sábado, 27 de outubro de 2012

Ode (quanta pretensão!) a Morfeu

Ó caridoso Morfeu
Que toda noite oferece seus braços
Para o sono de todos velar
E belos sonhos em nossa mente ilustrar

Rico ou Pobre
Cristão, Judeu,
Islâmico, Budista
Wiccano, Hinduísta, Hare Krishna
Ateu ou Pagão
Todos encontram a beleza em você
Durante a mais profunda escuridão
E se um pesadelo nos enviar
Como um alerta precisamos interpretar
E gratos devemos ficar pelo alívio do acordar

Desejo que ao raiar do sol
Ao vivenciarmos, ao máximo, o tempo que nos resta
Possamos aplicar esse básico ensinamento seu

Ah amado Morfeu
Até meu último dia nessa vida
Não cessarei de desejar os seus braços
E as suas mais belas obras
Quem em mim encontra
Um vasto quadro em branco
A espera de sua infinita criatividade...

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Quando as respostas vêem de onde menos se espera...

Para que livro de auto ajuda se, muitas vezes, as respostas vêm de onde menos esperamos... Bom, pelo menos eu, costumo achá-las das formas mais inesperadas possíveis.

Há algumas semanas eu estava conversando com um amigo (que escala montanhas - diga-se de passagem) e revelei a ele que tenho medo de altura. Nossa! Pela primeira vez na vida eu me senti tão idiota ao falar isso... Por que ter medo de altura? É um medo idiota que só me faz deixar de vivenciar experiências interessantes e muitas vezes singulares... Meu amigo respondeu então: "Medo é para ser vencido!". Concordei com ele, mas naquele momento (depois que a vergonha passou) cheguei a conclusão que eu acabei me acomodando nesse medo. Tenho encarado essa fraqueza como uma característica minha. Uma zona de conforto... Embora eu curta uma adrenalina - devido ao meu histórico medo de altura - precisei encontrá-la em outros departamentos de minha vida. A partir dessa conversa me dei conta de que não precisava realmente cultivar esse medo.

No dia seguinte, estava eu no ônibus, lendo o livro "Santos Dumont - Voar é para todos" quando de repente me deparei com o seguinte trecho: Lá em cima seja num dia claro ou tempestuoso, sinto-me a flutuar, fora do mundo. Deixo de ter a visão de uma formiga para finalmente avistar a Terra como uma águia. Parece um grande perigo, por exemplo. voar à noite, mas sinto que faço parte de toda aquela natureza. Plana-se num lugar deserto... Estamos ali sozinhos, a nos encontrar, a escutar nossa alma. Quando a lua cheia se levanta, percebe-se o seu rastro de luz no mar ou no campo, está ali a grande amiga a me acompanhar. Quando estou sem lua, nada para me guiar, nada nos liga mais ao mundo. Estou apenas suspenso pelo motor e pela mão de Deus. Ah, se estivesse sentir o que é voar..."   p.73  

E assim Santos Dumont me convenceu que voar de balão seria uma experiência incrível! Consegui me visualizar voando, sem medo, ao lado dele naquele momento. E aí pensei: Balão? Balão é fora da minha realidade. Parapente seria mais viável... Então continuei o exercício de imaginação. Me imaginei naquele momento em que se dá uma corridinha com o instrutor para levantar vôo. E de repente... Comecei a suar frio dentro do ônibus (não gosto nem de lembrar Rs) e vi que Parapente não é mesmo para mim... Em seguida me recordei que nunca temi avião. E depois de me colocar em variadas situações imaginárias de voo cheguei a conclusão que meu medo não é de altura. Meu medo é de ficar sem chão... E não é a mesma coisa? Você vai me questionar caro leitor. Não é! O voo livre me desespera (se tirolesa já me assusta. Imagina uma asa delta?), porém o voo em algo em que possa fincar meu pé (como avião, helicóptero e balão) - pelo menos nas minhas viagens imaginárias - acho que mesmo, gelando no início, conseguiria encarar ... Ao identificar que o medo é da falta de chão, eu percebi como sou uma pessoa realista e que gosto de me manter no comando (nem que seja do meu próprio corpo...). Vai dizer que esse livro não valeu, para mim, mais do que qualquer best seller de auto ajuda... Confesso que tenho pré-conceito com esse tipo de publicação. Enfim, acredito que as qualidades e limitações são individuais e não há receita de bolo para ser feliz. Sem contar que meu conceito de felicidade não é o mesmo que o seu... Bom, isso seria assunto para outro post não é?

Claro que lembrei de "Sonho de Ícaro" do - praticamente vizinho - Biafra

E por falar em Biafra relembre  " O Pesadelo de Ícaro"

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Luta por mais ciclovias em Niterói

Ciclovias: Simples alternativas ao caótico trânsito de Niterói
Pedalar é bom para a saúde afinal é uma atividade física.

Pedalar é bom para a Natureza pois evita os gases poluentes que detonam a camada de ozônio

Pedalar é bom para a saúde emocional porque combate o stress  afinal o ciclista não compactua daqueles engarrafamentos infernais que tem sido o karma de nossa amada cidade...


Tenho pensado muito em comprar uma bike por todos os motivos citados acima. Mas, tenho medo de pedalar no trânsito. Não confio nos motoristas estressados... Se houvessem ciclovias decentes em Niterói, não só eu, mas muita gente já teria mudado de vida e pedalaria feliz para o trabalho ... 

Bom, ao invés de reclamarmos ou sonharmos acordados, nós cidadãos niteroienses estamos tentando mudar essa triste realidade... Se você, assim como eu, gostaria que nossa cidade tivesse mais ciclovias decentes é só fazer sua parte...  Basta participar do abaixo assinado que está no link abaixo. Eu já assinei! Mas, uma andorinha só não faz verão. Vamos multiplicar o número de assinaturas para que essa simples medida possa ser, em breve, uma realidade em Niterói.

Niterói e Região Oceânica com ciclovias



sexta-feira, 22 de junho de 2012

Por que ser contra Belo Monte?

Que a usina de Belo Monte trará ainda mais energia limpa para o Brasil todo mundo já sabe... Mas, já se perguntou por que acontecem tantas manifestações contrárias a esse grande projeto que vem sendo sonhado pelas autoridades desde a ditadura... Os índios são contra, os pescadores são contra, os agricultores são contra, os ambientalistas são contra... A favor só os políticos e empreiteiras. Sendo que a Odebrecht e a Camargo Correia estão apenas ganhando $ para a execução do projeto, já que abandonaram o consórcio, ou seja, não estão investindo na obra... 

