com a sustentabilidade vai além do Greenwashing ou do discurso, ela precisa comprovar na prática. Portanto, provas, relatórios e constante comprometimento com a verdade são essenciais para conquistar verdadeiramente o consumidor e deixar de lado o tal do “blá, blá, blá” da sustentabilidade.
quinta-feira, 12 de maio de 2011
Protestando em alto estilo
Claro que fui obrigada pela minha mente sórdida a questionar o porquê da praia de Copacabana e não Teresópolis... Olha o tempo e dinheiro que esse povo perde vindo para cá ao invés de fazer alguma coisa na cidade deles logo. Sei lá, por que não fazer um evento lá para angariar fundos ou juntar uma galera e bater na porta da prefeitura ou da Câmara e cobrar seus direitos (ou já que se deram ao trabalho de vir por que não bater na porta do Palácio Guanabara). Por que não fazer algo concreto ao invés de colocar cruzes? A resposta encontrada por mim é que a praia de Copacabana vende! O drama intrínseco nas cruzes também vende!
Confesso que tenho preconceito com protestos simbólicos como esse. Acredito que eles só servem para chamar a atenção da imprensa (claro por um dia apenas) e acabam por promover mais as pessoas que estão envolvidas ou promovendo a ação. As pessoas sempre vão ser lembradas pelos amigos e conhecidos como a que fez o protesto da cruz e apareceu no RJ, já a causa (luta pela reconstrução de Teresópolis) se a mídia tiver muito interesse político durará no máximo do máximo 15 dias em destaque.
quarta-feira, 11 de maio de 2011
Roma e o karma do sangue
A crença no trágico fim de Roma pode ter sido fortalecida pelo abalo sísmico na cidade de L'Aquila, a 100 km de lá, em 2009. Mais de 300 pessoas morreram na tragédia e isso ainda não saiu da memória dos italianos... Bom, essa é uma explicação racional!
Confesso que tenho uma teoria conspiratória para a força que que o boato do fim trágico tomou entre os romanos: o medo da justiça divina! - Como assim? - Você deve estar se questionando...
Raciocinem comigo, a Itália é um país católico e Roma tem um passado histórico sangrento! Vale lembrar que o poderoso Império Romano arrancava sangue de cristãos e escravos só para divertir o povo e a nobreza lá no Coliseu... Fora o sangue nas conquistas de território, o sangue nas questões políticas (assassinatos de imperadores e senadores). Roma Antiga é sinônimo de violência!
Inclusive o sangue está presente até no mito de fundação de Roma. Conta a lenda que os irmãos Rômulo e Remo foram jogados no rio e sobreviveram graças aos cuidados de uma loba que os amamentou e os entregou à proteção de uma família camponesa. Quando chegaram à idade adulta, os irmãos retornaram para Alba Longa e destituíram Amúlio, logo em seguida decidiram criar a cidade de Roma. Rômulo, que tinha o favor dos deuses, traçou o local onde seriam feitas as primeiras obras da cidade. Inconformado com a decisão do irmão, Remo saltou sobre a marca feita por Rômulo. Em resposta, Rômulo acabou assassinando Remo, tornando-se assim o primeiro monarca da história de Roma.
Com o sangue Roma foi fundada. Com o sangue Roma foi consagrada dona do império mais poderoso do mundo antigo. Com sangue da população, Roma será banida do mapa. Há de convir que parece justiça divina descrita em alguns livros bíblicos...
segunda-feira, 9 de maio de 2011
Universal Soul
Underneath the world built by reason
Lay the foundations of a different
Perception
Putting light on a brand new horizon
Remodeling our own
Life's conception
Opening views of another dimension
Revealing a home of
Outstanding proportions
Radiating from one's own reflection
Energy's
Nucleus height density concentration
Feeling incomplete before the meeting
While the rest of me wants to gather
Sociability, sensibility
Clear out charm of world illusions
Philanthropy to felicity, so why can't we live with one another
Dissolved,
Diluted, restored and regrouped
Waiting for crystallization
Reunion of
Different principles
Leading to cohesion and different conclusions
Fundamental
And perennial
The law of movement intersideral
One small
Step, one giant step,
Independent and connected
Thought-
Omnipotence giving the access
To your own soul, to other galaxies
At
Your own depth, reality
Subject to hazard
Susceptibility
Emotionally, physically
Bound and tied
Understanding before standing
Always digging your views a
Little deeper
Vision and dream accorded with one another
Giving an answer to all you wonder
Sun on your soul is significant to your
Own environment
See through the night
With an open mind
Catch up whit the light, your way you'll find
Feeling
Incomplete before the meeting
While the rest of me wants to gather
Sociability, sensibility
Clear out charm of world illusions
Philanthropy
To felicity, so why can't we live with one another
Dissolved, diluted,
Restored and regrouped
Waiting for crystallization
Reunion of different
Principles leading to cohesion and different conclusions
sexta-feira, 6 de maio de 2011
Tecnologia e Meio Ambiente
A luta para reduzir os impactos da tecnologia sobre o meio ambiente já começou e uma nova arma vem sendo utilizada: o TI Verde. O objetivo é desenvolver produtos que consumam menos energia e evitar a utilização de metais pesados na produção. O descarte adequado do lixo eletrônico também é uma preocupação da tecnologia da informação politicamente correta com a natureza.
