De um lado Serra e o “bonde” do PSDB, o lado negro da força. O objetivo? Vender o Brasil. É Claro! Vamos voltar a 2001. Numa noite, não muito importante, num mês como outro qualquer, uma propaganda propôs a alteração de uma letra na maior estatal do país. Nossa querida Petrobrás se transformaria na PETROBRAX, mega empresa do ramo petrolífero com capital internacional (entenderam???). Na época o projeto foi duramente criticado e após vários questionamentos, abandonado. Eis que aos poucos o projeto está vendo a luz do dia. Prova disso? O bombardeio de denúncias feitas sobre a empresa e a exigência da abertura de uma CPI por parte da oposição. Não podemos ser ingênuos. CPI em fase pré-eleitoral só tem um objetivo, desestabilizar o governo vigente.
Do outro lado, eles que poderiam ter formado o Dream-team do Planalto Central, mas tiveram a expressividade do Botafogo nos últimos jogos do campeonato Brasileiro. Lula, quem diria, passou a submeter as suas decisões às alianças políticas. Podemos confirmar isso pela Pizza (sim, com “P” maiúsculo) que todos tivemos que engolir. Não sou a favor de julgamentos precipitados, mas que pelo menos haja uma avaliação da situação. Digo isso no caso político mais comentado no momento, que envolve o ex Presidente (bigodudo) José Sarney. Era simples. As acusações feitas seriam apuradas...alguns ex alguma coisa iriam depor e daí sairia o veredicto final, mas as coisas não foram assim. Resultado, nem o PT acredita mais no próprio PT. Marina Silva abandonou o partido para se filiar ao PV e, quem sabe, tentar uma vaguinha no Planalto no ano que vem. Voltando ao caso Sarney, se o objetivo era firmar as alianças com o PMDB, o tiro saiu pela culatra. O arquivamento dos processos não apenas dividiu opiniões no PT, como também abriu novamente a discussão sobre a integridade de Dilma Rousseff, principalmente após as declarações de Lina Vieira, ex-secretária na Receita Federal (olha a ex alguma coisa aí).
Nesse contexto, chega o PSDB, cheio de pompa,como se o real objetivo do partido fosse defender os interesses da população para apontar e criticar a administração do PT. Acho que o único partido que ainda teria direito de reclamar algo seria o PCO (Partido da Causa Operária), que nunca chegou ao poder. O que acaba gerando grande indignação é o fato de saber que toda essa discussão se trata apenas jogos de poder e interesses eleitoreiros. Onde nós ficamos nessa história toda? Só com a indignação na memória, e com o gosto amargo na boca da pizza que fomos forçados a engolir.