 Os contrários a Belo Monte afirmam que a energia pode até não poluir, mas irá desvastar a Amazônia, já que essa usina é só uma entre tantas outras planejadas para ocupar a região norte até 2020. Populações ribeirinhas serão transferidas aleatoriamente de suas casas. Espécies marinhas desaparecerão. O rio Xingu morrerá... Saiba o porquê dessas consequências catastróficas e conheça mais a fundo as razões pela qual essa obra deveria parar agora no documentário independente "Belo Monte - Anúncio de uma guerra" de André D'Elia.

"O Xingu é um pai adotivo
Que milhares de gente já criou
Dando o pão de cada dia
Para todos se alimentarem
Se matarem o Xingu
Todos os filhos vão chorar..."
Autor desconhecido - citação feita no filme

 Abaixo você confere o filme. Vale a pena assistir!

Artistas contra Belo Monte

sábado, 9 de junho de 2012


Não tente ser eu!

Influências podem construir sua personalidade? Não siga a falácia do nada se cria tudo se copia! Adapte a si mesmo! Quando reconhecemos nossos limites, estamos preparados para superá-los! Sem pretensão, alguma vez já se sentiu um paradigma? Através de você pessoas podem mudar... Não existe certo e errado, trabalhe pelo que você realmente acredita e te faça feliz, só não queira ser quem você admira! Originalidade é fundamental.
Atualmente, imergimos numa apoteose voyerista. Não de maneira pejorativa, mas assim descrevo esses sites de relacionamentos. Aqui ressalto Deleuze, são formas glamourizadas de controle. O internauta vigia e controla seus face-amigos.  Curta! Cutuque! Compartilhe! Você não pode ficar à margem de algo que contagiou o planeta! O que antes era temido; o controle e o vigiar e também o que era protegido; a privacidade e a intimidade tornam-se objetos de fascínio.

Visibilidade pode ser uma armadilha. Nossa sociedade vem criando cada vez mais uma condição de transparência dos seus participantes e muitas vezes, estamos reivindicando algo somente para sermos modernos. Não há como negar que tudo isso é atraente, mas nos torna vulneráveis. Sou vítima do meu exibicionismo aliado ao voyerismo de alguém... O usurpador está à espreita!


quinta-feira, 7 de junho de 2012

Liberdade é o que todos querem

Uma pessoa sábia certa vez me disse: "O ser humano se acha superior aos animais por ter vários tipos de inteligência e pela capacidade de falar. Mas um dia o ser humano ainda vai descobrir que os animais é que são superiores porque conseguem se comunicar sem precisar de uma linguagem verbal (e ainda se comunicam entre si) e porque são puros de alma."

Liberdade! É o que todo mundo quer.. A começar pelos animais que são escravizados pelos seres humanos há milênios... Na caverna o homem teve medo, mas decidiu estabelecer uma relação amistosa com o lobo utilizando a luz do fogo. Ao reparar que o lobo tinha era medo do fogo e que ele, o homem da caverna, era capaz de dominar esse elemento começou a se aproveitar e dominar o animal. Esse pensamento cruel foi aplicado aos poucos não só com o pobre lobo (que ainda ficou com a fama de mau nos contos de fada), mas com todas as espécies e com toda a natureza... 

Mas, as coisas mudam! A evolução demora mas ocorre. É vergonhoso pensar que até o século XIX ( A Lei Aurea é de 1888) a ideia vigente na sociedade era que o escravo era pouco mais que um animal doméstico... (confesso que a raiva e indignação invadiram meu peito ao ter que escrever essa cretinice!). Hoje, graças a Deus, é conhecimento de todos que o fato é que a liberdade é um direito de todos os homens e que todos são iguais perante a lei. E mesmo assim ainda tem gente, tão inferior, que ainda consegue cometer crimes contra seres humanos assim como ele, só porque tem a cor diferente da dele ou uma orientação sexual distinta da dele ou tem menos bens do que ele... Você espera que um ser inferior desses terá a capacidade de entender que animais não são coisas? Eu não... Mas, acredito que essa gente ignorante está perdendo espaço na sociedade. Somente uma coisa eu posso afirmar com certeza: Animais amam incondicionalmente! Afinal o mesmo amor que ele tem para com seu dono é capaz de dar para o mendigo da esquina ou para um idoso no asilo. Sem qualquer tipo de discriminação... Isso é conhecimento de todos, mas fere o orgulho de muita gente por aí... E aí quem é superior mesmo? 
Vamos nos inspirar no exemplo de Francisco de Assis esse sim sabia das coisas...

Irmão Vento
Irnão Sol
Irmã Lua
Irmão Lobo Tú és meu irmão
Rouxinol, sabiá, criaturas de Deus
Somos obras de suas mãos...




sábado, 26 de maio de 2012

Sustenta Reggae na Estácio de Niterói



 No dia 29 de maio acontece na Universidade Estácio de Sá em Niterói o Sustenta Reggae. Um evento que une música, cultura e sustentabilidade. Além da palestra com Vilmar Berna ( do Portal do Meio Ambiente) e Fernando Amaral, ainda  haverá stand de produtos ecológicos e camisetas recicladas de garrafa pet, ecobags, canecas retornáveis, artesanatos.

A banda Platae irá se apresentar no Sustenta Reggae. O grupo formado em Niterói traz no repertório toda mística rastafari, com mensagens de conscientização e resistência ao sistema babilônico e louvores a JAH.

 O Útil ao Inútil de antemão já elogia a iniciativa. 

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Você respira direito?

A respiração diafragmática pode melhorar a ansiedade e até a pressão alta
Nariz perfeitamente desobstruído? Acho que nunca senti essa sensação... Eu seria uma pessoa com saúde de ferro se não fosse a bronquite, rinite e sinusite... Chega maio e começo a ter todos esses problemas que costumam perdurar, em sua fase crítica, até agosto. Eu particularmente odeio ir a médico e odeio tomar remédios. Tenho procurado alternativas naturais e menos brutais para o meu corpo. Além de pesquisar bastante na internet (estou também lendo um livro de Medicina Tradicional Chinesa),  como sou espírita, fui a sessão de energização e cromoterapia do grupo que frequento. Ao deitar na maca, a entidade médica que me atendeu me deu inúmeros conselhos, que tenho buscado incluir no meu cotidiano, mas um em especial me deixou intrigada. O médico espiritual disse que eu preciso aprender a respirar. Mas como assim? Eu já não sei? Não é uma das poucas coisas que se nasce sabendo? - eu pensei.

