Ontem assisti o episódio "A Venenosa de Sampa" de "As Brasileiras". No episódio duas peruas paulistanas brigavam por causa de um vestido caríssimo que deveria ser exclusivo, mas uma descobriu que a outra também comprou o modelito e elas usariam no mesmo evento.
Não estou citando aqui esse episódio pelo seu brilhante roteiro e pelas magistrais atuações. Longe disso! Confesso que o único motivo pelo qual o vi foi o fato de gostar das atrizes Giovanna Antonelli e Viviane Pasmanter porque o capítulo foi um brinde ao egoísmo e futilidade. Na ficção a fútil problemática foi resolvida de uma forma nada convencional. Mas, eu duvido que não exista gente egoísta, mal educada e arrogante daquela forma na vida real. Pensar nesse tipo de gente chega a me dar raiva...
Diferentemente de sua personagem, Giovanna Antonelli tem minha admiração. Primeiro por ser uma boa atriz. Segundo porque ela já demonstrou ser uma pessoa simples, altruísta e de bom coração. Ao contrário de muita aspirantizinha à atriz (deslumbrada porque apareceu 3 segundos em Malhação) e muita atriz famosa e socialites por aí, Giovanna Antonelli conseguiu mudar a vida de uma mulher. Em 2004 quando foi gravar o último capítulo de "Da Cor do Pecado" no lixão de Gramacho, a beleza de uma catadora chamou sua atenção. A atriz alertou a garota que ela poderia ganhar muito dinheiro sendo modelo. A humilde mulher achou que era exagero da bem-intencionada Giovanna, mas foi surpreendida quando recebeu seu primeiro convite para fotografar devido a indicação da atriz. E assim Giovanna Antonelli aproveitou a oportunidade dada por Deus de fazer o bem ao próximo e fez a diferença na vida de Cristiana.
Assim como Giovanna Antonelli mudou a vida de uma pessoa, diversas pessoas também mudam todos os dias a vida de outras dezenas. São tantas pessoas querendo ajudar o próximo que existe até uma rede social para elas o Portal do Voluntário .
Para os que se inspiram conhecendo histórias de pessoas caridosas e/ou que estão dispostas a mudar determinadas realidades tristes, aí vai a minha dica. Foi lançado hoje aqui no Brasil o filme "Quem se importa" que relata ações de alguns dos Empreendores Sociais pelo mundo. Dos mesmos diretores de "Doutores da Alegria" o documentário traz um representante brasileiro (além do narrador Rodrigo Santoro). Ao saber da existência de tal produção tive o seguinte pensamento: "Sou uma pessoa privilegiada por ter contato com pessoas que realmente se importam." Se fosse cineasta até faria um documentário sobre o belo trabalho dessas pessoas. Sou grata porque o exemplo delas me torna um ser humano melhor. Um dia, não muito distante, terei a coragem e disposição, assim como elas, de lutar com unhas e dentes por uma causa. Estou caminhando, em passos lentos, mas caminhando rumo a esse ideal!
Quem se importa?