Confira a lista abaixo:
Edison:Desenvolvido pela Verdiem, este software gratuito ajuda a reduzir o consumo de energia elétrica no PC.
PowerManager 3:Esse aplicativo, criado pela DSSW, só roda em Mac, e pelo 29 dólares que custa, diz ser capaz de economizar centenas de quilowatts por hora (kWh) por ano. Uma versão de testes válida por 30 dias está disponível.
WatchOveEnergy:Embora não seja novo, este aplicativo aprovado pela Energy Star só é compatível com Windows, e pode ajudar numa economia da mais de 150 reais por mês graças a suas ferramentas de gerenciamento de energia.
PowerSave:Disponível para Macs e para PCs, o PowerWave promete gerenciamento inteligente do consumo de energia. Uma versão gratuita para testes está disponível.
BizEE Benchmark: Embora tenha sido desenvolvido inicialmente para uso comercial, este utilitário pode ser ajustado para uso doméstico e fornecer uma forma útil de controlar o consumo de energia.
Fonte: http://www.ciclovivo.com.br/
terça-feira, 3 de maio de 2011
Sangue de Osama tem poder!
Obama é idolatrado por ter mandado assassinar Osama Bin Laden. O mundo é um lugar mais seguro a partir de hoje justificou o presidente estadunidense. Por que será que eu não sinto isso? Creio que o mundo é um lugar mais medieval e violento a partir de hoje punindo sangue com sangue...
Por que não capturar e levar Bin Laden para um julgamento? Ora, a resposta é a mais desprezível possível. O povo dos EUA queria sangue! Pelo poder do sangue de Osama veremos Obama se reeleger no ano que vem... Por que não respeitar os direitos humanos, mas respeitar a cerimônia funeral islâmica? Ora, porque quem se mete com os EUA termina morto e sem dignidade. Além disso, é bom evitar loucos que possam transformar Osama em mártir... não é? Vale lembrar que sem corpo não há crime, apenas justiça...
Os moradores de Nova Iorque foram às ruas comemorar a morte de Osama, os parentes das vítimas do World Trade Center dizem que classificam de justiça, quase um milagre o que Santo Obama fez... Pena que o sangue de Osama, mesmo sendo tão poderoso, não trará de volta suas vítimas...
OBS: Esse texto não é a favor de Osama Bin Laden. É só para expressar meu repúdio ao ato de matar uma pessoa (sim, apesar de tudo Bin Laden era uma pessoa e os direitos humanos deveriam ser aplicados até mesmo a ele!) ao invés de julgá-la e ainda fazer de sua morte plataforma eleitoral... Obama me decepcionou mesmo com essa atitude digna de George W. Bush...
domingo, 1 de maio de 2011
Feliz Dia do Trabalho
Para muitos, essa data vai passar despercebida porque é domingo. Outros nem lembrarão porque terão que trabalhar mesmo sendo domingo e feriado (claro que vão tentar se consolar lembrando da hora extra, mas nada paga a tristeza de trabalhar num domingo-feriado).
Muitas são as reivindicações e insatisfações do trabalhador brasileiro, mas não vamos esquecer que o trabalho enobrece o homem... Aposto que foi um burguês que disse essa frase. Afinal, a nobreza nunca conheceu o trabalho, já que eram (e ainda são em alguns países) parasitas sustentados pelos cidadãos de bem.
Para presentear nossos seguidores nessa data tão querida, não vejo uma música mais adequada do que Admirável Gado Novo de Zé Ramalho (tema dos Sem Terra da novela Rei do Gado).
Bom domingo e boa folga aos que tiverem!