Costumo assistir também o programa Saúde Emocional do canal por assinatura Bem Simples. E hoje o tema foi respiração diafragmática. Os terapeutas informaram como se fazia e quais os malefícios da má respiração para a saúde. Imaginem que vai desde de dor na coluna passando por problemas para dormir até aumento de pressão arterial (além das ites de que padeço como mencionei no início do post). A respiração diafragmática ( a correta e que é usada até por cantores) pode melhorar até no tratamento de Síndrome do Pânico e evitar a ansiedade. Claro que percebi, depois disso tudo, como a entidade médica tinha razão. Eu não sei respirar corretamente.... Mas depois do programa fui caçar no YouTube as técnicas para fazer a respiração corretamente e abaixo estão alguns vídeos que eu encontrei.

Estou treinando intensamente aqui em casa, mas o vício de respirar errado é quase automático. Vou dedicar 20 minutos do dia para me concentrar na respiração diafragmática e me consertarei sempre que eu detectar o erro. Será um longo processo,  mas para os meus problemas de saúde creio que valerá muito a pena. Após assistir os vídeos se pergunte: Eu respiro direito? 

sábado, 19 de maio de 2012

E assim se passaram 3 anos ...

Eu mudei! E você registrou muitas das minhas mudanças, pensamentos, pontos de vista, desabafos e até assuntos de interesse. Além de ser meu primeiro blog (se meus textos são como filhos não tenho nem nome para dar ao sentimento que tenho pelos meus blogs), você é acima de tudo um grande terapeuta. Um lugar onde posso compartilhar com o mundo o que realmente penso e parte do que sou. Me desculpe se ultimamente você não vem sendo prioridade como era antigamente, mas como já disse eu mudei e venho mudando. Atualmente minha luta prioritária é fazer o Blah Cultural ser um site de qualidade e bem sucedido então por esse motivo tenho dado muito mais atenção a ele. Apesar disso, eu prometo não te deixar morrer afinal você é muito de mim. E você me faz feliz cada vez que me dá a chance de interagir com pessoas que provavelmente nem vou conhecer pessoalmente, mas que me alegram ao fazer comentários. E quando me torna ainda mais próxima daqueles que já são meus amigos, conhecidos ou parentes ao compartilhar meus pensamentos, experiências e gostos.  Aproveito a oportunidade para agradecer a todos que lêem ou leram os posts, comentaram, sugeriram, divulgaram e até mesmo criticaram o Útil ao Inútil. Afinal a interatividade é o objetivo máximo de qualquer blog que nasce por mais pessoal que seja.

 E assim, repleto de muitos sentimentos, agradecimentos, desculpas e raciocínios, se passaram 3 anos (e tem gente que ainda diz que eu largo as coisas pela metade... Não devem acompanhar o Útil ao Inútil ou o Blah Cultural que me dedico a postar com tanto amor..). Parabéns! Felicidades! Muita criatividade e sucesso....

Abaixo está minha declaração de amor a você na voz daquela que julgo ter a voz perfeita: Sarah Brightman

Ass: Anna Cecilia Fontoura

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Viva o Cogumelo!


Quem não se lembra de Super Mário Bros? Quem nunca ficou feliz em encontrar um cogumelo no jogo? O cogumelo vermelhinho deixava os personagens grandes e o verdinho presenteava-os com 1 vida. Ah que saudades de Super Mário... Naquela época eu nunca ia imaginar que um dia eu iria comer cogumelos também... No prato, eles não chegam a dar uma nova vida, mas ajudam muito a manter as pessoas saudáveis. Em uma rápida pesquisa no Google sobre as propriedades nutricionais dos cogumelos encontrei:

Shimeji
Ele é outro campeão em ácido fólico. O Pleurotus ostereatus, como é conhecido entre os cientistas que estudam os cogumelos, fornece ergosterol, um precursor da vitamina D, nutriente que, por meio da ação dos raios solares, é sintetizado na pele. Essa substância é fundamental para a fixação do cálcio nos ossos.

Shitake
Seu nome científico é Lentinula edodes. Além das betaglicanas, ele contém muito ácido fólico, vitamina que atua no humor, previne malformações fetais, câncer e até doenças degenerativas como o Alzheimer. O fósforo, mineral que reduz a sensação de fadiga, é outro ingrediente encontrado em bastante quantidade nessa espécie de cogumelo.

Fonte: http://saude.abril.com.br/edicoes/0302/nutricao/conteudo_302996.shtml

Já havia comido Shimeji em restaurante vegetariano (foto ao lado). Fui até zuada por uma certa amiga minha (que quando ler saberá quem é) que eu estava comendo era frango. Realmente dá muito nervoso comer pela semelhança visual ao filé de frango, mas Shimeji é gostoso. Fui caçar então "filé de Shimeji" para fazer em casa, mas nas lojas de produtos naturais só achei foi o Shitaki desidratado.  Com um pouco de medo de não gostar, ainda assim, arrisquei comprar e fazer. Eles veem tão pequeninos que parece até que não tem quase nada na embalagem. Mas, ao deixar 4 horas na água (mais para tirar o cheiro estranho do que para hidratá-los mesmo) que surpresa... Vieram muitos... Ai estou passando pelo Desafio do Shitaki. Todo dia eu faço uma comidinha diferente para mim que leve o cogumelo (e tento conscientizar minha mãe de comer tb, mas ela se recusa) para que ele não estrague. Se minhas receitas intuitivas derem certo eu posto aqui para quem quiser. Afinal não é só vegetariano que come Shitaki... Ele é muito consumido no Oriente tanto que a embalagem veio com tudo escrito em ideograma (chinês ou japonês? vai saber...) Mereço né! Cogumelo são velhos amigos da Medicina Tradicional Chinesa e meus mais novos amigos...

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Futilidade X Altruísmo

Ontem assisti o episódio "A Venenosa de Sampa" de "As Brasileiras". No episódio duas peruas paulistanas brigavam por causa de um vestido caríssimo que deveria ser exclusivo, mas uma descobriu que a outra também comprou o modelito e elas usariam no mesmo evento.

Não estou citando aqui esse episódio pelo seu brilhante roteiro e pelas magistrais atuações. Longe disso! Confesso que o único motivo pelo qual o vi foi o fato de gostar das atrizes Giovanna Antonelli e Viviane Pasmanter porque o capítulo foi um brinde ao egoísmo e futilidade. Na ficção a fútil problemática foi resolvida de uma forma nada convencional. Mas, eu duvido que não exista gente egoísta, mal educada e arrogante daquela forma na vida real. Pensar nesse tipo de gente chega a me dar raiva...

 Diferentemente de sua personagem, Giovanna Antonelli tem minha admiração. Primeiro por ser uma boa atriz. Segundo porque ela já demonstrou ser uma pessoa simples, altruísta e de bom coração. Ao contrário de muita aspirantizinha à atriz (deslumbrada porque apareceu 3 segundos em Malhação) e muita atriz famosa  e socialites por aí, Giovanna Antonelli conseguiu mudar a vida de uma mulher. Em 2004 quando foi gravar o último capítulo de "Da Cor do Pecado" no lixão de Gramacho, a beleza de uma catadora chamou sua atenção. A atriz alertou a garota que ela poderia ganhar muito dinheiro sendo modelo. A humilde mulher achou que era exagero da bem-intencionada Giovanna, mas foi surpreendida quando recebeu seu primeiro convite para fotografar devido a indicação da atriz.  E assim Giovanna Antonelli aproveitou a oportunidade dada por Deus de fazer o bem ao próximo e fez a diferença na vida de  Cristiana. 
Assim como Giovanna Antonelli mudou a vida de uma pessoa, diversas pessoas também mudam todos os dias a vida de outras dezenas. São tantas pessoas querendo ajudar o próximo que existe até uma rede social para elas o Portal do Voluntário .  

Para os que se inspiram conhecendo histórias de pessoas caridosas e/ou que estão dispostas a mudar determinadas realidades tristes, aí vai a minha dica. Foi lançado hoje aqui no Brasil o filme "Quem se importa" que relata ações  de alguns dos Empreendores Sociais pelo mundo. Dos mesmos diretores de "Doutores da Alegria" o documentário traz um representante brasileiro (além do narrador Rodrigo Santoro).  Ao saber da existência de tal produção tive o seguinte pensamento: "Sou uma pessoa privilegiada por ter contato com pessoas que realmente se importam." Se fosse cineasta até faria um documentário sobre o belo trabalho dessas pessoas. Sou grata porque o exemplo delas me torna um ser humano melhor. Um dia, não muito distante, terei a coragem e disposição, assim como elas, de lutar com unhas e dentes por uma causa. Estou caminhando, em passos lentos, mas caminhando rumo a esse ideal!

Quem se importa?

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Primavera do Ser





Como num passe de mágica


Uma surpreendente alegria


Proveniente de uma pequena vitória


Despertou-me sorrateiramente da hibernação a qual me condenei


Libertou-me da clausura voluntária


Trouxe os primeiros raios de sol


Iluminando e descongelando tudo aquilo ficou inerte por tantos meses


Proclamando o fim de um árduo e rigoroso inverno do meu ser


A alegria germinou rapidamente


Transformando todo pântano no mais belo jardim


Repleto de Vitórias-Regias e Flores de Lótus


No ar se proliferou uma forte essência de alecrim


Roubando de mim um espontâneo sorriso


Doando-me coragem para transformações necessárias


Iluminando o rumo a seguir


Relembrando claramente a missão primeira


Decretando o fim do inverno interior


Proclamando o início de uma bela primavera do Ser!



Anna Cecilia Fontoura

quinta-feira, 29 de março de 2012

Faltou luz, mas era noite...

Nas últimas semanas eu e meus vizinhos temos sofrido muito com a falta de luz. É só chover que o transformador faz grandes barulhos anunciando o fim! O fim da energia, o fim do conforto, o fim da paz... Aí todos ficam nervosos e ligam para Ampla para reclamar. Mas, entre o contato e a solução há um abismo. E foi nesse abismo que me inspirei a fazer meu protesto abaixo. Como não tem nada melhor pra fazer na escuridão, sobretudo quando estou só com minha cachorra, eu começo a ler e cantar... E num desses apagões me lembrei daquela música do O Rappa, "O que sobrou do céu" (que eu amo!) e comecei a cantar... E daí tive o insight abaixo!


Se achou ridículo reclama com a Ampla que a culpa foi dela...










O que sobrou do meu céu?

Faltou luz, mas era noite
A treva invadiu a casa
Trouxe o calor dos infernos
Refletiu no que a gente esquecia
Tomar banho noturno gelado
Ler à luz de vela!
Como nossos antepassados viviam sem energia?
Faltou luz, mas era noite!
Noite ! Noite! Noite!

O s trovões se potencializam
Com o silêncio mortal
A chuva aumentava lá fora
E da luz nenhum sinal
Em pleno século XXI
Na Era HighTech
Cadê a avançada tecnologia?
Só mesmo um bom castiçal
Pra iluminar minha moradia
Não deu pra ver
por entre os prédio e nós...
Não deu pra ver
O que sobrou do céu...
O que sobrou do céu?

Ôoooohh lá lá
Ôh lá lá
Êh êh Ampla!

Éhhhh!
Êh êh Amplaaaahhhhhhh

Depois desse meu desabafo, sem noção, vocês merecem O Rappa!

segunda-feira, 19 de março de 2012

Da Verdade a Versão: um poema realístico

Longe de mim ser a Dona da Verdade!

A Verdade é fiel!


A Verdade tem apenas um dono: O Fato


Mas o Fato não passa de um ilusionista


Produz diferentes Pontos de Vistas


Aos que conseguiram o presenciar


E aqueles que não puderam ter tal privilégio


Só resta ouvir tais Pontos de Vistas


Daqueles que estiveram diante do seleto Fato


Mas, como o Ser Humano adora inventar moda


Adiciona ao seu Ponto de Vista do Fato alguma Opinião, Interesse ou Visão de Mundo


E assim concebe a Versão


Mas, diferentemente da Verdade


A Versão não é fiel!


Ela se reproduz com diferentes Opiniões e Interesses de cada Ser Humano


A Versão não passa de uma interesseira!


E o Jornalismo se aproveita dela (não apenas uma Versão!)


Para tentar reconstruir o seleto Fato


Mas, o Fato é um ilusionista


Produz diferentes Pontos de Vistas


E o Ser Humano adora inventar moda


E assim concebe a Versão que nem consegue ser fiel...


A Versão é interesseira e competitiva!


E a História, mais ainda, afinal só registra a Versão do vencedor...

Autoria de Anna Cecilia Fontoura Laranja
19/03/2012
Obrigada Inspiração!

sábado, 17 de março de 2012

Dia de St. Patrick! Mas e aí quem foi o cara?

Hoje é Dia de Saint Patrick, ou para nós brazucas, São Patrício. Mas, e aí quem foi o cara de verde? O que é de conhecimento geral é que ele é Padroeiro da Irlanda e que o Trevo de Três Folhas é relacionado ao religioso porque era com ele que Patrick explicava sobre a Santíssima Trindade ao povo. Mas, há rumores que abalam a reputação de São Patrício. Intolerância religiosa é o principal deles! Atribuem a Saint Patrick a expulsão de todas as serpentes da Irlanda com o seu cajado. Tem até estátuas dele, pelas igrejas, esmagando tais bichos. Mas, dizem por aí, que estudos comprovam que não existia tais seres rastejantes no território irlandês na época de São Patrício. As serpentes seriam uma menção discreta aos pagãos. Logo Saint Patrick teria expulsado todas as bruxas da Irlanda. Agora como ele fez isso? Não se sabe, mas garanto que ele não deve ter as convidado educadamente a se retirarem, não é? Vale lembrar que a Inquisição rolou na Idade Média ( aproximadamente sec. V a XV).

O dia de Saint Patrick é 17 de março porque foi o dia em que o bispo católico nasceu no ano 461. Há inúmeras comemorações pelo dia do santo pela Irlanda e EUA. Imaginem que até aqui no Rio tem. Não sou católica e muito menos gosto dos rumores obscuros sobre São Patrício, mas eu adoro comemorar e me amarro na cultura irlandesa. Hoje acontece no Teatro Rival às 23h30 a festa St. Patrick Day in Rio. Vai ter a banda Café Irlanda, que eu adoro, e terá até apresentação de harpa (que eu amo!). Então não vou deixar de curtir! Fica aí a dica para quem se interessar...






Café Irlanda - http://www.cafeirlanda.com.br/



Ficou sabendo agora? Não rola de ir hoje? Tem mais comemoração na semana que vem...


Sex Tape: St. Patrick + Keg Stand Game no Teatro Rival (23/03)
http://listaamiga.com/sextape

terça-feira, 13 de março de 2012

Voto Consciente: O que tem sido feito para isso?


Mais um ano de eleição! Não vai demorar muito para começar os horários políticos, debates e coberturas eleitorais. Tudo que sempre ocorre nos anos pares. O povo vê o voto como obrigação maligna, ao invés de um direito reconquistado, infelizmente, com o sangue de muitos ativistas que lutaram para o fim da ditadura militar. Todo ano de eleição é o mesmo discurso. É preciso votar consciente! É preciso saber o que seu candidato promete e cobrar dele depois. Frases corretas, mas longe da realidade... E o que tem sido feito para isso ser aplicado no cotidiano do cidadão?

O horário eleitoral quando é visto pelos espectadores, é com ódio, porque querem terminar de assistir logo o Jornal Nacional para ver a novela. Mas, também nem posso culpar as pessoas porque o que se vê na propaganda obrigatória estaria mais para comédia se não fosse A Tragédia da Redemocratização Brasileira.

Cada candidato aparece em frações de segundos e só dá tempo de falar uma frase de efeito para chamar a atenção do eleitor desiludido. "Tem que ser uma frase engraçada! Quem sabe assim não consigo fazer o eleitor que votaria nulo votar em mim". Acho que esse é o pensamento desse tipo de candidato.

Para conseguir ter um tempo razoável e assim uma comunicação efetiva e eficiente com o cidadão é preciso que os partidos façam milhares de coligações (perda da ideologia). Por estratégia, os partidos escolhem o candidato "forte" (aquele que tem alguma chance de se eleger ou arrancar muitos votos do partido rival) para ter mais tempo e distribui os "fracos" em grandes blocos com direito a falar metade de uma frase, mas abraçado com alguma figura forte do próprio partido ou algum da mesma coligação. Isso é vergonhoso! É um verdadeiro caos! Como as propostas de alguém, além das dos grandes figurões da política, podem ser conhecidas assim... Como pode o cidadão conhecer assim o homem ou mulher que irá o representar pelos próximos 4 anos...

Nos últimos anos, alguns candidatos tem recorrido a divulgação de canais mais profundos de comunicação com o eleitorado. Twitter, Facebook, Orkut, Blogs... Essa é uma boa saída para chegar mais próximo de um voto consciente. Mas, são tantos candidatos para analisar... Além disso, não é 100% da população que tem acesso a internet. Tem eleitor que não tem nem acesso a saneamento básico ainda.... Diante disso, é claro que os cidadãos vão se revoltar e falar que todo político é corrupto. Muitos vão querer votar em quem lhe dá (ou promete) alguma coisa palpável e efetiva em troca. Claro que vai passar na cabeça de alguns vender o voto devido ao desespero (e por desconhecer o passado truculento da política brasileira, afinal o ensino público é uma ferida que nunca sara e não irá sarar enquanto não escolhermos os representantes certos).

A classe média, que tem saneamento, internet e o privilégio de ler, por se revoltar com a comunicação ineficaz dos candidatos aliada a notícias de sucessivos escândalos acabam pensando praticamente a mesma coisa que aqueles que passam necessidades. Nenhum político presta! Poxa as pessoas estão tão desacreditadas que só se revoltam e lavam suas mãos. Não as culpo... É realmente complicado! Há muito o que ser mudado para conseguirmos separar o joio do trigo...


Na minha humilde opinião, para chegar mais próximo do voto consciente, seria preciso que os canais TV Senado, TV Câmara, Tv Justiça, TV Assembleia Legislativa e a TV Câmara Municipal fossem de acesso de todo e qualquer cidadão brasileiro sem pagar nada por isso. E digo mais: Deveria existir a TV Presidente, TV Governador e TV Prefeito de graça também. São nesses canais (os já existentes, é claro!) que o eleitor pode acompanhar o que os políticos estão fazendo (ou não) sem ter o direcionamento de olhar de emi$$ora alguma. Para isso é preciso apenas ter a paciência e o interesse de querer ver a política de verdade. Infelizmente, as pessoas tem saco para Big Brother, mas não tem para os rumos de nosso país. Quer mais intrigas, conchavos e barracos do que os que rolam no Congresso? A reforma na comunicação Candidatos-Eleitores/Agente Políticos-Cidadãos seria o primeiro passo rumo ao voto consciente. Hoje é utopia, mas com vontade político-cidadã poderá deixar de ser um dia...


Sei que você dirá que sou uma sonhadora, mas não ligo! Precisava desabafar...

sábado, 10 de março de 2012

Brasil e karma florestal

A novela do Novo Código Florestal continua se arrastando e volta e meia toma conta dos noticiários. Novela na Globo dura em torno de 9 meses (que eu me lembre, esse assunto já está rolando desde maio do ano passado). E por falar em Globo, as empresas de comunicação que tem como anunciantes ou público-alvo (enfim algum tipo de rabo preso com o agronegócio) defendem as mudanças. As que me vem a mente de pronto são Band (que é detentora do Terra Viva - canal por assinatura especializado em agropecuaria) e claro, a Poderosa, que tem o eterno Globo Rural que não me deixa mentir. Além disso, o Canal Rural é de sua afiliada sulista RBS. Há também as empresas de comunicação que são contra as mudanças por algum motivo (político ou econômico - duvido muito que seja puro amor a natureza) e em suas notícias enfatizam como as alterações podem ser cruéis com a natureza. A Record é uma delas (talvez só porque a Globo seja a favor) e o JB Online aparentemente também. Aliás tudo que estou dizendo aqui não posso provar, mas cheguei a conclusão através das entrelinhas + interesses econômicos. Adoro uma análise de conteúdo!

Os representantes de quem ganha dinheiro com isso lutam vigorosamente por essas mudanças e quem ama a natureza, aparentemente sem ganhar nada em troca, briga para que isso não aconteça. Mas, e você simples cidadão de bem que vive na selva de pedra rodeada de asfaltos por todos os lados. O que você pensa sobre isso? Eu, particularmente, vejo um museu de grandes novidades. Lembra das suas aulinhas de História em que você aprendeu que o nome do Brasil foi dado em homenagem a uma árvore que tinha em abundância aqui em terras tupiniquins, mas que hoje está em extinção. O motivo é que o Pau Brasil era extraído com autorização da Coroa Portuguesa para fabricação de móveis. Além disso, devido a cor interessante do tronco, a árvore também era usada para fazer tinta e os nobres europeus assim poderem ostentar. Você já viu uma árvore de Pau Brasil ao vivo e em cores? A resposta é provavelmente não. E por quê? Porque ela está em extinção devido a cobiça e futilidade dos europeus. Atualizando esse quadro: Será que seus netos ouvirão falar da Amazônia assim como ouvimos falar do Pau Brasil? Se a ganância dos ruralistas for priorizada pelo governo Dilma (leia-se aqui não só nossa presidente, mas todos os parlamentares que elegemos e concordaram com as mudanças) pode ser que a Amazônia (não só ela como outros biomas) seja reduzida apenas a título de curiosidade nas aulas de história para as gerações futuras.



Não quer deixar isso acontecer?
Campanha do Greenpeace - Veta Dilma!
http://www.greenpeace.org/brasil/pt/Participe/Ciberativista/Codigo-Florestal-veta-Dilma1/?gclid=CPTVq5Wz264CFZFR7Aod7R1vZg


Conheça o Código Florestal na íntegra - 1965

Art. 1° As florestas existentes no território nacional e as demais formas de vegetação, reconhecidas de utilidade às terras que revestem, são bens de interesse comum a todos os habitantes do País, exercendo-se os direitos de propriedade, com as limitações que a legislação em geral e especialmente esta Lei estabelecem.

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L4771.htm

Quer entender a polêmica do novo Código Florestal - à moda Record
http://noticias.r7.com/brasil/noticias/entenda-as-principais-polemicas-do-codigo-florestal-20111123.html

Notícia importante do JB - 28 mudanças ao projeto do código florestal - 08/03/2012
http://www.jb.com.br/pais/noticias/2012/03/08/relator-propoe-28-mudancas-ao-projeto-do-codigo-florestal/

Somos filhos da Mãe Natureza! Ventre do total amor...

sexta-feira, 2 de março de 2012

Lucy Lawless: A Ecoguerreira

Vou começar o Mês das Mulheres com uma notícia sobre ninguém menos que Lucy Lawless, a atriz que interpretou Xena, a Princesa Guerreira. Quem assistiu a série dos anos 90 sabe que a personagem lutava bravamente para tornar o mundo melhor, mas o que a maioria não sabia é que Lucy Lawless, por vias bem diferentes, está fazendo o mesmo. A atriz neozelandesa junto com outros ativistas do Greenpeace passaram uma noite acorrentados a um petroleiro. O objetivo da missão era impedir que uma embarcação fretada pela Shell, que ainda estava na Nova Zelândia, iniciasse uma perfuração no Alaska porque poderia causar danos ambientais. Lucy Lawless e os outros manifestantes terminaram presos, mas já foram liberados. Não pensem vocês que isso intimidou a atriz. Ela declarou que esse foi só o início da batalha. Algo digno de Xena, não?




E a prisão não foi em vão. O Greenpeace NZ afirmou que mais de 133 mil pessoas mandaram e-mails para a Shell dizendo para que fiquem fora do Ártico. A Organização usou o Twitter para promover a hashtag #savetheartic (Salve o Ártico) para divulgar fotos e vídeos do protesto e descrever as ações dos ativistas até a chegada da polícia e a prisão dos seis integrantes do Greenpeace.



Apesar da manifestação ser muito radical, marca registrada dos ativistas do Greenpeace, achei legal a iniciativa. Enquanto muitos artistas por aí são presos por estarem dirigindo alcoolizados entre outros escândalos futéis, pelo menos Lucy Lawless, que é Embaixadora do Clima do Greenpeace, foi presa por lutar por uma boa causa. Lutar por um mundo melhor e contra o descaso das multinacionais com a natureza. Parece que Lucy, a Sem Lei aprendeu muito com Xena, a Princesa Guerreira...

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

A Despedida

Prezado Sr. Silva


Muito obrigado por me hospedar!
Sou grato por cada vez que me alimentou
Agradeço também por uma ou outra vez que tenha admirado o meu canto
Agora sou velho
Estou doente
Sinto a morte cada vez mais próxima
Ah! Não fique triste...
Em breve conhecerei de verdade o que é liberdade!
Mal posso esperar!
Em nome de todos esses longos anos juntos
Venho fazer um único pedido
Lembre-se: Essa é a primeira e única vez que peço a você alguma coisa...
Por favor não me substitua!
Deixe que minhas gerações futuras
Conheçam em vida o que é liberdade
Coisa que esse pássaro velho não teve a oportunidade de conhecer....

Ass: Colerinho

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Cárceres amorosos

Meu pai era um homem bom, mas como todo o ser humano tinha seus defeitos. Alguns são até os mesmos que também possuo, diga-se de passagem... Voltando ao meu pai, ele era um homem bom, inteligente e caridoso, mas não sabia amar... Ele sempre confundiu amor com posse!


Quando eu era criança, ou melhor pré-adolescente, eu perguntava a ele se eu podia ir ali na padaria com minhas amigas. A resposta era sempre a mesma. Ele falava NÃO! Não e não e não e não e não... Sempre era não! Quando cresci um pouco mais, e entrei na adolescência, cheguei a seguinte conclusão: Não pergunto mais se posso fazer algo ao meu pai porque já sei a resposta. Perguntava então a minha mãe, que na minha opinião era mais sensata, e pelo menos quando me dizia não justificava o porquê. E assim foi até o último dia de meu pai na Terra. Ele também era assim com minha mãe e claro com o passarinho... Aliás, Pretinho III é o motivo desse relato tão íntimo. Meu pai era apaixonado por pássaros! Ele era feliz cuidando deles. Ele sentiu revolta quando roubaram Pretinho II da gaiola que ficou sozinha por uns instantes na varanda. Ele ficou com o coração partido quando Pretinho I morreu.



Ainda tenho dificuldade em aceitar que o que ele sentia pelo pássaro era amor. Mas, era... Ao modo dele era. Aliás, eu sempre tive a sensação que ele queria engaiolar eu e minha mãe também. Ele tinha muito ciúme da gente. Então, nada mais natural e seguro para uma pessoa possessiva do que um passarinho na gaiola. Essa era a única forma de amor que meu pai sabia dar. Prover era amar! Na cabeça dele (e infelizmente de milhões de pessoas por aí) o seu Coleirinho era feliz. A ave tem comida, água, uma bela gaiola e canta para mim. Claro que ela é feliz! Ah e se soltássemos ela morreria... Assim justificava ele. O fato é que a lógica era a mesma em relação a mim. E digo: Não viveria feliz presa nessa casa só com ele, Pretinho III, Poppy (meu finado cachorro) e mammy... Eu exerço minha liberdade e volto para meu ninho sempre... Aliás evito, o máximo dormir fora, do meu ninho...



Pássaros vivendo naturalmente soltos é possível!






Liberdade para os pasarinhos! Conheça o trabalho da União Libertária Animal (ULA) que tem o projeto Quebre a gaiola e plante árvores.



Hoje eu precisei cuidar de Pretinho III. Estava conversando com ele enquanto limpava a gaiola. Eu disse a ele que não concordo nem um pouco com essa forma com que ele é forçado a viver . Mas, meu pai o amava. Depois que meu pai se foi minha mãe se agarrou ao Pretinho III de uma tal forma. Se eu digo que não cuidarei dele, ela chega a chorar. Acho que de certa forma ela sente a presença do meu pai nele. O ato de cuidar dele faria meu pai feliz ou sei lá... O fato é que eu precisei cuidar dele, mesmo não concordando com aquela prisão, por amor a minha mãe e até mesmo ao meu pai. Mas, eu prometi para Pretinho III que irei lutar, de alguma forma, apesar de ainda não saber exatamente como, para que outros como ele não tenham esse destino triste de viver encarcerado sem ter praticado crime algum. Daí comecei a luta com esse simples texto. Falar do meu pai, mesmo que dos defeitos (ele não era santo e nem eu sou) é uma forma de expressar o amor que tenho por ele... Estranho isso... mas é! Aliás, se eu não me controlar, meu amor também pode ser possessivo, mas não com os animais. Isso garanto!

Ass: Anna Cecilia Fontoura Laranja


quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Carnaval: Não faça esses dias os mais tristes do seu melhor amigo!



O carnaval já está quase aí! É época de curtir, viajar, enfim, cair na gandaia mesmo... Mas, antes do prazer é necessário cumprir seus deveres... é preciso assegurar que seu animal de estimação ficará bem enquanto você estiver fora. Não importa se na casa de um amigo (que você tenha certeza que ama animais e cuidará bem dele) ou em hotéis para pets, o importante é farrear com sua consciência tranquila. Apesar de seu bichinho estar sentindo uma saudade imensa de você, ele estará em boas mãos, curtindo da forma mais confortável possível e sendo bem tratado como ele merece.




Infelizmente, existe muita gente egoísta por aí que diz gostar de animais, mas não exita em trocar a eterna amizade de um cão (gato ou qualquer outro bichinho) por menos de uma semana de folia. Para viajar acabam se livrando de seu animalzinho como se eles fosse objetos a serem descartados, não como amigos que estão sob sua tutela... Confesso que não gosto nem de falar dessas coisas porque me indigna e parte meu coração... Bom, mas às vezes é necessário tocar nesse assunto bizarro.



Preocupados em evitar esse tipo de situação traumática para os animais, que supostamente eram de estimação, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Niterói lançou a campanha de conscientização abaixo. Achei legal a iniciativa!




Minha gente não vamos fazer do Carnaval (nem outros feriados) a data mais triste da história do seu melhor amigo... Eles são responsabilidade sua! Precisam ser vistos como seus protegidos não coisas a serem jogadas fora quando incomodam... Amor, carinho, cuidado e dedicação são "coisas" que os animais também precisam muito...

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Morrissey, cantor e ativista pelo direito dos animais, em março no Brasil

Morrissey, o ex-vocalista do The Smiths e que agora está em carreira solo, estará no Brasil em março para fazer alguns shows. O britânico que é vegano (não consome nada de origem animal) sempre foi um bravo ativista pelo direito dos animais. Ele deixou isso registrado em algumas de suas músicas. Exemplo claro disso é o segundo álbum da banda chamado "Meat is Murder". Embora eu fosse um bebê nessa época e não possa me lembrar da repercussão do lançamento por esse pequeno detalhe, eu acredito que em 1985, quando o disco foi lançado, não se falava muito em sustentabilidade, responsabilidade social e quem dirá em respeito pelos animais (até hoje tem gente que crê que animais nasceram para serem usados pelo ser humano - como se esse fosse o único destino para eles!) imagina nos anos 80... Não devia ser assunto comum nas mesas de bares ou filas de banco...

Morrissey tornou-se vegano aos 11 anos por amor aos animais. Ele é parceiro do PETA (Pessoas pela Ética no Tratamento dos Animais) e inclusive já emprestou sua imagem para várias campanhas como essa da foto. Há quem o acuse de radicalismo. Ele já chegou a sair do palco uma vez porque durante sua apresentação sentiu cheiro de carne assando. Depois ele retornou, esclareceu o motivo de sua atitude e prosseguiu com o show. Morrissey é um homem de talento e coragem que segue seus valores e príncipios sem importar com os rótulos que possam criar para ele. Pessoas como ele motivam e inspiram pessoas como eu...

Aqui você encontra uma entrevista em inglês (não achei traduzida) em que Morrisey fala sobre veganismo, carreira e amor aos animais.

Quer saber as datas dos shows de Morrissey no Brasil?
http://www.blahcultural.com/2012/01/morryssey-anuncia-datas-de-shows-no.html

Meat is Murder



Carne É Assassinato
O gemido do bezerro poderia ser choro humano
Aproxima-se a faca gritante
Esta linda criatura deve morrer
Esta linda criatura deve morrer
Uma morte sem razão
E morte sem razão é assassinato
E a carne que você distraidamente frita
Não é suculenta, saborosa ou algo do tipo
É morte sem razão
E morte sem razão é assassinato
E o vitelo que você destrincha com um sorriso
É assassinato
E o peru que você fatia festivamente
É assassinato
Você sabe como os animais morrem?
Os aromas da cozinha não são familiares
Não são "acolhedores", "confortáveis" ou algo do tipo
E o sangue sendo frito e o profano odor
De assassinato
Não é "natural", "normal" ou algo do tipo
A carne que você animadamente frita
A carne em sua boca
É você saboreando o sabor
De assassinato
Não, não é outra coisa, é assassinato
Não, não é outra coisa, é assassinato
Oh... E quem ouve quando os animais choram?

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

A força da imaginação e a luta pela realização

Quando eu era mais nova, e não sabia falar inglês, eu tinha mania de imaginar clipes para as músicas que eu mais gostava. Isso se estendeu até a adolescência. E até hoje, muitas vezes, me pego pensando: Nossa que clipe nada a ver... Eu faria assim, assado... Bom, no meu caso ficou na esfera da imaginação mesmo, mas tem um amigo meu que colocou a mão na massa e junto com mais dois amigos dele realizaram um clipe para a música "Eu quero ser feliz agora" do Oswaldo Montenegro. O clipe deles está concorrendo para se tornar o oficial desse som e precisa muito de acessos direto nesse link http://www.youtube.com/watch?v=SCl_GAPUSM4 para poder vencer. O clipe é bem legal! Acredito que devemos valorizar aqueles que tem coragem de batalhar e correr atrás da realização de seus sonhos. Conto a ajuda de vocês!


domingo, 22 de janeiro de 2012

Indecisão e o confronto interior: Um conto real

A indecisão consumiu minhas forças por um tempo, mas isso já faz parte do passado... Ela abriu a porta para o medo entrar na minha alma e eu nem notei. Lá, gradativamente, ele fez seu ninho por alguns meses. Mesmo não sendo um medo dos mais fortes e profundos, ainda assim, ele me angustiava. Era somente o medo mais básico: o medo de errar. No início, eu nem percebi sua presença, mas ele foi se fazendo cada vez mais presente e forte em mim. O folgado até se reproduziu enquanto passava uma proveitosa estada em meu interior. Ele gerou o medo de mudar; o medo de ir adiante; o medo de saber o que acontecerá no próximo raiar do sol; o medo de não conseguir e o medo do arrependimento... Malditos medos! Culpa da indecisão... Aliás, ela era muito cruel comigo! A sádica me mostrava vários futuros possíveis e vários portais, mas não me mostrava qual portal correspondia a qual futuro. Rindo, ela cismava em me mostrar várias vezes os futuros que eu não queria. E me perguntava:



- É isso que você quer para você? Você sabe bem que isso pode acontecer...


E aí o medo vinha e me fazia companhia. Era o ombro, nesse caso inimigo, para minhas lágrimas invisíveis... Depois chegava a inércia e me levava para fazer as mesmas coisas (aquelas que eu queria eliminar) e lá ia eu novamente de mãos dadas com a insatisfação e acorrentada pelo medo...



Um dia enquanto todos esses carcereiros meus se distraíram, eu recebi uma visita rápida e inesperada, mas que fez toda a diferença. Uma voz me disse então:


_ Você é jovem ainda! Aabe que está passando por um processo de fim de um ciclo. Só falta você agir e fazer o que tem que ser feito para que o novo comece para você!


Intimamente eu sabia disso, mas perguntei:


_ E se der errado? E se acontecer aquilo que já aconteceu uma vez e eu não quero que se repita...


A voz respondeu:


_ Ora você não é a mesma de antes! Não deixará isso acontecer novamente. Está na suas mãos...


Ainda exitante questionei:


_ Mas, se não por minha culpa, e acontecer de novo?


A voz respondeu:


_ Não há mal que seja eterno! Tudo muda, você querendo ou não! Tudo muda! E você sabe que está na hora de mudar. Está na hora de viver! E você também sabe que erros fazem parte do aprendizado. Está na hora de aprender coisas novas. Está na hora do movimento! Hora da luta! Hora de receber o novo ciclo! - motivou-me a voz da Coragem.



Nessa hora matei a indecisão! Sem dó nem piedade... E antes que o medo e seus malditos filhotes pudessem voltar, segui o conselho da Coragem e resolvi o problema.


Cá pra nós, não sei se realmente eu fiz o certo. Mas, certamente fiz o que eu sentia que deveria ser feito. Estou feliz agora! E sabe por quê? Porque ao fazer a mudança, o alívio se fez presente e desde então ele anda comigo. Não sei até quando, mas quem sabe do futuro, não é?